close
Cuidados

Tela de proteção para gatos: qual a diferença entre os modelos 3x3 e 5x5 e como escolher?

Atualizado · 23 de novembro de 2021 · 15h29

Publicado · 19/11/2021 · 16h30

Existem dois tipos de tela de proteção para gatos que impedem fugas e acidentes
Existem dois tipos de tela de proteção para gatos que impedem fugas e acidentes

tela de proteção para gatos em todas as janelas da casa é a primeira coisa que você deve providenciar ao decidir adotar um gato. Os felinos são animais exploradores e curiosos: eles amam observar a rua e conhecer todos os cantos da casa. A falta de uma tela para gatos pode fazer com que as aventuras em ambientes não adaptados resultem em acidentes graves e até fugas. Existem dois tipos de tela de proteção para gatos que normalmente são usados: 3x3 e 5x5 determinam o tamanho dos “buracos” na tela para janela - gatos ficam bem mais seguros com uma delas. Quer entender os modelos de rede de proteção para gatos, a diferença entre os tamanhos e qual modelo é mais indicado para sua casa com patinhas? Confira aqui!

A tela de proteção para gatos impede fugas e acidentes

A importância da tela para gatos é ignorada por muita gente, mas é essencial para se ter uma casa segura para felinos. Gatinhos, mesmo que castrados, podem fugir e a tela de janela para gatos impede que isso ocorra. A criação indoor (ou seja, sem acesso às ruas) aumenta a expectativa de vida do seu animal. Os gatos são animais que têm seus instintos selvagens bem presentes. Apesar de serem domesticados, ainda possuem uma conexão muito grande com o comportamento explorador de seus ancestrais. Isso significa que eles amam desbravar o mundo, com sua curiosidade única. Isso pode acabar levando às famosas fugidinhas.

Os felinos que moram em casas seguras com tela para gatos não fugir vivem, em média, 16 anos. Já os gatos “livres” costumam viver cerca de oito anos. Isso porque, ao impedir as voltinhas com a tela de proteção, gatos têm menos chance de contrair doenças graves, se envolver em briga de gato ou serem atropelados, situações infelizmente comuns ao sair para a rua. Colocar uma tela de proteção para gatos na sua casa para acolher seu gatinho é, antes de tudo, um ato de amor.

Tipos de tela de proteção: qual a diferença entre os tamanhos 3x3 e 5x5?

A principal diferença entre os tipos de telas de proteção para janelas 3x3 e 5x5 é o tamanho dos buracos. Na tela de gato de 3x3, o tamanho é menor (3 cm). Já no modelo 5x5, os furos medem 5 cm. Essa tela de gatos é mais comum de encontrar e geralmente é utilizada em casas e apartamentos onde há crianças e cachorros maiores. Em todos os casos, o ideal é instalar rede de proteção para gatos feita com um material firme e resistente. Os tipos de tela nylon ou polietileno resistem às garras e dentinhos ferozes dos pequenos felinos. Mas afinal, como colocar tela na janela para gatos? Primeiro, saiba que a tela proteção para gatos deve sempre ser instalada de dentro para fora, nunca de forma contrária.

A tela para gatos precisa ser bem fixada nas laterais para que o animal não consiga passar (lembre-se de que eles podem ser bem flexíveis!). Para isso, é preciso fazer furos na parede com uma furadeira, onde serão colocados os ganhos. Eles devem ser bem fixados na parede e ter uma distância entre si de, em média, 30 cm. A tela proteção para gatos será colocada nesses ganchos e deve ficar bem esticada. Como a tela para gatos pode ficar um pouco maior, a sobra deve ser cortada. Para aumentar a sustentação da rede de proteção para gatos, pode-se usar também um cordão naval, entrelaçado entre os ganchos.

Qual modelo de rede de proteção para gatos é indicado?

