A sarna em gatos é um dos problemas de pele mais comuns que podem afetar o bichano. Causada por ácaros que ficam na pelagem dos felinos, a doença também pode acometer cachorros e até mesmo humanos. O gato com sarna sofre bastante com coceiras e problemas na pele. Felizmente, existe tratamento de sarna em gatos capaz de eliminar os parasitas e garantir conforto ao peludo. O Patas da Casa tira todas as dúvidas sobre o que é sarna em gatos, quais são seus tipos e como tratar do jeito correto. Confira a seguir!

O que é sarna em gato? Saiba o que causa a doença e como o animal se contamina

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A sarna em gatos, também conhecida como peladeira de gato, é uma doença dermatológica causada por ácaros que se alojam na pele. O contágio do bichano com esses parasitas ocorre pelo contato direto com eles ou com um animal que já esteja infectado. Por isso, é importante evitar o contato com pets que estejam com a doença e não frequentar locais insalubres. O gato com sarna pode acontecer em qualquer fase da vida. Porém, bichanos com a imunidade fragilizada têm mais chances de desenvolver a doença.

Existem alguns tipos de sarna em gatos causadas por ácaros diferentes

A causa do gato com sarna é sempre por ácaros. Porém, a espécie do ácaro que contamina o bichano pode variar. É possível definir quatro tipos de sarna em gatos que mais atingem os felinos. Cada um deles é causado por um ácaro diferente que prefere afetar uma região específica do corpo. Saiba como é sarna em gato de acordo com cada tipo:

Sarna otodécica: é o tipo mais comum de sarna em gatos. Ela também é chamada de sarna de ouvido, pois é nesse local que o ácaro prefere se alojar. Esse tipo de sarna em gatos é contagioso para outros animais, como cães. A sarna em gatos otodécica causa coceira e vermelhidão na orelha, além de acúmulo de cera com coloração mais escura.

Sarna notoédrica: esse tipo de sarna em gatos é muito contagiosa. Também pode ser chamada de escabiose felina e normalmente atinge primeiro a cabeça do pet, causando lesões, coceira e perda de pelos nas regiões do focinho, orelhas, rosto e pescoço. Com o tempo, pode se expandir para outras áreas do corpo. Apesar desse tipo de sarna em gatos ser muito contagiosa, não é tão comum.

Queiletielose: esse é um tipo de sarna em gatos que causa principalmente descamação da pele. A pele descascando faz o tutor pensar muitas vezes que se trata de caspa no gato. Sarna desse tipo causa, além da descamação, muita coceira e é bem mais comum em gatos do que em cães.

Sarna demodécica: também conhecida como sarna negra, esse tipo de sarna em gatos pode ser causado por dois tipos de ácaros. Ela gera crostas pelo corpo, principalmente na cabeça, patas e orelhas, além de coceira, vermelhidão, manchas e descamação da pele. É mais comum ver um cachorro do que um gato com sarna demodécica, mas mesmo assim é preciso ficar bastante atento.


O gato com sarna sofre com muita coceira em diferentes regiões da pele
O gato com sarna sofre com muita coceira em diferentes regiões da pele

Sintomas no gato: sarna causa coceira, vermelhidão e descamação na pele 

Como a sarna em gatos pode ter diferentes tipos de ácaro como parasita, cada uma delas apresenta sintomas em regiões diferentes do corpo. Mas, no geral, o gato com sarna sente muita coceira, vermelhidão, apresenta crostas na pele, queda de pelo e descamação. Em alguns casos podemos ver o gato com sarna mordendo ou lambendo suas patas como tentativa de aliviar a coceira. Assim que vir seu bichano com algum desses sintomas, é preciso levá-lo ao veterinário para uma avaliação. Felizmente, existe tratamento de sarna em gatos que costuma resolver o problema rapidamente, principalmente se diagnosticado cedo. 

Como tratar sarna em gatos?

O tratamento de sarna em gatos é feito com uso de parasiticidas, normalmente de uso oral ou tópico. É importante ressaltar que o jeito certo de como tratar sarna em gatos dependerá do tipo que contaminou o pet. Por isso, nunca automedique seu animal. Apenas com um diagnóstico preciso feito por um veterinário é possível saber qual é o tipo e, consequentemente, qual é o medicamento mais adequado. Além disso, não tem como tratar sarna em gatos com tratamento caseiro - ainda mais sem saber qual é o tipo que afetou seu gato. Sarna só será realmente curada se for seguido o passo a passo que o especialista prescreveu. Existem ainda outros métodos de como tratar sarna em gatos por meio de sabonetes e shampoos, que podem ser indicados pelo veterinário. 

Redação: Maria Luísa Pimenta