Ver um cachorro de sapato na rua é uma situação que sempre gera curiosidade pela fofura da cena. O que pouca gente sabe é que existem diversos modelos que os peludos podem usar: botinhas, meias, imitações de tênis e por aí vai. Por trás da parte estética do produto, resta a dúvida: o sapato de cachorro pode causar problemas nas patinhas se usado por muito tempo? Quais os benefícios? Abaixo, explicamos quais os modelos de sapato para cachorro mais comuns e outras dúvidas sobre o acessório.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quais os modelos de sapato de cachorro mais comuns?

Antes de escolher um modelo de sapato para cachorro, você precisa prestar atenção no tamanho do acessório, que precisa ficar confortável no animal - ou seja, não muito apertado a ponto de marcar a pele e nem muito largo para não sair com facilidade. O mais importante de tudo é ver se o seu animal gosta de usar os sapatinhos. No início, ele pode se locomover com dificuldades, então é importante testar primeiro em casa e observar a reação dele. Se depois de algumas tentativas ele continuar rejeitando, é importante respeitar isso e não insistir. Lembre-se que o bem-estar do animal deve vir em primeiro lugar! Veja abaixo alguns modelos de sapato de cachorro que você pode encontrar:

1) Botinhas

 

sapato para cachorro: cão usando bota na chuva

O modelo de botinha costuma ser bem estiloso. Esse tipo de sapato para cachorro tem uma sola antiderrapante que ajuda o animal a não escorregar e vem com uma tira para deixar o calçado mais firme na pata do cachorrinho. Você pode encontrar de diferentes cores, estilos, marcas e alguns até vem com pingentes ou o nome do pet gravado. 

 

2) Tênis

 

cão usando sapato de cachorro

Esse modelo de sapato de cachorro é o mais comum. São como um tênis mesmo: tem com velcro, cadarço falso e alguns até imitam marcas conhecidas dos humanos. 

 

3) Luvinhas

cão usando sapatos para cachorro

O modelo de luvas é mais utilizado em cães de pequeno porte. Ele apenas precisa ser colocado na pata do animal e não há necessidade de velcro para prender o calçado - esse é um modelo mais acessível e com o preço mais em conta. A vantagem desse modelo é que, nos dias mais frios, pode ajudar a aquecer o animal

 

4) Sapato de silicone

cão usando sapatos para cachorros

O sapato de cachorro feito com silicone pode ser encontrado em dois modelos. O primeiro é o que parece uma bexiga, disponível em muitas cores e de diferentes marcas. O segundo parece com uma bota, mas é um pouco mais resistente. O silicone costuma ser um material impermeável, ou seja, que não permite a entrada de água na pata do animal - ideal para os dias de chuva.

 

Prós e contras do sapato de cachorro

Alguns donos de cachorro acreditam que não há problema em usar sapatinho no cachorro. A verdade é que devemos sempre lembrar que alguns acessórios podem modificar a natureza do pet e o sapato é um desses. Sabe aquele cheiro característico que tem nas patinhas dos nossos peludos? Não é por acaso: é pelos coxins que os cães transpiram e esse odor nada mais é do que suor. As almofadinhas também protegem as patinhas do animal e ajudam no equilíbrio. Além disso, o uso dos sapatos também prejudica o desgaste das unhas, já que é no passeio e no contato com diferentes tipos de superfícies que os cães podem apará-las.

Por outro lado, alguns especialistas e tutores acreditam que o sapatinho pode ajudar o animal em algumas situações. Nos dias de muito calor, por exemplo, o asfalto fica mais quente que o normal e pode queimar os coxins do pet. Se o passeio não for possível em outros horários (o ideal é sempre optar por não deixar o seu animal desconfortável), o sapato para cachorro pode ajudar. Outra questão é que o acessório ajuda a deixar a patinha sempre limpa e livre do contato com corpos estranhos que podem causar algum mal ao animal. Se o passeio for curto, não tem problema - desde que o cachorro não se importe em usar. 

Como fazer sapato para cachorro?

Se você tem alguma prática com costura ou artesanato, pode fazer um sapato para cachorro gastando pouco. Uma boa ideia para os dias frios é fazer um modelo de crochê: basta medir a patinha do seu animal, da almofadinha maior até as unhas. Depois de pronto, use um fio da própria linha para amarrar e prender. Você também pode usar uma máquina de costura para fazer um modelo de lã, camurça, lona ou outros tecidos - é importante só garantir que ele terá uma base antiderrapante na sola. 

Agora, se você não entende nada de costura, talvez seja melhor investir em um modelo já pronto. Pesquise bem antes de comprar e escolha um modelo que seja a cara do seu filhote!

Redação: Júlia Cruz