Na hora de escolher a rede de proteção para gatos ideal para o seu bichano você precisa considerar duas coisas: a idade de gato e o comportamento geral dele (ou seja, se ele tem o costume de arranhar ou roer superfícies). Vamos te explicar melhor! No caso de filhotinhos, por exemplo, a tela para gatos 3x3 (que tem o buraco bem menor) impossibilita que o gato passe por ela, evitando acidentes e fugas. Esse modelo de tela de gato também pode ser considerado para os adultos, principalmente se ele costuma roer as coisas. Isso porque o modelo 5x5 permite que o felino coloque todo o focinho dentro do furo da tela de proteção, permitindo que ele consiga morder as cordinhas com mais facilidade. Com o buraco menor do tipo 3x3, o gato não consegue fazer isso. Já a tela de proteção para gatos 5x5 é suficiente para adultos mais tranquilos e que não costumam ficar mordendo e roendo. Nesses casos, vale investir na tela de gato 5x5, que é mais fácil de ser encontrada.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    A tela de proteção para gatos deve impedir que o animal coloque todo o focinho no furo
    A tela de proteção para gatos deve impedir que o animal coloque todo o focinho no furo
    O ideal é que a tela para gatos possua aberturas menores
    O ideal é que a tela para gatos possua aberturas menores
    A tela de proteção para gatos deve impedir que o animal coloque todo o focinho no furo
    O ideal é que a tela para gatos possua aberturas menores

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Ao instalar tela para gatos, é preciso ter alguns cuidados e manter o pet afastado

    Na hora de instalar ou trocar a tela de proteção para gatos, alguns cuidados devem ser tomados. Deixar o gato em um local sem proteção é muito perigoso, por conta dos riscos de fuga e acidentes. Por isso, se você ainda não tem rede de proteção para gatos ou está se mudando para uma casa nova que não tenha tela, não deixe seu bichano entrar no local. Pode parecer exagero, mas não é. Apenas deixe-o entrar em um cômodo com janelas ou varandas quando estiver telado. Enquanto estiver colocando a tela para gatos, não permita que o animal fique no mesmo ambiente. Prenda-o em outro cômodo durante a instalação para evitar problemas. Depois que  a tela de gato já tiver sido instalada, tenha cuidado para não desgastar. Limpe apenas com água e sabão neutro, pois produtos mais abrasivos podem acabar enfraquecendo o material. Além disso, nunca remova os ganchos, nem para limpar. 

    Prefira um profissional na hora de instalar a tela de janela para gatos 

    Você pode até colocar a rede de proteção para gatos sozinho, mas o risco de uma instalação errada que leve a acidentes no futuro é grande. Mesmo que você saiba o passo a passo de como instalar tela de proteção, isso pode não ser o suficiente, pois existem equipamentos adequados para isso e é muito mais complicado na prática do que na teoria. Existem profissionais especializados na instalação de tela de proteção para gatos, que realizam todo o serviço e garantem a segurança. Muitas pessoas optam por instalar sozinhas para não gastar mais dinheiro com a instalação profissional. Para comprar uma tela de proteção para gatos, o valor é medido de acordo com o metro quadrado. Normalmente, para 1 m² de tela para gatos, preço é de R$ 40 a R$ 50. Um exemplo: se sua janela tiver 4 m² e o valor de tela de proteção for de R$ 50, você gastará 4 X 50 = 200. Ou seja, nessa rede de proteção para gatos, preço será de R$200. 

    Para o serviço de instalação da tela de proteção para gatos, o preço também muda de acordo com o tamanho. Normalmente, o metro quadrado para instalação custa entre R$ 15 e R$40. Usando o exemplo de rede de proteção para gatos de 4 m² e supondo que o valor de instalação seja de R$20 por metro quadrado, você gastará 4 X 20 = R$80. Como só de comprar a tela de proteção para gatos o preço é elevado, muitos abrem mão da instalação. Mas a realidade é que vale bem mais a pena gastar um pouco mais para instalar do que economizar e ter um resultado ruim. Lembrando que colocar a tela de proteção para gatos parece muito simples, mas um pequeno erro pode comprometer toda a estrutura, fazendo seu gato achar qualquer brecha para fugir e até mesmo sofrer algum acidente grave ao encostar na tela mal colocada. 

    Redação: Karoline Miranda e Maria Luísa Pimenta

    Publicada originalmente em: 12/02/2020

    Atualizada em: 11/11/2021

    Tudo sobre o cocô de cachorro

    Próxima matéria

    Tudo sobre o cocô de cachorro

    Caixa de transporte de gato: quais os modelos? Como escolher?
    Cuidados

    Caixa de transporte de gato: quais os modelos? Como escolher?

    Os gatos são animais que amam a liberdade e sempre procuram uma forma de explorar o ambiente. Quem tem um bichano em casa sabe da importância de manter a segurança dos animais, principalmente quando eles estão fora de casa. Para isso, é fundamental ter uma caixa de transporte para gato

    Qual a diferença nutricional entre ração para raças pequenas e grandes?
    Ração

    Qual a diferença nutricional entre ração para raças pequenas e grandes?

