O reiki é uma terapia holística muito comum entre os humanos, mas você sabia que o seu pet também pode aproveitar os benefícios desse tratamento? O reiki veterinário é uma técnica de cura pelas mãos que busca alinhar os centros de energia do corpo - chamados de chakras -, promovendo o equilíbrio energético e melhorando a saúde física, mental e espiritual do animal. Que tal entender como o reiki pode ajudar na hora de cuidar de cachorro e até a melhorar o comportamento do gato? Conversamos com a veterinária Mariana Blanco, da VetChi - Medicina Veterinária Holística, que é especialista em reiki e nos explicou tudinho. 

Como funciona o reiki veterinário?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A técnica do reiki veterinário não é muito diferente da aplicada em humanos: a transmissão da energia vital é feita com a imposição das mãos do reikiano - isto é, alguém capacitado e que tenha feito um curso de reiki - sobre os chakras do animal. Os chakras, por sua vez, são centros de energia que todo ser vivo tem, e é por esse centro de energia que vai passar a chamada energia universal canalizada pelo reikiano, segundo Mariana.

Essa terapia é considerada bastante benéfica para o bem-estar dos bichinhos e pode ser aplicada, inclusive, em casos de doença ou dores. Além disso, animais sadios também podem aderir ao reiki veterinário, viu? Não existem contraindicações para o procedimento e o comportamento do gato ou cachorro pode até melhorar com uma simples sessão de reiki. “A energia universal é inteligente e sempre vai beneficiar o paciente”, destaca a médica.


O reiki ajuda a trabalhar comportamentos dos animais e até aliviar alguns sintomas
O reiki ajuda a trabalhar comportamentos dos animais e até aliviar alguns sintomas

Como o reiki ajuda a cuidar de cachorro e gato?

Se o seu amigo de quatro patas está sofrendo com algum problema de saúde ou anda muito agitado e estressado, o reiki em cachorros e gatos pode ajudar. “O reiki equilibra a energia vital do corpo físico, mental e espiritual, logo a saúde e bem-estar melhoram”, explica a veterinária. Entretanto, isso não quer dizer que o reiki vai atuar como uma técnica de cura milagrosa, ok? Ele funciona como uma terapia complementar, mas jamais deve substituir o tratamento médico indicado pelo médico veterinário (que geralmente é feito com remédios e outros procedimentos).

Para ajudar a cuidar de gato e cachorro, o reiki veterinário pode ser aplicado sempre que o tutor achar necessário: uma vez por semana, a cada 15 dias ou até uma vez por mês. Vai depender muito do estado físico, mental e espiritual do animal. Mas vale lembrar que é importante não forçar o seu pet a nada que ele não queira fazer. Normalmente, o comportamento de gato e cachorro muda quando eles estão prestes a receber o reiki: por serem sensitivos, eles ficam mais predispostos ao tratamento. Contudo, nem todos têm a mesma reação e alguns preferem manter certa distância durante a sessão. Lembre-se que os reikianos estão preparados para esse tipo de circunstância e vão respeitar o espaço do seu cão ou gato. O reiki também funciona à distância e tem a mesma eficácia que a técnica presencial.

6 vantagens do reiki veterinário para o seu pet

1) Equilibra a saúde física, mental e espiritual do animal

2) Melhora o bem-estar do bichinho

3) Reduz o estresse e ansiedade

4) Alivia dores

5) Fortalece o sistema imunológico

6) Previne doenças e distúrbios emocionais e psicológicos

Reiki em cachorros e gatos: quem pode aplicar essa técnica nos animais?

Existem veterinários especialistas em reiki, mas de acordo com Mariana, qualquer pessoa pode realizar a aplicação dessa técnica em animais ou humanos, desde que tenha feito um curso de capacitação para isso. O curso deve ser feito com um mestre em reiki, ou seja, alguém que tenha completado os três níveis da terapia holística e cumprido o teste específico para se tornar mestre. Mas se a pessoa já completou pelo menos o nível 1, ela já está a apta para aplicar o reiki em outras pessoas e até mesmo nos animais.

Redação: Juliana Melo