Fazer as necessidades na frequência certa é algo que indica como está a saúde do intestino do gato. Muitos tutores não sabem o que fazer quando é observado que o gato não consegue defecar. A situação pode estar associada a uma série de doenças e até mesmo a aspectos comportamentais. O Patas da Casa conversou com a médica veterinária Vanessa Zimbres, da clínica Gato é Gente Boa, para entender o que faz o gato ter dificuldde de evacuar e dar algumas dicas sobre o que fazer diante do problema. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como identificar que o gato não consegue defecar?

Identificar que o gato não está defecando pode parecer simples, mas alguns tutores podem confundir a situação que o felino está passando. A médica veterinária Vanessa Zimbres relatou o quanto é comum o tutor achar que o gato está fazendo força para defecar, quando na verdade ele não está conseguindo urinar ou vice-versa.

Os sinais mais claros de que o gato não consegue defecar é quando o pet vai até a caixa de areia e fica forçando e também vocalizando. “Normalmente o tutor vai identificar que ele não está encontrando mais fezes na caixa, ou ao perceber menor quantidade. Pode ser um gato que fazia cocô duas vezes ao dia e está fazendo uma”, explica a veterinária. Também pode ocorrer do tutor observar uma frequência menor na necessidade de limpar a caixinha de areia. Qualquer pequeno sinal já deve ligar o alerta. 

 

Gato não consegue defecar: manter a caixa de areia sempre limpa é um cuidado importante para que o gato não passe pelo problema

Gato não consegue defecar: manter a caixa de areia sempre limpa é um cuidado importante para que o gato não passe pelo problema

 

 

Meu gato não consegue defecar: o que fazer?

 

Mas afinal de contas, o que fazer quando o gato não consegue defecar? A veterinária alertou o quanto é necessário que o tutor leve o gatinho ao médico veterinário para identificar a razão do problema. O exame clínico é muito importante, principalmente para diagnosticar problemas graves, que necessitam de um tratamento específico e adequado para a melhora da saúde do animal.

A médica veterinária também alertou sobre o perigo da tentativa de terapias caseiras sem a recomendação de um profissional. “O gato pode piorar ainda mais por conta de uma medicação que foi usada de forma equivocada. O que a gente jamais recomenda é o uso de óleo mineral, que muitos tutores usam achando que não tem problema. Na hora que você vai dar o óleo mineral para o gato, corre o risco dele salivar em excesso, não gostar, tentar fugir e acabar aspirando o óleo. Uma vez que esse óleo mineral é aspirado e vai para o pulmão, ele nunca mais vai sair de lá. O gato vai ter uma pneumonia por corpo estranho, vai evoluir para uma fibrose. Normalmente esse tipo de pneumonia leva a óbito porque não tem como limpar esse pulmão. Se o tutor não consegue identificar o que está acontecendo, é melhor não fazer nada e realmente buscar ajuda profissional”, alerta Vanessa.

Alimentação rica em fibras e hidratação correta ajuda a melhorar (e até prevenir) o problema

Por outro lado, existem algumas formas naturais de ajudar o gato que não consegue defecar. A causa mais comum do problema é a falta de fibras. Por isso, o aumento de fibras na dieta pode ajudar quando o gato não consegue defecar. A hidratação também é muito importante e a principal dica é oferecer uma ração úmida misturada a algum suplemento alimentício de fibras para o animal. 

O aumento da ingestão de fibras pode ser resolvido com uma simples grama para gato. “Tem a opção também de oferecer uma ração para gatos de pelo longo, que tem um teor maior de fibras”, orientou a profissional. Manter a caixa de areia sempre limpa, a vermifugação em dia e oferecer água fresca e limpa a vontade para o felino também é muito importante para evitar o problema.

Gato não consegue defecar: quais doenças estão associadas a esse problema?

Existe uma série de doenças que podem deixar o gatinho sem conseguir defecar. Além dos quadros clínicos, alguns aspectos comportamentais também podem contribuir para a complicação. A obstrução intestinal em gatos, colite, intestino irritado, fecaloma, bolas de pelo, doença renal crônica, desidratação e verminoses são alguns dos problemas de saúde que podem deixar os felinos com dificuldade para defecar. Nos gatos mais velhinhos, que sofreram algum trauma ou estão fora do peso ideal, a dor articular pode fazer com que eles evitem defecar para não sentirem incômodos. Nesse caso, o ideal é trocar a caixa de areia por um modelo com as extremidades mais baixas para que ele consiga entrar e sair sem fazer muito esforço.

Redação: Hyago Bandeira