A tosa bebê é um dos cortes mais clássicos e virou um dos preferidos entre os tutores de cachorros pequenos peludos, resultando em uma aparência ainda mais fofa que o normal. Isso porque, diferente da tosa higiênica que é indicada para todos os tipos de cães, a tosa bebê geralmente é recomendada para raças de cachorro específicas, como Shih Tzu e Lhasa Apso. Mas o que define esse tipo de corte? Como a tosa bebê é feita e quais são os benefícios? Para entender melhor quais são os efeitos desse visual no cachorro e as raças mais indicadas para tosa bebê, reunimos todas as informações sobre o assunto a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tosa bebê: como o corte é feito?

A tosa bebê tem características bem particulares, mas o objetivo é sempre o mesmo: deixar o pet com os pelos bem aparados e uma aparência mais jovem, que lembra um filhote de cachorro. É por isso que ela recebe esse nome, inclusive. Os cachorros que recebem a tosa bebê - Shih Tzu, Yorkshire e Lhasa Apso, por exemplo - geralmente ficam com um visual de um cachorro novo, mesmo que eles sejam mais velhos. No entanto, é importante ter em mente que essa é uma tosa específica para raças, e não pode ser feita por qualquer cãozinho.

E como a tosa bebê é feita, afinal? É bem simples, na verdade: esse tipo de corte pode ser feito com máquina ou tesoura e o comprimento dos pelos da cabeça pode ser escolhido pelo tutor, havendo a possibilidade de deixá-los mais longos ou mais curtos. Já o resto do corpo é mantido bem curtinho, mas sem que o cachorro fique completamente pelado. 

Tosa bebê pode ter diferentes variações

Ainda que seja um tipo específico de corte, a tosa bebê tem pelo menos três versões que variam de acordo com o comprimento dos pelos. Por isso, antes de levar seu cachorro no pet shop, é bom saber a diferença entre os tipos de tosa bebê para decidir qual é o melhor para o seu peludinho.

  • Tosa bebê alta: é um tipo de corte que não deixa os pelos tão curtos, mas levemente aparados. Eles ficam com cerca de 5 a 6 dedos de comprimento;

  • Tosa bebê média: nesse caso, o corte mantém sua essência, mas deixa os pelos com um comprimento médio que varia entre 3 e 4 dedos de comprimento;

  • Tosa bebê curta: esse é o tipo de corte ideal para aqueles que gostam dos pelos do cachorro bem curtinhos - especialmente quando os nós se formam próximos à raiz -, de forma que a pelagem fica com 2 a 3 dedos de comprimento.

 

Tosa bebê: Shih Tzu é uma das raças que pode fazer esse tipo de corteTosa bebê: York é uma das raças que se beneficia do corteA tosa bebê é perfeita para cães bem peludinhos, como o MaltêsTosa bebê: Lhasa é um dos cãezinhos que exala fofura com esse tipo de corteTosa bebê: mesmo com os pelos encaracolados, o Poodle é uma das raças agraciadas com o corte

 

Quais são as raças de cachorro mais indicadas para a tosa bebê?

 

Algumas raças em especialcombinam com a tosa bebê: York, Lhasa e Shih Tzu são alguns desses nomes. Esse tipo de corte, como já foi dito, não é indicado para qualquer cãozinho, então é importante seguir as orientações das raças que podem realizar a tosa bebê. Lhasa Apso, por exemplo, é um cachorro que fica muito bem tosado desse jeito, principalmente por conta da sua pelagem comprida e lisa. O mesmo acontece com o Yorkshire, que é um dos doguinhos que mais fazem sucesso com a tosa bebê. Shitzu - ou Shih Tzu - é outra raça que se destaca quando o assunto é esse tipo de tosa.

De uma maneira geral, cachorros com uma pelagem longa, lisa e abundante se dão bem com a tosa bebê, mas há algumas exceções, como o Poodle, que tem uma pelagem encaracolada e também pode realizar esse tipo de corte. Para esclarecer de uma vez por todas quais raças de cachorro são indicadas para a tosa bebê, os nomes são: Shih Tzu, Lhasa Apso, Maltês, Yorkshire e Poodle.

5 benefícios da tosa bebê que você nem imagina

1) O corte diminui a sensação de calor. A tosa bebê é ideal para os meses mais quentes, já que mantém os pelos curtos e mais leves. Os cachorros sentem calor, e por isso a tosa é super recomendada para evitar desconfortos em animais muito peludos.

2) Com a tosa bebê, os pelos do cachorro não embaraçam tanto. Como a pelagem do cãozinho fica bem mais curta, isso dificulta a formação de nós nos pelos - e se houver, será muito mais prático removê-los com uma simples escovação. 

3) A higiene do pet fica muito mais fácil. Todo cachorrinho exige uma série de cuidados com a sua saúde e higiene, e a tosa bebê ajuda bastante nesse processo. Além da rotina de escovação e banhos, se houver qualquer problema na pele do cachorro, como alergias e dermatites, ficará muito mais fácil identificá-lo.

4) A tosa bebê é ideal para cães com alergia às lâminas de máquinas. Sim, é isso mesmo: como esse é um corte super versátil, ele pode ser feito exclusivamente com o uso de tesouras, sem a necessidade de uma máquina de tosar cachorro. Isso quer dizer que os pets que são alérgicos ao contato com lâminas não são prejudicados durante o corte.

5) Ninguém resiste a aparência fofinha de filhotes. Com a tosa bebê, seu cachorrinho sempre vai ficar com aquele aspecto encantador de quando era mais novo. Quer motivo melhor do que esse para investir nesse tipo de corte?

Redação: Juliana Melo