Sempre que o inverno se aproxima, uma dúvida que permeia a mente de muitos tutores é se o cachorro sente frio ou não com a queda da temperatura. A resposta para isso é sim: os cães são sensíveis às mudanças climáticas, e algumas raças podem sentir mais frio do que outras. O tipo de pelagem - assim como a sua abundância - são fatores que influenciam nisso e todo tutor deve levar isso em consideração antes de comprar uma roupinha de inverno para os cães. Mas como saber se a roupa de frio para cachorro é realmente necessária? Em que casos o acessório se torna indispensável para aquecer os bichinhos? Respondemos tudo isso abaixo!

Roupa de frio para cachorro: quando o acessório é necessário?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A roupa de cachorro de frio serve para deixar o animal aquecido, e o que não faltam são diferentes modelinhos para os pets. Moletom, casaco, jaqueta, tricô, cachecol, roupa para cachorro com capuz, sem capuz, impermeável ou não. Enfim, é uma variedade enorme, mas cuidado para não se empolgar demais, porque não são todos os cães que realmente precisam desse tipo de acessório.

Algumas raças de cachorro foram criadas originalmente em lugares muito frios e têm uma pelagem de dupla camada apropriada para aguentar as baixas temperaturas, então eles nem sentem quando chega o inverno. Exemplos destas raças são o Husky Siberiano e o Chow Chow. Além disso, cães grandes e/ou com uma pelagem muito comprida e abundante também não costumam ter problemas nos dias mais gelados.

Por outro lado, a roupa para cachorro de frio é super indicada no caso de filhotes ou cães idosos, que geralmente têm a saúde mais frágil e podem ficar doentes com facilidade. Aqueles que têm pelos finos e curtos, foram tosados ou são de pequeno porte também precisam de roupas apropriadas para se manterem sempre quentinhos.


A roupa de frio para cachorro pode ser muito útil em alguns casos
A roupa de frio para cachorro pode ser muito útil em alguns casos

Como saber se o cachorro está com frio?

Quando o cachorro sente frio não é difícil perceber. Um dos principais indícios disso é que o cãozinho apresenta tremores pelo corpo e costuma passar muito tempo deitado, sempre bem encolhidinho. Geralmente essa posição é uma forma que eles encontram de se manterem mais aquecidos. Além disso, a temperatura do corpo do cachorro também cai, e é possível perceber isso porque as pontas das orelhas, focinho e patas do animal tendem a ficar mais geladas que o normal. Outros sinais de frio são quando o cachorro dorme demais e fica com a respiração mais lenta, cansando com mais facilidade.

Roupa de frio: cachorro nem sempre se adapta ao acessório de primeira

Para começar, se essa é a primeira vez que seu cãozinho vai usar uma roupa, você deve prestar atenção em alguns detalhes. Tanto a roupa de frio para cachorro grande quanto a roupa para cachorros pequenos precisam ter um tamanho apropriado para proteger o pet sem apertar demais. Ele deve se sentir confortável e conseguir se movimentar livremente, mas também não deve ser uma roupa folgada demais que possa prejudicá-lo na locomoção. O material deve ser de lã ou de algodão, e sem muitos apetrechos para priorizar o conforto do cãozinho.

Com a roupa para cachorro certa em mãos, chegou a hora de ver como o seu peludo vai reagir. Caso ele não goste de primeira e tente retirar a vestimenta, uma boa dica é fazer a associação positiva para que o cãozinho aceite a roupinha com mais facilidade. Você pode fazer isso com petiscos, carinhos e muitos elogios! Assim ele passa a entender que a roupa de frio para cachorro é algo bom para ele. Além disso, esse é um processo que deve ser feito de forma gradual e sem brigas. Acostume o bichinho aos poucos com o acessório antes do inverno chegar e veja como ele reage.

Já se o seu cachorro sente frio no inverno, mas se recusa a vestir roupinhas, é importante procurar outras estratégias para mantê-lo bem aquecido, como mantas e cobertores. A constante exposição ao frio pode acabar favorecendo o desenvolvimento de doenças típicas dessa época, como a gripe canina, então todo cuidado é pouco.

Redação: Juliana Melo