Ver fotos de cachorro nadando na piscina, praia ou cachoeira é sinônimo de coração quentinho. É tanta fofura que o primeiro pensamento que passa pela cabeça de quem tem pet é matricular logo o seu amigo de quatro patas em uma aula de natação. Mas será que todo cachorro sabe nadar, ou só algumas raças específicas têm essa habilidade? O que é preciso para ensinar um cãozinho a nadar e que cuidados são necessários nesse momento? Para entender um pouco mais sobre essa prática esportiva, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes sobre o assunto.

É verdade que todo cachorro sabe nadar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Infelizmente, não é todo cachorro que sabe nadar. De fato, a maioria dos cães possuem essa habilidade de remar com as patinhas, mas existem raças de cachorro específicas que não tem essa aptidão. O que mais influencia nisso são as características físicas de cada animal, já que algumas raças são naturalmente mais ágeis para nadar, como o Golden Retriever, Labrador, Poodle e o Cão de Água Português.

Já outras raças de cachorro - em especial as braquicefálicas - tem bastante dificuldade de se exercitar em ambientes aquáticos, como o Pug, Bulldog Francês, Shih Tzu e o Pequinês. Como os cães braquicefálicos têm o focinho achatado, qualquer esforço físico pode se tornar um problema para eles.

Outras raças de cachorro que não sabem nadar são o Dachshund e o Basset Hound, que têm o corpo comprido e pernas muito pequenas para esse tipo de atividade. Além delas, o Chow Chow também é uma raça que não se dá bem com a natação por causa dos seus longos pelos que, quando ficam molhados, tendem a pesar bastante.


Cachorro nadando: raças como o Labrador são ótimas na prática
Cachorro nadando: raças como o Labrador são ótimas na prática

Como ensinar o cachorro a nadar?

O primeiro passo é a escolha do lugar. O ideal é que seja em locais sem ondas ou correntezas para garantir a segurança - antes de iniciar o treinamento, lembre-se de perguntar se é permitida a entrada de cães no local. Em seguida, o pet precisa se acostumar com a água, e para isso você deve respeitar o tempo do animal. Se ele é um cachorro que gosta de se molhar, é só uma questão de tempo; mas se ele não gosta, não adianta forçar a barra também.

Depois que ele se acostumar com a água, é só pegá-lo no colo e entrar junto com ele no local. Logo de início, não solte o doguinho, mas segure-o pela barriga com as duas mãos. O movimento natural que ele vai fazer em seguida é o de remar com as patinhas, e assim que você perceber que ele está conseguindo dar conta do trabalho, é só observar e retirar as mãos da sua barriga aos poucos e com cuidado. Prontinho: seu cachorro sabe nadar! Ah, você pode levar alguns petiscos nesse passeio para servir de incentivo.

Cachorro nadando: saiba que cuidados são necessários 

Se você quer estimular o lado nadador do seu doguinho, é bom tomar algumas precauções. Quando o cachorro estiver nadando, não deixe que ele beba água da piscina ou do mar, porque tanto o cloro quanto o sal da água podem fazer mal para a saúde dele, causando diarreia e/ou vômitos. Se o local for de água doce e a água estiver limpa, não tem problema. Além disso, é fundamental dar um banho no seu pet depois desses mergulhos para retirar todo o resquício de substâncias (sal ou cloro) do pelo do cachorro, e, claro, não se esqueça de secar muito bem o seu amigo de quatro patas para evitar problemas com fungos e alergias. Por fim, é fundamental passar protetor solar no cãozinho, pois a exposição solar também pode ser prejudicial para os pets.

Redação: Juliana Melo