Resgatar um cãozinho, ainda mais nos primeiros meses de vida, é um verdadeiro ato heroico - mesmo que você não saiba como cuidar de filhote de cachorro. Como o animal é frágil e está completamente indefeso, é normal ficar um pouco perdido no início. O que fazer primeiro? Levá-lo ao veterinário? Será que pode dar banho em filhote de cachorro? Como deve ser a alimentação do bichinho? São muitas perguntas que podem surgir. Mas para te ajudar nesse momento, o Patas da Casa reuniu algumas dicas importantes para os resgateiros de primeira viagem. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Levar o cachorro filhote ao veterinário é fundamental

O primeiro passo ao resgatar um filhotinho é levá-lo a uma clínica veterinária para realizar um check-up da saúde do animal. É preciso ter em mente que, nos primeiros meses de vida, a saúde do cachorro ainda é muito frágil - consequentemente, ele fica mais vulnerável a várias doenças, já que seu sistema imunológico ainda está se desenvolvendo. Além disso, um cãozinho que foi deixado na rua não tem a infraestrutura que um filhote precisa e acaba correndo o sério risco de se machucar. Por isso, uma consulta com um médico veterinário é essencial. O profissional vai verificar se o bichinho está com algum problema de saúde e indicará os cuidados necessários sobre como cuidar de um filhote de cachorro nessas condições. Além disso, você também pode tirar possíveis dúvidas sobre vacina para cachorro e a vermifugação do animal - medidas extremamente necessárias para prevenir doenças e vermes.

cachorro filhote no colo da dona

Saiba como alimentar filhote de cachorro com 20 dias e nos primeiros meses de vida

 

A alimentação de um cachorro filhote é um fator fundamental para a manutenção da sua saúde. Mas qual é a maneira certa de cuidar da dieta dele? Normalmente, o ideal é que os filhotes sejam alimentados com o leite materno durante as seis primeiras semanas de vida. Mas se o filhote foi abandonado, a amamentação materna torna-se inviável. Felizmente, existem opções de leite com fórmulas específicas para auxiliar na nutrição de cães filhotes em pet shops - basta procurar a mais recomendada pelo veterinário.

Isso acaba levantando outra questão: será que pode dar qualquer tipo de leite para filhote de cachorro? E a resposta é: não. Como já foi dito, o ideal é que o leite em questão seja específico para filhotes de cachorro, já que a fórmula é diferente dos demais. Portanto, nada de dar leite de vaca ou de cabra para o bichinho, hein? Alguns cachorros têm intolerância à lactose e podem acabar passando mal durante a digestão.

Após o desmame, inicia-se a introdução da ração na dieta do cãozinho. Ela pode ser seca ou úmida, já que ambas são bastante nutritivas para o animal, mas é importante comprar uma ração que seja específica para filhotes, que têm os grãos menores e nutrientes essenciais para essa fase da vida. Você pode oferecê-la da seguinte forma:

- de quatro a seis vezes por dia quando o filhote tiver dois meses;

- quatro vezes ao dia para cães de três meses;

- de duas a três vezes por dia na fase que vai dos quatro aos seis meses;

- duas vezes por dia (ou quantas o veterinário indicar) dos seis meses em diante.

Afinal, pode dar banho em filhote de cachorro?

Para filhotes recém-nascidos, o ideal é esperar pelo menos duas ou três semanas antes de introduzir o banho na rotina do animal. Antes disso, a pele dele ainda é muito frágil e sensível, o que pode acabar incomodando o bichinho. Para limpá-lo, o mais indicado é utilizar lenços umedecidos específico para cães. Após esse período, porém, já é possível dar banho no filhote de cachorro. Mas lembre-se sempre comprar shampoos indicados para essa fase de vida do cãozinho, hein?

Filhote de cachorro chorando: o que isso pode significar?

Nada mais deixa o nosso coração partido do que ver um filhote de cachorro chorando, mas poucas pessoas sabem o que isso realmente quer dizer. Muitos associam o choro a fome ou dor, só que na verdade o choro de um filhote normalmente está relacionado a saudade que o cãozinho sente da sua mãe. Isso acontece porque a separação materna acaba deixando o animalzinho bastante confuso e perdido, e a forma que ele encontra de transparecer isso é com os choros à noite. Mas pode ficar tranquilo, pois com o tempo o cãozinho logo se adapta a essa nova rotina e se acostuma com a sua nova família. Se o choro persistir por muito tempo, converse com o veterinário, pois ele pode estar sentindo algum incômodo que não tenha relação com a saudade da mãe e dos irmãozinhos. 

Resgatei um filhote de cachorro: quais acessórios devo providenciar?

Além da visita ao veterinário, vermífugo e da compra de uma ração indicada para filhote de cachorro, você vai precisar providenciar alguns itens para acomodar o cãozinho em casa. Alguns são bem fáceis de improvisar, inclusive. Primeiro, é importante que o cachorro tenha um lugar confortável e quentinho para descansar: se não tiver uma caminha para cachorro, pode ser um travesseiro ou mesmo uma caixa com almofadas e cobertores. Além disso, você precisa reservar dois potinhos para colocar água limpa e ração, que devem ser colocados perto da caminha do animal. É importante colocar jornais ou tapetes higiênicos próximos para que ele entenda que é ali que deve fazer as necessidade - no início, vai errar bastante, mas você pode usar algumas táticas para ensiná-lo a acertar o local do xixi e cocô

Os filhotes amam dormir, mas quando estão acordados eles gostam mesmo é de brincar e aprontar. Por isso, compre brinquedinhos para ele brincar bastante e ficar entretido - os mordedores vão ajudar a aliviar o desconforto dos dentinhos nascendo.

Como cuidar de filhote de cachorro: lembre-se de que o animal precisa de um lar

Além dos cuidados com a higiene e alimentação do cãozinho, é fundamental procurar um lar para o animal, caso você não possa ficar com ele. Filhote de cachorro para adoção é uma situação muito comum, e a boa notícia é que normalmente os doguinhos nessa idade são adotados com mais facilidade. Então, depois de resgatar um animal e cuidar dele nesse momento inicial, é importante um adotante. Outra opção é buscar ONGs e projetos que possam acolher o animal até encontrar uma família.

Redação: Juliana Melo