Passeio

Sapato para cachorro: veja os modelos mais comuns e como utilizar

Sapato para cachorro: o modelo ideal tem que ser confortável para o pet
Sapato para cachorro: o modelo ideal tem que ser confortável para o pet

Ver um cachorro de sapato na rua é uma situação que sempre gera curiosidade pela fofura da cena. O que pouca gente sabe é que existem diversos modelos que os peludos podem usar: botinhas, meias, imitações de tênis e por aí vai. Por trás da parte estética do produto, resta a dúvida: o sapato de cachorro pode causar problemas nas patinhas se usado por muito tempo? Quais os benefícios? Abaixo, explicamos quais os modelos de sapato para cachorro mais comuns e outras dúvidas sobre o acessório.

Quais os modelos de sapato de cachorro mais comuns?

Antes de escolher um modelo de sapato para cachorro, você precisa prestar atenção no tamanho do acessório, que precisa ficar confortável no animal - ou seja, não muito apertado a ponto de marcar a pele e nem muito largo para não sair com facilidade. O mais importante de tudo é ver se o seu animal gosta de usar os sapatinhos. No início, ele pode se locomover com dificuldades, então é importante testar primeiro em casa e observar a reação dele. Se depois de algumas tentativas ele continuar rejeitando, é importante respeitar isso e não insistir. Lembre-se que o bem-estar do animal deve vir em primeiro lugar! Veja abaixo alguns modelos de sapato de cachorro que você pode encontrar:

1) Botinhas

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Sapato de cachorro, como a botinha, garante estabilidade e firmeza para o animal andar
    Sapato de cachorro, como a botinha, garante estabilidade e firmeza para o animal andar

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    O modelo de botinha costuma ser bem estiloso. Esse tipo de sapato para cachorro tem uma sola antiderrapante que ajuda o animal a não escorregar e vem com uma tira para deixar o calçado mais firme na pata do cachorrinho. Você pode encontrar de diferentes cores, estilos, marcas e alguns até vem com pingentes ou o nome do pet gravado. 

    2) Tênis

    Sapato de cachorro: alguns modelos imitam um tênis e são puro estilo!
    Sapato de cachorro: alguns modelos imitam um tênis e são puro estilo!

    Esse modelo de sapato de cachorro é o mais comum. São como um tênis mesmo: tem com velcro, cadarço falso e alguns até imitam marcas conhecidas dos humanos. 

    3) Luvinhas

    Sapato para cachorro: nos dias frios, luvas são o acessório perfeito
    Sapato para cachorro: nos dias frios, luvas são o acessório perfeito

    O modelo de luvas é mais utilizado em cães de pequeno porte. Ele apenas precisa ser colocado na pata do animal e não há necessidade de velcro para prender o calçado - esse é um modelo mais acessível e com o preço mais em conta. A vantagem desse modelo é que, nos dias mais frios, pode ajudar a aquecer o animal

    4) Sapato de silicone

    Sapato de cachorro impermeável é ideal para andar na neve ou chuva
    Sapato de cachorro impermeável é ideal para andar na neve ou chuva

    O sapato de cachorro feito com silicone pode ser encontrado em dois modelos. O primeiro é o que parece uma bexiga, disponível em muitas cores e de diferentes marcas. O segundo parece com uma bota, mas é um pouco mais resistente. O silicone costuma ser um material impermeável, ou seja, que não permite a entrada de água na pata do animal - ideal para os dias de chuva.

    Prós e contras do sapato de cachorro

    Alguns donos de cachorro acreditam que não há problema em usar sapatinho no cachorro. A verdade é que devemos sempre lembrar que alguns acessórios podem modificar a natureza do pet e o sapato é um desses. Sabe aquele cheiro característico que tem nas patinhas dos nossos peludos? Não é por acaso: é pelos coxins que os cães transpiram e esse odor nada mais é do que suor. As almofadinhas também protegem as patinhas do animal e ajudam no equilíbrio. Além disso, o uso dos sapatos também prejudica o desgaste das unhas, já que é no passeio e no contato com diferentes tipos de superfícies que os cães podem apará-las.

