Incrivelmente fofo, leal, carinhoso e protetor: o Schnauzer é um dos melhores cães de companhia que você pode ter em casa. Justamente por isso, saber como lidar com ele é essencial para quem tem vontade de dar as boas vindas a um cachorro Schnauzer em casa. Além da necessidade de tosa, algo que fica claro por causa do estilo de pelagem do animal, essa raça também tem outras particularidades que devem ser levadas em consideração antes da adoção ou compra ser confirmada. Dá uma olhada em 5 características da raça! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O cachorro Schnauzer pode ter três tamanhos diferentes 

Sim, é isso mesmo: você pode ter um Schnauzer do tamanho que for ideal para o lugar onde ele vai ser criado. O Schnauzer mini, por exemplo, é o ideal para viver em apartamentos. O que diferencia cada uma deles é só o tamanho mesmo, já que na personalidade e no temperamento as três variações da raça seguem sendo iguais. Dá uma olhada nas medidas aproximadas de cada um deles:

2) O Schnauzer precisa gastar energia diariamente 

Mesmo que não seja exageradamente agitado, a raça de cachorro Schnauzer é muito ativa, ou seja: a prática de esportes e atividades físicas precisa fazer parte da rotina deles. Por isso, antes de se comprometer com um filhote ou um adulto dessa raça, saiba que eles vão demandar um pouco de atenção nessa área. Caminhadas, corridas e brincadeiras comuns, como as de pegar a bolinha e aquelas que estimulam a mente do animal, são muito bem vindas e vão ajudar a deixar seu amigo mais calmo e tranquilo no dia a dia. 

 

O Schnauzer miniatura é a variação mais popular da raçaO Schnauzer standard é o que tem tamanho médioO Schnauzer gigante pode passar dos 60 centímetros de altura

 

3) O Schnauzer ama muito seus tutores, mas tem resistência aos estranhos 

 

Uma das raças mais carinhosas e amorosas que existe, o Schnauzer é completamente devotado aos tutores e se dá bem com todos os membros da família. Quando a relação se estende a pessoas e animais estranhos, porém, isso muda um pouco. Essa raça é desconfiada e tende a demorar a confiar em alguém. Por isso, a socialização é tão necessária — e desde quando ele ainda é um Schnauzer filhote. 

4) Corajoso e protetor: com o Schnauzer você vai estar sempre seguro

Uma das principais funções do cachorro Schnauzer antigamente era a de cão de caça e, por isso, ele costuma ficar constantemente atento ao que acontece ao seu redor. Essa característica, somada ao territorialismo e à desconfiança que ele tem de estranhos, torna o Schnauzer bem protetor e corajoso. Se ele achar que existe algum tipo de perigo ameaçando a casa, a família ou ele mesmo não vai hesitar em latir e sinalizar. A socialização e o treinamento servem para que esse instinto dele seja colocado em prática apenas quando for necessário.

5) O Schnauzer é inteligente, mas teimoso: o treinamento é algo que pede persistência

Por mais que não tenha dificuldade em entender os comandos e sinais dados na hora do adestramento, o cachorro Schnauzer dificilmente vai acatar ordens de pessoas que não sejam seus tutores — ele não gosta de estranhos, lembra? Por isso, mesmo que você precise da ajuda de um profissional nesse momento, o ideal é centralizar as ordens em si mesmo para que o animal aceite com mais facilidade.

Redação: Ariel Cristina Borges