O vermífugo para cachorro é um dos principais meios de proteger o seu amigo de uma série de doenças e garantir o seu bem-estar. Por isso, manter a vermifugação do seu cãozinho em dia é o primeiro passo para mantê-lo saudável. Ainda assim, com a correria do dia a dia, é possível que os atrasos aconteçam por diferentes motivos. Para entender melhor sobre as consequências que isso pode trazer ao seu pet e como agir nesse caso, acompanhe a matéria abaixo!

Vermífugo para cachorro: o atraso coloca a saúde do seu animal em risco

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como as vacinas, o vermífugo para cachorro é fundamental para a manutenção da saúde e longevidade do seu animal. Por isso, principalmente quando os pets são filhotes, é importante que o cronograma seja seguido. O atraso da vermífugo, por mais curto que seja, pode expor o seu cãozinho à diversas doenças, como giárdia, dirofilaria canina, Toxocara canis e larva migrans cutânea. Além disso, a ausência do medicamento pode deixar o organismo do animal com os anticorpos reduzidos, já que a produção é estimulada com a regularidade dos vermífugos. Sendo assim, lembre-se: o vermífugo deve ser dado ao seu cãozinho o quanto antes.

Quando dar vermífugo para o cachorro filhote?

Se você tem dúvidas sobre quando dar vermífugo para cachorro, saiba que o medicamento pode ser administrado já nos primeiros dias de vida do animal. A vermifugação pode ser iniciada com 15 dias de vida - dividida em três doses para que não haja risco de que o seu cãozinho sofra uma obstrução intestinal. Depois de 15 dias, é fundamental que a dose seja reforçada para garantir que o parasita foi eliminado. Além disso, é importante lembrar que o remédio para verme não compromete a eficácia das vacinas. Sendo assim, não é necessário deixar para vermifugar o seu filhote só depois da vacinação.


Quando dar vermífugo para o cachorro: oferecer o medicamento nos primeiros dias de vida é a melhor forma de proteger o animal
Quando dar vermífugo para o cachorro: oferecer o medicamento nos primeiros dias de vida é a melhor forma de proteger o animal

Como funciona o cronograma de vermífugo para cachorro na fase adulta?

Depois da aplicação de vermífugo em cães filhotes, muitos tutores acabam esquecendo de dar continuidade ao uso do remédio ao longo da vida do pet e é aí que mora o perigo. Como os vermes são parasitas que continuam rondando o ambiente, é indispensável seguir a frequência correta para que a saúde do seu bichinho continue protegida. Por isso, o ideal é manter o vermífugo com 30 dias de intervalo até os 6 meses de vida. Depois, com o cão já adulto, é importante avaliar a rotina do animal para definir a rotina de uso do remédio. Se o seu amigo tem acesso a mata ou possui o hábito de cheirar fezes, o vermífugo para cachorro precisa ser administrado a cada três meses. Já os cães que vão pouco à rua e quase não tem contato com outros animais, podem tomar o remédio no intervalo de 6 em 6 meses ou até de uma vez ao ano.

O que fazer quando o vermífugo para cachorro atrasa?

Embora não seja o ideal, existem uma série de fatores que podem fazer com que o tutor perca o período da vermifugação ou o prazo do reforço da primeira fase. Quando isso acontecer, é importante que a proteção seja continuada. Isso porque o animal deve estar sempre imunizado mesmo que já tenham se passado dois meses ou um ano da data correta. Nesses casos, vale consultar um médico veterinário e seguir as recomendações que ele vai dar. Geralmente, quando se trata de um cachorro adulto, não há problema em vermifugar fora do prazo. No entanto, o cachorro filhote pode precisar repetir a primeira dose do vermífugo quando houver atrasos. 

 

Redação: Úrsula Gomes