    Por outro lado, alguns especialistas e tutores acreditam que o sapatinho pode ajudar o animal em algumas situações. Nos dias de muito calor, por exemplo, o asfalto fica mais quente que o normal e pode queimar os coxins do pet. Se o passeio não for possível em outros horários (o ideal é sempre optar por não deixar o seu animal desconfortável), o sapato para cachorro pode ajudar. Outra questão é que o acessório ajuda a deixar a patinha sempre limpa e livre do contato com corpos estranhos que podem causar algum mal ao animal. Se o passeio for curto, não tem problema - desde que o cachorro não se importe em usar. 

    Como fazer sapato para cachorro?

    Se você tem alguma prática com costura ou artesanato, pode fazer um sapato para cachorro gastando pouco. Uma boa ideia para os dias frios é fazer um modelo de crochê: basta medir a patinha do seu animal, da almofadinha maior até as unhas. Depois de pronto, use um fio da própria linha para amarrar e prender. Você também pode usar uma máquina de costura para fazer um modelo de lã, camurça, lona ou outros tecidos - é importante só garantir que ele terá uma base antiderrapante na sola. 

    Agora, se você não entende nada de costura, talvez seja melhor investir em um modelo já pronto. Pesquise bem antes de comprar e escolha um modelo que seja a cara do seu filhote!

    Redação: Júlia Cruz

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Próxima matéria

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar
    Comportamento

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar

    Ter mais de um bichinho de estimação é muito comum em muitas famílias, mas e quando os animais são de espécies diferentes, como cachorro e gato? Algumas pessoas acreditam que a relação entre eles é um pouco problemática, mas não precisa ser assim - inclusive, é super possível fazer com que os dois bichinhos sejam grandes amigos. Tudo é uma questão de saber como acostumar gato com cachorro para que eles aprendam a conviver de um jeito mais harmonioso.

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses
    Verme

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses

    Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. 

    Ver Todas >

    Veja em infográfico 6 dicas para escovar os pelos do gato
    Cuidados dos animais

    Veja em infográfico 6 dicas para escovar os pelos do gato

    Manter a pelagem de gatos saudável requer uma série de cuidados. Um deles - e talvez o mais importante - é a escovação, que deve ser feita regularmente com uma escova específica para isso, principalmente nas épocas em que a queda de pelo em gatos fica mais intensa, como na primavera. O hábito ajuda a remover os pelos mortos e desembaraçar possíveis nós na pelagem. Mas você sabe como fazer isso da maneira certa? Vários fatores influenciam na hora de escovar o pelo de gato, desde a escolha do melhor acessório até o sentido certo da escovação.

    Cachorro comendo capim: esse comportamento é normal?
    Cuidados dos animais

    Cachorro comendo capim: esse comportamento é normal?

    Se o seu cachorro come capim, você provavelmente já parou para se perguntar o motivo desse comportamento, né? Muitos tutores se preocupam com esse hábito, mas a verdade é que na maioria das vezes isso não quer dizer nada demais. Muito pelo contrário, o cachorro comendo capim é algo totalmente natural e instintivo para os cães, então não costuma fazer mal - desde que seu consumo seja moderado. 

    Cachorro vira-lata filhote: quais os cuidados mais importantes durante essa fase?
    Cuidados dos animais

    Cachorro vira-lata filhote: quais os cuidados mais importantes durante essa fase?

    Quem não ama filhotes de cachorro? Quando é um filhote de vira-lata então, não tem quem resista! Esses cachorros, também conhecidos como cães sem raça definida (SRD), têm um espaço especial no coração dos brasileiros, considerado por muitos um patrimônio nacional. Felizmente, cada vez mais as pessoas têm vontade de adotar um cachorro vira-lata filhote. Porém, existem alguns cuidados importantes que devem ser tomados nessa fase. 

    Cocô de cachorro: qual a importância de sempre recolher as fezes durante o passeio?
    Cuidados dos animais

    Cocô de cachorro: qual a importância de sempre recolher as fezes durante o passeio?

    Recolher o cocô de cachorro durante o passeio é um ato de cidadania e a oportunidade de inserir os pets cada vez mais na sociedade. Passear com cachorro ao ar livre é sempre muito divertido e saudável para o pet, mas não recolher fezes do animal é, além de uma falta de respeito com os pedestres, um fonte de inúmeras doenças - para cães, outras espécies de animais e até para os humanos. 

    Ver Todas >