close
Histórias reais

Resgate de cachorro: como é a rotina de um protetor de animais?

Conversamos com a protetora de animais Yasmin Jacob e ela contou como é a rotina de resgatar cães abandonados
Conversamos com a protetora de animais Yasmin Jacob e ela contou como é a rotina de resgatar cães abandonados

Adotar cachorro é um pensamento que sempre passa na cabeça de quem tem vontade de ter um bichinho para chamar de seu. Essa é uma linda atitude que, além de garantir um novo lar para um animal abandonado, é o primeiro passo para o início de uma grande amizade. Por trás da adoção, sempre tem uma pessoa que resgatou, cuidou, alimentou e divulgou a história do animalzinho: os protetores! Mas afinal, como funciona a rotina de quem faz resgate de cachorro? Como eles tratam e cuidam dos cachorros para adotar? Quais são as maiores dificuldades e barreiras que podem aparecer no meio do caminho? Nós conversamos com a protetora Yasmin Jacob, do projeto Aumigos do Bem , e ela contou um pouquinho do seu cotidiano com os cachorros resgatados. Dá só uma olhada!

A motivação por trás do resgate de cachorros

A rotina de resgates faz parte da vida de Yasmin há cerca de dois anos e meio. Ela confessa que sempre teve interesse em ajudar cãezinhos abandonados - e até gatos também - e já chegou a atuar em outro projeto antes. Desde que chegou no Aumigos do Bem, cerca de 30 animais já passaram pelos seus cuidados. “Sempre gostei de bichinhos e comecei a tomar consciência de como essa causa é importante quando percebi o amor que eu sentia pela minha cachorrinha, que já faleceu. Ela tinha alguns problemas de saúde, só que a gente tinha condições de cuidar dela. Mas muitos cachorros não têm essa chance e até mesmo são maltratados na rua. Acho que esse amor me motivou e me fez enxergar o propósito de tudo isso”, conta.

Como funciona a rotina de um protetor de animais?

Resgatar um cãozinho das ruas pode parecer simples, mas requer diversos cuidados - principalmente se o animal tiver algum problema de saúde ou foi vítima de maus-tratos. Isso porque se ele tiver alguma doença, por exemplo, vai ser necessário consultar um médico veterinário e provavelmente será recomendado o uso de medicamentos para o tratamento. De acordo com Yasmin, a rotina é um pouco incerta, já que não dá para prever quando um bichinho aparece para ser resgatado. “É uma rotina sem rotina, digamos assim. Muitas vezes é angustiante porque não dá para saber o que vem pela frente, mas a gente tenta dar o nosso melhor e fazer tudo certinho para cuidar desses animais”, conclui Yasmin.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Cachorros resgatados: esse é o Simba, resgatado com menos de 2 meses e que hoje mora em um lindo sítio
    Cachorros resgatados: esse é o Simba, resgatado com menos de 2 meses e que hoje mora em um lindo sítio

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha
    Adote um animal

    Nomes para gatas: confira uma lista com 200 sugestões para chamar a sua gatinha

    Escolher um dentre as infinitas possibilidades de nomes para gatas e gatos não é uma tarefa fácil. Quando se trata de escolher um nome para gatinha, opções mais fofas e meigas estão entre as favoritas dos tutores. Mas a verdade é que existem centenas de inspirações de nomes para gata, desde personagens e celebridades famosas até sua comida preferida. 

    As dificuldades que existem por trás do resgate animal

    Antes de resgatar um animal, é necessário avaliar se o projeto tem condições (financeiras e/ou de acomodação) de realmente cuidar do cachorro em questão da forma que ele merece, como conta Yasmin. Isso porque como o grupo não possui nenhum tipo de ajuda do governo nem de empresas privadas, às vezes se torna difícil obter os recursos necessários para tratar o animal, especialmente aqueles que precisam ser medicados. Não é à toa que toda doação (seja de dinheiro, caminha, cobertor e até mesmo de ração) é de extrema importância para que eles consigam cuidar devidamente dos cães e gatos abandonados.

    Além do mais, a protetora destaca um outro ponto que também é um dos mais difíceis nessa rotina: “O mais difícil é ver a maldade do ser humano, porque os piores casos de resgate que a gente tem é justamente os de maus-tratos, desde abandono até espancamento”.