    Todo mundo sabe que os cuidados com a alimentação do cachorro são fundamentais para manter a saúde do animal em dia. No entanto, o que poucas pessoas compreendem é que existem diferentes tipos de ração para cachorro e que todas elas são específicas para determinada fase da vida do animal e também levando em consideração o seu porte físico. Sim, é isso mesmo: o porte do animal também influencia na escolha da ração. Isto acontece porque uma ração para cachorro pequeno apresenta algumas diferenças nutricionais se comparada a uma ração para cachorro grande, e vice-versa; o que pode prejudicar a saúde do seu pet se for consumida de maneira inadequada. Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa preparou uma matéria com várias informações sobre isso. Veja a seguir!

    Alimentação animal: quais as diferenças entre o paladar do cachorro e do gato?
    Alimentação

    Alimentação animal: quais as diferenças entre o paladar do cachorro e do gato?

    Se você convive com um gato e um cachorro na mesma casa, já deve ter reparado que esses animais têm maneiras bem distintas de se comportar quando o assunto é comida. Isso acontece porque tanto o paladar felino quanto o canino tem lá suas particularidades, e também porque o organismo das espécies têm necessidades nutricionais diferentes, o que influencia no interesse por determinado alimento ou não. 

    Ração de gato e ração de cachorro: quais as diferenças nutricionais entre os alimentos de cada espécie?
    Ração

    Ração de gato e ração de cachorro: quais as diferenças nutricionais entre os alimentos de cada espécie?

    Se você tem um cachorro e um gato em casa, já deve ter se questionado sobre a diferença na alimentação de cada espécie. Afinal, gato pode comer ração de cachorro e vice-versa? A ração de gato tem nutrientes diferentes do alimento oferecido aos cães? Tiramos todas as dúvidas sobre a alimentação desses animais e os cuidados que você deve tomar!

    Ver Todas >

    Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro
    Cuidados dos animais

    Tosa Schnauzer: entenda como é feito o clássico corte da raça de cachorro

    De todas as raças, o cachorro Schnauzer é, com certeza, uma das que têm a pelagem mais marcante. Suas sobrancelhas grossas e barba peluda são as responsáveis pela feição fofa e única do animal. O cãozinho carinhoso e protetor é uma ótima companhia para qualquer pessoa. Mas, se você quer ter um Schnauzer pra chamar de seu, é preciso saber como cuidar dele. Além de todos os cuidados básicos que se deve ter com um cachorro (como boa alimentação, saúde e atividades físicas) é preciso ter atenção à sua pelagem. 

    Gato é vertebrado ou invertebrado? Descubra!
    Cuidados dos animais

    Gato é vertebrado ou invertebrado? Descubra!

    Entender a anatomia do gato é uma ótima maneira de conhecer melhor o seu bichinho. O corpo de um felino é repleto de curiosidades e, se pararmos para analisar, muitos questionamentos podem surgir. Uma das características mais marcantes do gato é sua flexibilidade. Como ele consegue, por exemplo, entrar em frestas tão pequenas mesmo tendo um tamanho bem maior? 

    Sphynx precisa usar roupinha no inverno? Descubra se a raça sente frio ou não
    Cuidados dos animais

    Sphynx precisa usar roupinha no inverno? Descubra se a raça sente frio ou não

    O gato sem pelo Sphynx chama a atenção com seu visual peculiar. Quem está acostumado a ver gatinhos fofos e peludos sempre se espanta com a aparência “pelada” da raça - que na verdade não é tão pelada assim, pois o bichano possui uma fina camada de pelos sob seu corpo. Por conta dessa característica do Sphynx, é comum que muitos tutores se perguntem se o gato sente frio quando as temperaturas caem. Será que a raça demanda cuidados especiais? 

    Como salvar cachorro e gato em caso de enchentes? Um guia de sobrevivência para desastres naturais!
    Cuidados dos animais

    Como salvar cachorro e gato em caso de enchentes? Um guia de sobrevivência para desastres naturais!

    Cuidar de cachorro e gato na chuva é uma situação que exige cautela, principalmente quando ocorrem temporais que se transformam em verdadeiras enchentes. Nesses casos, o problema é ainda maior, e a preocupação com o bem-estar dos pets também. Por isso, saber um pouquinho de primeiros socorros para cães e gatos é algo que vai ajudar bastante e pode até salvar a vida dos bichinhos. Além disso, alguns acessórios fazem toda a diferença - e o colete salva vidas para cachorro e gato é um grande exemplo disso.

    Ver Todas >