Saúde

Reiki veterinário: como essa terapia holística pode ajudar os cães e gatos?

O reiki veterinário é uma técnica que promete vários benefícios para cachorros e gatos
O reiki veterinário é uma técnica que promete vários benefícios para cachorros e gatos

O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Conversamos com a veterinária Mariana Blanco, da VetChi - Medicina Veterinária Holística, que é especialista em reiki e nos explicou tudinho. 

Como funciona o reiki veterinário?

A técnica do reiki veterinário não é muito diferente da aplicada em humanos: a transmissão da energia vital é feita com a imposição das mãos do reikiano - isto é, alguém capacitado e que tenha feito um curso de reiki - sobre os chakras do animal. Os chakras, por sua vez, são centros de energia que todo ser vivo tem, e é por esse centro de energia que vai passar a chamada energia universal canalizada pelo reikiano, segundo Mariana.

Essa terapia é considerada bastante benéfica para o bem-estar dos bichinhos e pode ser aplicada, inclusive, em casos de doença ou dores. Além disso, animais sadios também podem aderir ao reiki veterinário, viu? Não existem contraindicações para o procedimento e o comportamento do gato ou cachorro pode até melhorar com uma simples sessão de reiki. “A energia universal é inteligente e sempre vai beneficiar o paciente”, destaca a médica.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O reiki ajuda a trabalhar comportamentos dos animais e até aliviar alguns sintomas
    O reiki ajuda a trabalhar comportamentos dos animais e até aliviar alguns sintomas

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Gato

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Gato

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Gato

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Gato

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Como o reiki ajuda a cuidar de cachorro e gato?

    Se o seu amigo de quatro patas está sofrendo com algum problema de saúde ou anda muito agitado e estressado, o reiki em cachorros e gatos pode ajudar. “O reiki equilibra a energia vital do corpo físico, mental e espiritual, logo a saúde e bem-estar melhoram”, explica a veterinária. Entretanto, isso não quer dizer que o reiki vai atuar como uma técnica de cura milagrosa, ok? Ele funciona como uma terapia complementar, mas jamais deve substituir o tratamento médico indicado pelo médico veterinário (que geralmente é feito com remédios e outros procedimentos).

    Para ajudar a cuidar de gato e cachorro, o reiki veterinário pode ser aplicado sempre que o tutor achar necessário: uma vez por semana, a cada 15 dias ou até uma vez por mês. Vai depender muito do estado físico, mental e espiritual do animal. Mas vale lembrar que é importante não forçar o seu pet a nada que ele não queira fazer. Normalmente, o comportamento de gato e cachorro muda quando eles estão prestes a receber o reiki: por serem sensitivos, eles ficam mais predispostos ao tratamento. Contudo, nem todos têm a mesma reação e alguns preferem manter certa distância durante a sessão. Lembre-se que os reikianos estão preparados para esse tipo de circunstância e vão respeitar o espaço do seu cão ou gato. O reiki também funciona à distância e tem a mesma eficácia que a técnica presencial.

    6 vantagens do reiki veterinário para o seu pet

    1) Equilibra a saúde física, mental e espiritual do animal

    2) Melhora o bem-estar do bichinho

    3) Reduz o estresse e ansiedade

    4) Alivia dores

    5) Fortalece o sistema imunológico

    6) Previne doenças e distúrbios emocionais e psicológicos

    Reiki em cachorros e gatos: quem pode aplicar essa técnica nos animais?

    Existem veterinários especialistas em reiki, mas de acordo com Mariana, qualquer pessoa pode realizar a aplicação dessa técnica em animais ou humanos, desde que tenha feito um curso de capacitação para isso. O curso deve ser feito com um mestre em reiki, ou seja, alguém que tenha completado os três níveis da terapia holística e cumprido o teste específico para se tornar mestre. Mas se a pessoa já completou pelo menos o nível 1, ela já está a apta para aplicar o reiki em outras pessoas e até mesmo nos animais.

    Redação: Juliana Melo

    Como funciona a memória dos felinos? Veja curiosidades sobre o cérebro do gato

    Próxima matéria

    Como funciona a memória dos felinos? Veja curiosidades sobre o cérebro do gato

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato
    Raças

    Van Turco: saiba tudo sobre essa raça de gato

    Já ouviu falar no gato Turkish Van? Também chamado de Van Turco ou o contrário, Turco Van, o animal desta raça é muito cobiçado e especial aos olhos dos amantes de felinos. Extremamente dócil e cativante, não é muito difícil entender por que as pessoas se apaixonam por esse bichano de pelagem felpuda e macia. Mas afinal, que outras características são típicas desta raça de gato? Como é a personalidade dele? Que cuidados são necessários no dia a dia do gatinho? Para desvendar todas essas questões, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o Van Turco. Dá só uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Gato

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Anticoncepcional para gatos: veterinária aponta os perigos da vacina para cio de gato
    Gato

    Anticoncepcional para gatos: veterinária aponta os perigos da vacina para cio de gato

    Já parou para pensar como ocorre o cruzamento entre os gatos? Os machos sempre estão dispostos a acasalar, mas as fêmeas precisam estar no período do cio para aceitar a aproximação. O primeiro cio costuma ocorrer quando o animal atinge a puberdade, que normalmente é entre o 8º e o 10º mês de vida. Esse costuma ser um período bastante delicado para todos, que precisam já que a gata passa por uma grande carga de estresse. 

    6 cuidados com gatos para evitar vômitos e diarreia
    Gato

    6 cuidados com gatos para evitar vômitos e diarreia

    O vômito e diarreia em gatos são condições que sempre ligam o alerta nos tutores. Geralmente sintoma de algum outro problema de saúde, o gato vomitando ou com diarreia pode representar tanto uma reação natural do organismo felino quanto uma doença mais grave. O sistema digestivo do gato é sensível e pode ser afetado por uma simples alteração na alimentação. 

    Como é a personalidade do Ragdoll?
    Gato

    Como é a personalidade do Ragdoll?

    O Ragdoll é uma raça de gato gigante que faz muito sucesso, e isso não é só por causa da sua aparência fofinha e felpuda. O que realmente encanta os gateiros é a personalidade do gato Ragdoll, que é muito afetuosa e tranquila. Muitas pessoas até chegam a comparar o bichano a um cachorro, pois além de ser muito brincalhão, o Ragdoll também tem uma dependência maior da sua família humana. 

    Ver Todas >