    Cachorros resgatados: uma mudança de vida

    Após o resgate de cachorro, é perceptível a mudança no comportamento do animal depois de um tempo - em especial se ele tiver sido maltratado. “Muitas vezes, a gente não sabe o que aconteceu. Então às vezes resgatamos animais muito assustados ou que estão muito machucados, mas aceitam a ajuda. Também tem alguns que são mais agressivos por proteção”, comenta Yasmin. No entanto, a protetora afirma que um dos objetivos do resgate é, além de cuidar do animal do jeito que ele merece, tentar devolver a confiança aos bichinhos e afastar o medo. “Isso vai mudando com o tempo. É importante respeitar o espaço do animal. Mas fazemos de tudo para ajudá-los sempre, e até contamos com o auxílio de adestradores parceiros, caso seja necessário”.

    Adote um cachorro e ganhe um novo amigo! 

    Se você quer um bichinho para chamar de seu, já pensou que adotar cachorro pode ser uma ótima opção para resolver isso? Uma coisa a gente te garante: existem vários cachorros para adotar espalhados por aí, basta procurar um local que trabalhe com o resgate de animais abandonados e escolher seu novo amigo de quatro patas! Se adotar está fora do seu alcance, Yasmin propõe outras atitudes que podem ajudar os cachorros resgatados: “Se você tem a oportunidade de ajudar, não só financeiramente, mas como apoio, divulgação, adotando ou mesmo incentivando os outros a adotarem, é importante aproveitar essa oportunidade”.

    Quero adotar um cachorro! O que devo fazer?

    Você já está decidido, mas ainda não sabe como adotar um cachorro? Existem várias formas de fazer isso! Hoje, o que não faltam são anúncios nas redes sociais de bichinhos que precisam de um novo lar. Além disso, abrigos, projetos e até mesmo protetores independentes também são uma alternativa para quem deseja adotar cachorro. Mas vai com calma, viu? Ter um amigo de quatro patas demanda responsabilidades, custos para manter o bichinho e uma série de cuidados, então sempre pense muito bem antes de tomar essa decisão para que o seu pet receba uma nova vida com muito amor e carinho.

    Redação: Juliana Melo

    Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

    Próxima matéria

    Pequinês: conheça 11 características dessa raça miniatura

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: como acostumar os pets com a nova rotina!

    A rivalidade entre cães e gatos é tão histórica que até ditado popular ela já virou. Mesmo assim, no dia a dia o que não falta por aí são donos de pet que não conseguem decidir entre uma das espécies e dividem o amor com os cachorros e gatos ao mesmo tempo e embaixo do mesmo teto. A parte boa disso é que você não precisa aceitar que eles vão viver sempre em pé de guerra: juntar cachorro e gato em casa é possível, sim! Descubra, aqui embaixo, como você pode aproveitar a companhia de dois animaizinhos completamente diferentes, mas que também podem se tornar super amigos!

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Ver Todas >

    Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 1: descubra algumas características desse cãozinho de raça pequena

    Você já ouviu falar no Pinscher 1? Filhote ou adulto, o cachorrinho possui um tamanho muito pequeno que se mantém por toda a vida. O cachorro Pinscher 1 é um dos tipos da raça Pinscher, uma das mais amadas do Brasil. Esse cãozinho, por menor que seja, tem uma facilidade enorme em conquistar o coração de quem busca uma companhia canina. Dentre os diferentes tamanhos da raça, Pinscher 1 é considerado o segundo menor entre eles, logo atrás do Pinscher 0. 

    Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...
    Adote um animal

    Shih tzu: tudo sobre a raça: saúde, temperamento, porte, pelagem, preço, curiosidades...

    Para quem está procurando um cão bem dócil, companheiro, carinhoso e de pequeno porte, o Shih Tzu talvez seja a raça mais indicada. Esse cachorrinho é muito mais que uma carinha fofa, ok? Por não ser um cão de caça e nem ter um perfil atlético, ele acaba sendo mais apegado ao dono e tem um temperamento bem fácil de lidar. O cachorro da raça Shih Tzu também se adapta super bem a apartamentos e ambientes compactos e, por isso, é a escolha perfeita para quem mora em cidade grande.

    Schnauzer gigante: tudo sobre essa variação da raça
    Adote um animal

    Schnauzer gigante: tudo sobre essa variação da raça

    É bem provável que você já esteja familiarizado com a imagem de um Schnauzer. Esse é um cão com aparência robusta, cabeça alongada e um bigode de cachorro que chama atenção por onde passa. Mas sabia que existem três variações da raça, e o Schnauzer gigante é um deles? O que poucas pessoas sabem é que o Schnauzer grande não chama atenção somente por causa do seu tamanho, mas também por conta da sua personalidade forte e cheia de energia. 

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro
    Adote um animal

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro

    Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos.

    Ver Todas >