O xixi de cachorro pode ser um problema bastante incômodo para muitos pais e mães de pet, principalmente no caso de animais que não ainda não foram educados para fazer as necessidades no lugar certo. Para estabelecer o banheiro dos cães, as opções mais indicadas são o bom e velho pedaço de jornal ou um tapete higiênico para cachorro. O problema é que alguns doguinhos apresentam comportamentos destrutivos e começam a rasgar o tapetinho indicado para o xixi e cocô. Entenda o motivo para essa atitude e veja como corrigir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Tapete higiênico para cães: por que alguns animais não gostam do acessório?

A implicância com o tapete higiênico para cachorro não deve ser relacionada com o acessório em si, mas com a falta de estímulos físicos e/ou mentais que o animal recebe dentro de casa. Geralmente, quando o cachorro apresenta algum tipo de comportamento destrutivo - e isso não inclui apenas rasgar o tapete higiênico -, é porque ele está se sentindo entediado ou ansioso, e não tem outras formas de se distrair. Então, tudo que estiver ao seu alcance se torna um alvo, não importa o que seja.

Portanto, é fundamental criar um espaço agradável, confortável e divertido para o cãozinho dentro de casa, com brinquedos para cachorro que entretenham nas horas livres (principalmente quando ele precisar passar o dia sozinho). Os brinquedos interativos são uma boa opção para isso, mas se o seu doguinho gosta mesmo de roer as coisas, os mordedores também podem servir. Vale ficar atento a outras mudanças de comportamento, pois às vezes isso também pode ser indicativo de outros problemas, como a ansiedade de separação.

 

cachorro usando tapete higiênico para cães

Como fazer o cachorro se acostumar com o tapete higiênico?

 

Para quem não sabe como funciona o tapete higiênico para cães, a mecânica é bastante semelhante ao uso de jornais: o tutor deve escolher um espaço da casa para ser o “banheiro” do cachorro. Com isso, é só colocar o tapetinho ali e ensinar o cão como fazer xixi no lugar certo - lembrando que o ideal é que o processo de treinamento aconteça quando o animal ainda for filhote, mas não tem problema se o seu doguinho for mais velho também.

Para acostumá-lo, é bom monitorar os horários que o cachorro se alimenta e bebe água para direcioná-lo ao banheiro quando chegar a hora de se aliviar. Sempre que o seu cãozinho “acertar” fazer xixi no tapete higiênico, faça festa e recompense-o pelo bom comportamento. Assim ele associa o momento a algo positivo e volta a fazer mais vezes. Já se você chegar em casa e encontrar o tapete rasgado ou destruído, evite brigar com o cachorro mostrando o acessório ou, pior ainda, esfregando isso na cara dele. Isso só vai piorar a situação, deixar o animal estressado e fazê-lo se recusar a usar o tapete higiênico para cães. Como já foi dito, normalmente o motivo para a destruição do objeto é porque o cachorro se sente entediado ou ansioso, então é importante investir no enriquecimento ambiental para distraí-lo no tempo livre. Além disso, se o comportamento não for corrigido na hora, nem adianta tentar brigar com o cachorro depois, porque ele não vai entender nada.

As vantagens do tapete higiênico para cachorro

A facilidade de pegar um pedaço de jornal para o cachorro fazer xixi e cocô é muito maior, mas as vantagens que vêm acompanhadas do tapete higiênico para cães podem te fazer mudar de ideia. Com um alto poder de absorção de líquidos e uma camada plástica protetora que impede vazamentos, o tapetinho não deixa o xixi de cachorro atingir o chão (uma garantia que não se tem com o jornal). Também é um acessório que inibe o odor da urina, deixando o ambiente com menos mau cheiro. O tapete higiênico para cachorro é encontrado em diferentes tamanhos, permitindo que o tutor escolha aquele que seja mais adequado para o porte do animal.  

Redação: Juliana Melo