Passeio

Sapato para cachorro: veja os modelos mais comuns e como utilizar

Sapato para cachorro: o modelo ideal tem que ser confortável para o pet
Sapato para cachorro: o modelo ideal tem que ser confortável para o pet

Ver um cachorro de sapato na rua é uma situação que sempre gera curiosidade pela fofura da cena. O que pouca gente sabe é que existem diversos modelos que os peludos podem usar: botinhas, meias, imitações de tênis e por aí vai. Por trás da parte estética do produto, resta a dúvida: o sapato de cachorro pode causar problemas nas patinhas se usado por muito tempo? Quais os benefícios? Abaixo, explicamos quais os modelos de sapato para cachorro mais comuns e outras dúvidas sobre o acessório.

Quais os modelos de sapato de cachorro mais comuns?

Antes de escolher um modelo de sapato para cachorro, você precisa prestar atenção no tamanho do acessório, que precisa ficar confortável no animal - ou seja, não muito apertado a ponto de marcar a pele e nem muito largo para não sair com facilidade. O mais importante de tudo é ver se o seu animal gosta de usar os sapatinhos. No início, ele pode se locomover com dificuldades, então é importante testar primeiro em casa e observar a reação dele. Se depois de algumas tentativas ele continuar rejeitando, é importante respeitar isso e não insistir. Lembre-se que o bem-estar do animal deve vir em primeiro lugar! Veja abaixo alguns modelos de sapato de cachorro que você pode encontrar:

1) Botinhas

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    Sapato de cachorro, como a botinha, garante estabilidade e firmeza para o animal andar
    Sapato de cachorro, como a botinha, garante estabilidade e firmeza para o animal andar

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    O modelo de botinha costuma ser bem estiloso. Esse tipo de sapato para cachorro tem uma sola antiderrapante que ajuda o animal a não escorregar e vem com uma tira para deixar o calçado mais firme na pata do cachorrinho. Você pode encontrar de diferentes cores, estilos, marcas e alguns até vem com pingentes ou o nome do pet gravado. 

    2) Tênis

    Sapato de cachorro: alguns modelos imitam um tênis e são puro estilo!
    Sapato de cachorro: alguns modelos imitam um tênis e são puro estilo!

    Esse modelo de sapato de cachorro é o mais comum. São como um tênis mesmo: tem com velcro, cadarço falso e alguns até imitam marcas conhecidas dos humanos. 

    3) Luvinhas

    Sapato para cachorro: nos dias frios, luvas são o acessório perfeito
    Sapato para cachorro: nos dias frios, luvas são o acessório perfeito

    O modelo de luvas é mais utilizado em cães de pequeno porte. Ele apenas precisa ser colocado na pata do animal e não há necessidade de velcro para prender o calçado - esse é um modelo mais acessível e com o preço mais em conta. A vantagem desse modelo é que, nos dias mais frios, pode ajudar a aquecer o animal

    4) Sapato de silicone

    Sapato de cachorro impermeável é ideal para andar na neve ou chuva
    Sapato de cachorro impermeável é ideal para andar na neve ou chuva

    O sapato de cachorro feito com silicone pode ser encontrado em dois modelos. O primeiro é o que parece uma bexiga, disponível em muitas cores e de diferentes marcas. O segundo parece com uma bota, mas é um pouco mais resistente. O silicone costuma ser um material impermeável, ou seja, que não permite a entrada de água na pata do animal - ideal para os dias de chuva.

    Prós e contras do sapato de cachorro

    Alguns donos de cachorro acreditam que não há problema em usar sapatinho no cachorro. A verdade é que devemos sempre lembrar que alguns acessórios podem modificar a natureza do pet e o sapato é um desses. Sabe aquele cheiro característico que tem nas patinhas dos nossos peludos? Não é por acaso: é pelos coxins que os cães transpiram e esse odor nada mais é do que suor. As almofadinhas também protegem as patinhas do animal e ajudam no equilíbrio. Além disso, o uso dos sapatos também prejudica o desgaste das unhas, já que é no passeio e no contato com diferentes tipos de superfícies que os cães podem apará-las.

    Por outro lado, alguns especialistas e tutores acreditam que o sapatinho pode ajudar o animal em algumas situações. Nos dias de muito calor, por exemplo, o asfalto fica mais quente que o normal e pode queimar os coxins do pet. Se o passeio não for possível em outros horários (o ideal é sempre optar por não deixar o seu animal desconfortável), o sapato para cachorro pode ajudar. Outra questão é que o acessório ajuda a deixar a patinha sempre limpa e livre do contato com corpos estranhos que podem causar algum mal ao animal. Se o passeio for curto, não tem problema - desde que o cachorro não se importe em usar. 

