Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato dos felinos, os pais de pets precisam lidar com esse desafio e, muitas vezes, preferem comprar um arranhador para gatos para direcionar o hábito do bichano ao lugar mais apropriado.
Recentemente, cientistas identificaram quais são as causas que influenciam esse comportamento e mostraram como fazer o pet parar de arranha - pelo menos nos lugares errados! O estudo envolveu mais de 1.200 tutores e apresentou outras soluções além de comprar um protetor de sofá para gatos. Saiba mais a seguir!
Gato arranhando sofá não é só instinto, afirma pesquisadores
Quando o gato arranha o colchão da cama, as almofadas e o sofá, nem sempre ele está reproduzindo um hábito instintivo. A prova disso foi apresentada em um estudo publicado na revista Frontiers in Veterinary Science que identificou porque os felinos têm o hábito de arranhar o sofá e outras mobílias da casa.
Para entender os motivos, os pesquisadores conversaram com mais de 1.200 donos de gatos na França, perguntando sobre a vida cotidiana desses felinos. Eles observaram que o comportamento do bichano está ligado a muitos fatores que vão além do gato arranhando instintivamente: estresse, convívio com crianças pequenas, longas sessões de brincadeiras e atividades noturnas são alguns motivos.
Afinal, quando ter um gato arranhando o sofá pode ser um problema?
Afiar as garras na mobília da casa é um ato natural para os gatos, mas quando isso acontece de maneira excessiva, pode indicar um gato estressado. De acordo com o estudo, alguns fatores externos, como a presença de crianças pequenas, o excesso de brincadeiras (durante o dia e a noite) e a falta de um ambiente enriquecido com arranhadores para gatos pode aumentar os níveis de estresse do felino. Os bichanos acabam descontando o estresse no sofá, mas fazem isso muito mais vezes se estiverem inquietos ou irritados.
O estudo explica, no entanto, que a relação do aumento do comportamento com o convívio com crianças ainda não foi totalmente compreendido, sendo necessário um estudo mais aprofundado sobre o tema.
Arranhador de gato não é a única forma de redirecionar o comportamento do felino
Comprar um arranhador para gato é apenas uma das formas de redirecionar o comportamento do felino para o lugar certo de afiar as garras. A pesquisa indica que, para diminuir o estresse do pet, você deve fazer sessões curtas de brincadeiras durante o dia e planejar uma gatificação do ambiente, com instalação de nichos, prateleiras e redes para gatos.
Outro grande aliado é o uso de feromônios em sprays ou difusores. Eles ajudam a aliviar o estresse do felino e podem diminuir o comportamento de arranhar os móveis. Além disso, ter uma proteção de sofá para gatos também ajuda a proteger a mobília.