O cachorro se tornou um verdadeiros filho para nós humanos. Por isso, alguns tutores fazem de tudo para oferecer o melhor para seus peludos, e isso vai de brinquedos e petiscos até roupa para cachorro. O acessório não é somente um mimo para o seu animal. Em lugares onde a temperatura está sempre mudando, a roupinha de cachorro é uma aliada para aliviar o frio e até prevenir doenças respiratórias. Quer saber como deixar o seu pet ainda mais fofo? Veja nossas dicas de como escolher roupa para cachorro e como adaptá-lo com o novo acessório.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Roupa para cachorro: escolha o modelo certo!

Coloridas, com temas de filmes e times, de diferentes modelos e materiais. Nos pet shops é possível encontrar uma variedade imensa de roupinha de cachorro. Na hora de escolher a roupinha do seu animal, no entanto, você precisa levar algumas coisas em consideração. Primeiro, o material: evite roupa de cachorro com detalhes que possam vir a machucar o seu animal, como lantejoulas e zíper.

Além disso, o tamanho precisa ser um pouquinho maior que o cão. Lembre-se que, mesmo com a roupa, os cães precisam expressar seus comportamentos naturais e isso inclui se coçar e se lamber. Uma roupa apertada pode incomodá-lo e fazer com que se esfregue em móveis para tentar tirar. Isso pode deixar o animal estressado e até contribuir para o aparecimento de problemas na pele, como as dermatites.

Outro ponto importante de se considerar na hora de escolher a roupa, é se ela possui abertura para que seu cão possa fazer as necessidades sem se sujar. No caso dos machos, essa abertura deve ser feita na altura da barriga para não molharem a roupinha. Já para as fêmeas, a abertura deve estar no final da roupinha. É importante também observar se as mangas das roupas não estão muito compridas. Isso evita que o seu cão tropece e se machuque ao andar.

Roupa de cachorro: veja os tipos mais comuns!

  • Camisetas: As camisetas para cachorro estão bem em alta, por ser um acessório fácil de vestir e com um tecido leve. Você pode encontrar blusas estampadas com temáticas de filmes e séries - ou até roupinhas de tricô artesanais. De toda a forma, o investimento deve ser feito pensando em mais de um modelo, para que você possa revezar as peças;

  • Casacos: Também existem casacos para cães, feitos com um tecido mais grossinho. Alguns possuem forro, outros tem bolso e alguns vêm até com capuz. Contudo, o capuz pode incomodar os bichinhos, por cair no rosto e atrapalhar a visão. Para cães muito ativos, é melhor não considerar o uso do capuz, afinal esse detalhe só vai fazer diferença em caso de chuva;

  • Vestidos: Muitos donos adoram colocar vestidinho e laços nas cachorrinhas. Há muitas opções de diferentes modelos e cores. Assim como os outros tipos, é importante observar o material e se a roupa não está apertando o animal. Lantejoulas, rendas e tecidos mais durinhos, nem pensar!

cachorro usando roupa para cachorro

 

Quando não devo usar roupa de cachorro?

 

Ainda que seja um grande aliado para os tempos mais frios, nem todos os cães precisam usar roupinhas. Cães muito peludos podem sentir frio sim, por isso você deve observar o comportamento do seu cão quando a temperatura cair. É preciso também respeitá-lo: alguns simplesmente não gostam de ter roupas em contato com o seu corpo. Observe o seu animal e veja se há necessidade de investir nesse acessório. 

Roupa: Cachorro precisa entender que é um acessório e não uma punição!

Os cães não possuem o hábito de se vestir como os humanos. Por isso, podem estranhar quando são vestidos com roupas que não estão acostumados. Se o seu cãozinho é desses que trava ao estar com uma blusa, você pode ir treinando para que, pouco a pouco, ele se acostume com o acessório e entenda que a roupa de frio para cachorro não é um objeto de tortura ou punição. Para isso, você pode associar a roupa a coisas boas, como um petisco, uma refeição diferente, um brinquedo novo ou até mesmo um carinho acompanhado de um “bom garoto”. O importante é não punir o seu animal caso ele tente tirar a roupa. 

Se mesmo depois disso tudo, você ainda sentir que o seu cão não se sente confortável com a roupinha, talvez seja o caso de não insistir e procurar outra forma de manter ele aquecido. Para isso, vale o investimento em uma casinha de cachorro com mantas e cobertores. 

Como fazer roupa para cachorro?

É bem fácil encontrar roupas para cachorros na internet e em lojas para pets. Contudo, o preço pode ser alto dependendo do tamanho do animal, do tecido e dos detalhes da roupinha. Se o seu cachorro for muito grande, então, pode ser ainda mais difícil encontrar um tamanho que caiba. 

Uma boa alternativa é fazer a sua própria roupinha para cachorro. É muito simples e você pode fazer isso usando camisetas que não usa mais. Para isso, basta cortar as mangas e abrir um pouco mais a gola, dependendo do modelo da blusa. Isso vai deixar a roupa mais folgada e confortável para o seu peludo. No caso dos machinhos, é importante fazer um corte na parte que ficará para baixo: isso evitará que o cãozinho molhe a roupa na hora de fazer xixi. Se você domina a arte da costura ou crochê, pode criar roupinhas personalizadas para o seu pet.

Redação: Júlia Cruz