O bem-estar e a saúde de cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia? Ou quando o cachorro costuma se coçar ou espirrar muito após o banho? O shampoo hipoalergênico para cachorro pode ser uma boa solução nesses casos. Separamos tudo que você precisa saber sobre o produto e quando ele é indicado. Confira!

Afinal, quais os benefícios do shampoo hipoalergênico para cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de saber sobre a melhor opção de shampoo para cachorro com alergia de pele, é preciso ter em mente o produto deve ser específico para animais. O uso de shampoo humano para dar banho no seu cachorro pode parecer a via mais fácil, porém é algo que nunca deve acontecer: a nossa pele tem o pH diferente dos animais e os cosméticos que usamos podem causar reações alérgicas. Existe uma grande variedade de produtos para banho de animais. Dos mais variados preços, tipos e especificidades - dentre eles existem os shampoos hipoalergênicos.

Esses produtos são desenvolvidos, em sua maioria, com ingredientes naturais como a aloe vera, arginina e melaleuca. Esses componentes exercem um efeito de frescor, hidratação e suavização da pele, o que auxilia no alívio da coceira e alergias pelo corpo do cachorro. Por isso, um shampoo hipoalergênico é a opção mais indicada para um cachorro com alergia. Além da composição mais natural, não possuem corantes ou fragrâncias, que podem ser agentes alérgicos para peles mais sensíveis.


O cachorro se coçando pode ser um sinal de alergia
O cachorro se coçando pode ser um sinal de alergia

Shampoo para cachorro com alergia: quando o produto é mais indicado?

Se seu cachorro costuma se coçar ou espirrar muito após o banho, isso pode indicar uma tendência alérgica ao shampoo. Os shampoos hipoalergênicos são eficazes nesses casos por serem feitos com componentes mais suaves e com perfumes mais leves. Além disso, no caso da identificação de alguma alergia que irrite a pele, como dermatites, esses produtos podem auxiliar no alívio dos sintomas.

Apenas o shampoo hipoalergênico para cachorro não resolverá o problema das alergias

Tome cuidado! Os shampoos hipoalergênicos não possuem medicamentos para tratar doenças de pele! Antes de qualquer coisa, é imprescindível que consultar um veterinário para identificar o tipo de alergia e a melhor terapia para tratar o seu cachorro. As alergias em cachorro podem ser causadas por ectoparasitas (pulgas e carrapatos), umidade, alimentos e até produtos de limpeza. Os sintomas mais comuns são manchas avermelhadas ou escurecidas, inflamações, cascas, crostas e sebo na pele do animal. Além disso, o ato do cachorro se lamber muito pode indicar coceira e deve ser observado atentamente pelo tutor. O shampoo hipoalergênico para cachorro age como uma terapia integrada que auxiliará no tratamento adequado indicado pelo veterinário, que vai fazer exames para diagnosticar a causa da alergia no seu cãozinho. Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode variar entre medicamentos, pomadas e remédios de homeopatia.

Redação: Hyago Bandeira