Histórias reais

Resgate de cachorro: como é a rotina de um protetor de animais?

Conversamos com a protetora de animais Yasmin Jacob e ela contou como é a rotina de resgatar cães abandonados
Conversamos com a protetora de animais Yasmin Jacob e ela contou como é a rotina de resgatar cães abandonados

Adotar cachorro é um pensamento que sempre passa na cabeça de quem tem vontade de ter um bichinho para chamar de seu. Essa é uma linda atitude que, além de garantir um novo lar para um animal abandonado, é o primeiro passo para o início de uma grande amizade. Por trás da adoção, sempre tem uma pessoa que resgatou, cuidou, alimentou e divulgou a história do animalzinho: os protetores! Mas afinal, como funciona a rotina de quem faz resgate de cachorro? Como eles tratam e cuidam dos cachorros para adotar? Quais são as maiores dificuldades e barreiras que podem aparecer no meio do caminho? Nós conversamos com a protetora Yasmin Jacob, do projeto Aumigos do Bem , e ela contou um pouquinho do seu cotidiano com os cachorros resgatados. Dá só uma olhada!

A motivação por trás do resgate de cachorros

A rotina de resgates faz parte da vida de Yasmin há cerca de dois anos e meio. Ela confessa que sempre teve interesse em ajudar cãezinhos abandonados - e até gatos também - e já chegou a atuar em outro projeto antes. Desde que chegou no Aumigos do Bem, cerca de 30 animais já passaram pelos seus cuidados. “Sempre gostei de bichinhos e comecei a tomar consciência de como essa causa é importante quando percebi o amor que eu sentia pela minha cachorrinha, que já faleceu. Ela tinha alguns problemas de saúde, só que a gente tinha condições de cuidar dela. Mas muitos cachorros não têm essa chance e até mesmo são maltratados na rua. Acho que esse amor me motivou e me fez enxergar o propósito de tudo isso”, conta.

Como funciona a rotina de um protetor de animais?

Resgatar um cãozinho das ruas pode parecer simples, mas requer diversos cuidados - principalmente se o animal tiver algum problema de saúde ou foi vítima de maus-tratos. Isso porque se ele tiver alguma doença, por exemplo, vai ser necessário consultar um médico veterinário e provavelmente será recomendado o uso de medicamentos para o tratamento. De acordo com Yasmin, a rotina é um pouco incerta, já que não dá para prever quando um bichinho aparece para ser resgatado. “É uma rotina sem rotina, digamos assim. Muitas vezes é angustiante porque não dá para saber o que vem pela frente, mas a gente tenta dar o nosso melhor e fazer tudo certinho para cuidar desses animais”, conclui Yasmin.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Cachorros resgatados: esse é o Simba, resgatado com menos de 2 meses e que hoje mora em um lindo sítio
    Cachorros resgatados: esse é o Simba, resgatado com menos de 2 meses e que hoje mora em um lindo sítio

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    As dificuldades que existem por trás do resgate animal

    Antes de resgatar um animal, é necessário avaliar se o projeto tem condições (financeiras e/ou de acomodação) de realmente cuidar do cachorro em questão da forma que ele merece, como conta Yasmin. Isso porque como o grupo não possui nenhum tipo de ajuda do governo nem de empresas privadas, às vezes se torna difícil obter os recursos necessários para tratar o animal, especialmente aqueles que precisam ser medicados. Não é à toa que toda doação (seja de dinheiro, caminha, cobertor e até mesmo de ração) é de extrema importância para que eles consigam cuidar devidamente dos cães e gatos abandonados.

    Além do mais, a protetora destaca um outro ponto que também é um dos mais difíceis nessa rotina: “O mais difícil é ver a maldade do ser humano, porque os piores casos de resgate que a gente tem é justamente os de maus-tratos, desde abandono até espancamento”.

    Cachorros resgatados: uma mudança de vida

    Após o resgate de cachorro, é perceptível a mudança no comportamento do animal depois de um tempo - em especial se ele tiver sido maltratado. “Muitas vezes, a gente não sabe o que aconteceu. Então às vezes resgatamos animais muito assustados ou que estão muito machucados, mas aceitam a ajuda. Também tem alguns que são mais agressivos por proteção”, comenta Yasmin. No entanto, a protetora afirma que um dos objetivos do resgate é, além de cuidar do animal do jeito que ele merece, tentar devolver a confiança aos bichinhos e afastar o medo. “Isso vai mudando com o tempo. É importante respeitar o espaço do animal. Mas fazemos de tudo para ajudá-los sempre, e até contamos com o auxílio de adestradores parceiros, caso seja necessário”.

