Adotar cachorro é um pensamento que sempre passa na cabeça de quem tem vontade de ter um bichinho para chamar de seu. Essa é uma linda atitude que, além de garantir um novo lar para um animal abandonado, é o primeiro passo para o início de uma grande amizade. Por trás da adoção, sempre tem uma pessoa que resgatou, cuidou, alimentou e divulgou a história do animalzinho: os protetores! Mas afinal, como funciona a rotina de quem faz resgate de cachorro? Como eles tratam e cuidam dos cachorros para adotar? Quais são as maiores dificuldades e barreiras que podem aparecer no meio do caminho? Nós conversamos com a protetora Yasmin Jacob, do projeto Aumigos do Bem , e ela contou um pouquinho do seu cotidiano com os cachorros resgatados. Dá só uma olhada!
A motivação por trás do resgate de cachorros
A rotina de resgates faz parte da vida de Yasmin há cerca de dois anos e meio. Ela confessa que sempre teve interesse em ajudar cãezinhos abandonados - e até gatos também - e já chegou a atuar em outro projeto antes. Desde que chegou no Aumigos do Bem, cerca de 30 animais já passaram pelos seus cuidados. “Sempre gostei de bichinhos e comecei a tomar consciência de como essa causa é importante quando percebi o amor que eu sentia pela minha cachorrinha, que já faleceu. Ela tinha alguns problemas de saúde, só que a gente tinha condições de cuidar dela. Mas muitos cachorros não têm essa chance e até mesmo são maltratados na rua. Acho que esse amor me motivou e me fez enxergar o propósito de tudo isso”, conta.
Como funciona a rotina de um protetor de animais?
Resgatar um cãozinho das ruas pode parecer simples, mas requer diversos cuidados - principalmente se o animal tiver algum problema de saúde ou foi vítima de maus-tratos. Isso porque se ele tiver alguma doença, por exemplo, vai ser necessário consultar um médico veterinário e provavelmente será recomendado o uso de medicamentos para o tratamento. De acordo com Yasmin, a rotina é um pouco incerta, já que não dá para prever quando um bichinho aparece para ser resgatado. “É uma rotina sem rotina, digamos assim. Muitas vezes é angustiante porque não dá para saber o que vem pela frente, mas a gente tenta dar o nosso melhor e fazer tudo certinho para cuidar desses animais”, conclui Yasmin.

Mais Lidas

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
As dificuldades que existem por trás do resgate animal
Antes de resgatar um animal, é necessário avaliar se o projeto tem condições (financeiras e/ou de acomodação) de realmente cuidar do cachorro em questão da forma que ele merece, como conta Yasmin. Isso porque como o grupo não possui nenhum tipo de ajuda do governo nem de empresas privadas, às vezes se torna difícil obter os recursos necessários para tratar o animal, especialmente aqueles que precisam ser medicados. Não é à toa que toda doação (seja de dinheiro, caminha, cobertor e até mesmo de ração) é de extrema importância para que eles consigam cuidar devidamente dos cães e gatos abandonados.
Além do mais, a protetora destaca um outro ponto que também é um dos mais difíceis nessa rotina: “O mais difícil é ver a maldade do ser humano, porque os piores casos de resgate que a gente tem é justamente os de maus-tratos, desde abandono até espancamento”.
Cachorros resgatados: uma mudança de vida
Após o resgate de cachorro, é perceptível a mudança no comportamento do animal depois de um tempo - em especial se ele tiver sido maltratado. “Muitas vezes, a gente não sabe o que aconteceu. Então às vezes resgatamos animais muito assustados ou que estão muito machucados, mas aceitam a ajuda. Também tem alguns que são mais agressivos por proteção”, comenta Yasmin. No entanto, a protetora afirma que um dos objetivos do resgate é, além de cuidar do animal do jeito que ele merece, tentar devolver a confiança aos bichinhos e afastar o medo. “Isso vai mudando com o tempo. É importante respeitar o espaço do animal. Mas fazemos de tudo para ajudá-los sempre, e até contamos com o auxílio de adestradores parceiros, caso seja necessário”.
Adote um cachorro e ganhe um novo amigo!
Se você quer um bichinho para chamar de seu, já pensou que adotar cachorro pode ser uma ótima opção para resolver isso? Uma coisa a gente te garante: existem vários cachorros para adotar espalhados por aí, basta procurar um local que trabalhe com o resgate de animais abandonados e escolher seu novo amigo de quatro patas! Se adotar está fora do seu alcance, Yasmin propõe outras atitudes que podem ajudar os cachorros resgatados: “Se você tem a oportunidade de ajudar, não só financeiramente, mas como apoio, divulgação, adotando ou mesmo incentivando os outros a adotarem, é importante aproveitar essa oportunidade”.
Quero adotar um cachorro! O que devo fazer?
Você já está decidido, mas ainda não sabe como adotar um cachorro? Existem várias formas de fazer isso! Hoje, o que não faltam são anúncios nas redes sociais de bichinhos que precisam de um novo lar. Além disso, abrigos, projetos e até mesmo protetores independentes também são uma alternativa para quem deseja adotar cachorro. Mas vai com calma, viu? Ter um amigo de quatro patas demanda responsabilidades, custos para manter o bichinho e uma série de cuidados, então sempre pense muito bem antes de tomar essa decisão para que o seu pet receba uma nova vida com muito amor e carinho.
Redação: Juliana Melo