    Como fazer sapato para cachorro?

    Se você tem alguma prática com costura ou artesanato, pode fazer um sapato para cachorro gastando pouco. Uma boa ideia para os dias frios é fazer um modelo de crochê: basta medir a patinha do seu animal, da almofadinha maior até as unhas. Depois de pronto, use um fio da própria linha para amarrar e prender. Você também pode usar uma máquina de costura para fazer um modelo de lã, camurça, lona ou outros tecidos - é importante só garantir que ele terá uma base antiderrapante na sola. 

    Agora, se você não entende nada de costura, talvez seja melhor investir em um modelo já pronto. Pesquise bem antes de comprar e escolha um modelo que seja a cara do seu filhote!

    Redação: Júlia Cruz

    O que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro?

    Próxima matéria

    O que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro?

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Sintomas da doença do carrapato: veja os mais comuns e aprenda a identificar se seu cachorro está doente!
    Carrapato

    Sintomas da doença do carrapato: veja os mais comuns e aprenda a identificar se seu cachorro está doente!

    O carrapato é um dos principais parasitas que ameaça o dia a dia e a saúde de cachorros criados em casa. Além da infestação ser incômoda para o animal, ele também pode transmitir a doença do carrapato — que, na verdade, pode se manifestar no corpo do animal de quatro formas diferentes. Os sintomas da doença do carrapato são a primeira forma de identificar o que está acontecendo com o seu cachorrinho. Para esclarecer todas as dúvidas sobre a doença do carrapato em cachorro, nós conversamos com a veterinária Renata Bloomfield, do Rio de Janeiro. Dá uma olhada no que ela explicou aqui embaixo!

    Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento
    Passeio

    Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento

    Cuidar de cachorro é um dos maiores prazeres na vida de qualquer tutor. Tanto é que muitas vezes os cães passam a ser considerados como “filhos” pelos humanos. O que poucos percebem é que, além dos cuidados com a alimentação e saúde do animal, também é importante se atentar a alguns acessórios essenciais para lidar com o cachorro no dia a dia, como é o caso da coleira para cães.

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Ver Todas >

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?
    Cuidados dos animais

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?

    Os felinos são conhecidos por serem animais extremamente higiênicos e, portanto, precisam de um cuidado especial quando o assunto são as suas necessidades fisiológicas. A caixa de areia para gatos é o acessório ideal para isso, mas quando se trata especificamente do tipo de areia, muitos tutores podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção. Uma delas é a areia biodegradável para gatos, que pode ser encontrada em diferentes tamanhos e granulações. Mas será que esse material realmente vale à pena? Quais são os diferenciais dele? A seguir, te contamos o que você precisa saber sobre esse tipo de areia de gato!

    Como funciona o repelente de mosquitos para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Como funciona o repelente de mosquitos para cachorro?

    Os insetos podem ser muito prejudiciais para os cachorros. Se engana quem pensa que os mosquitos só podem causar coceira e vermelhidão nos doguinhos: as picadas de inseto podem transmitir doenças sérias como a dirofilariose,leishmaniose visceral, berne e miíase. Além dessas doenças, alguns pets desenvolvem quadros de alergia ao serem picados por mosquitos. Por isso, é muito importante usar algum produto para prevenir o problema, como o repelente para cachorro contra mosquitos.

    Bebedouro para gatos de plástico é a melhor opção?
    Cuidados dos animais

    Bebedouro para gatos de plástico é a melhor opção?

    Todo mundo sabe que os gatos são animais difíceis de beber água. Não é à toa que os problemas renais são uma preocupação frequente na vida de quem tem um bigodudo em casa. Por isso, o bebedouro de gato é um acessório indispensável na hora de cuidar desses animais, até mesmo para incentivá-los a manter a hidratação em dia. Existe uma infinidade de opções de bebedouros para gatos nos pet shops.

    Seu cachorro adulto dorme demais? Aprenda a identificar o padrão de sono do seu cãozinho
    Cuidados dos animais

    Seu cachorro adulto dorme demais? Aprenda a identificar o padrão de sono do seu cãozinho

    É praticamente impossível ver um cachorro dormindo e não ficar com o coração quentinho com tanta fofura. Eles adoram se esparramar pelos cantos da casa para tirar o famoso cochilinho, e para quem adora registrar tudo o que o seu amigo de quatro patas faz, a posição que o cachorro dorme até pode render fotos engraçadinhas em alguns casos.

    Ver Todas >