    Adote um cachorro e ganhe um novo amigo! 

    Se você quer um bichinho para chamar de seu, já pensou que adotar cachorro pode ser uma ótima opção para resolver isso? Uma coisa a gente te garante: existem vários cachorros para adotar espalhados por aí, basta procurar um local que trabalhe com o resgate de animais abandonados e escolher seu novo amigo de quatro patas! Se adotar está fora do seu alcance, Yasmin propõe outras atitudes que podem ajudar os cachorros resgatados: “Se você tem a oportunidade de ajudar, não só financeiramente, mas como apoio, divulgação, adotando ou mesmo incentivando os outros a adotarem, é importante aproveitar essa oportunidade”.

    Quero adotar um cachorro! O que devo fazer?

    Você já está decidido, mas ainda não sabe como adotar um cachorro? Existem várias formas de fazer isso! Hoje, o que não faltam são anúncios nas redes sociais de bichinhos que precisam de um novo lar. Além disso, abrigos, projetos e até mesmo protetores independentes também são uma alternativa para quem deseja adotar cachorro. Mas vai com calma, viu? Ter um amigo de quatro patas demanda responsabilidades, custos para manter o bichinho e uma série de cuidados, então sempre pense muito bem antes de tomar essa decisão para que o seu pet receba uma nova vida com muito amor e carinho.

    Redação: Juliana Melo

    Scottish Fold: saiba tudo sobre a raça de gato escocesa

    Próxima matéria

    Scottish Fold: saiba tudo sobre a raça de gato escocesa

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!

    A rivalidade entre cães e gatos é tão histórica que até ditado popular ela já virou. Mesmo assim, no dia a dia o que não falta por aí são donos de pet que não conseguem decidir entre uma das espécies e dividem o amor com os cachorros e gatos ao mesmo tempo e embaixo do mesmo teto. A parte boa disso é que você não precisa aceitar que eles vão viver sempre em pé de guerra: juntar cachorro e gato em casa é possível, sim! Descubra, aqui embaixo, como você pode aproveitar a companhia de dois animaizinhos completamente diferentes, mas que também podem se tornar super amigos!

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Como adaptar meu cachorro ou gato com animais de outras espécies?
    Histórias reais

    Como adaptar meu cachorro ou gato com animais de outras espécies?

    Não dá para negar: os cachorros e os gatos são sempre a primeira opção na hora de escolher um bichinho para chamar de seu. Ainda assim, animais de outras espécies, como hamster, calopsita e até mesmo porquinho da Índia, estão roubando a cena (e o coração) dos pais e mães de pet. Por isso, se você já é tutor de um cão ou gato e está pensando em adicionar mais um membro à família, saiba que nem sempre os animais se

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Ver Todas >

    Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse
    Adote um animal

    Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse "furacão" canino cheio de energia

    Adotar filhote de cachorro vai mudar toda a sua vida. Você vai precisar acordar mais cedo, dormir mais tarde, vai ter que se programar para passear todo dia e ainda terá um gasto financeiro com vacinas, veterinário e ração. Um cachorro filhote vai te ensinar sobre paciência, te fazer desapegar de alguns objetos e até mudar a decoração da casa. Seus chinelos e sapatos terão que ficar escondidos e a porta do banheiro sempre fechada - afinal, o papel higiênico é um “brinquedo” super atrativo.

    10 características marcantes do Golden Retriever
    Adote um animal

    10 características marcantes do Golden Retriever

    Quando se trata de cachorros grandes, o Golden Retriever é um dos mais queridos entre as famílias brasileiras. E não é para menos, né? Ativo, brincalhão e amoroso, o cachorro Golden é a escolha certa para quem busca um companheiro de quatro patas. Para te ajudar a conhecer (e amar) ainda mais o animal da raça Golden, nós reunimos em um só lugar as principais características desse cão adorável. 

    Conheça o Basenji, uma raça de cachorro que não sabe latir!
    Adote um animal

    Conheça o Basenji, uma raça de cachorro que não sabe latir!

    O cachorro Basenji é muito conhecido por não latir. Originário do Congo, esses cães chegaram a fazer parte de diferentes civilizações da região. No Egito antigo, os Basenjis eram considerados cães sagrados. Por isso, até hoje desenhos do animal são encontrados nas tumbas egípcias. A raça de cachorro é uma das mais antigas do mundo, tendo registros que comprovam sua existência há mais mais de 4 mil anos. Incrível, não é? 

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia
    Adote um animal

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

    Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

    Ver Todas >