Assim como os humanos, o cachorro tem refluxo e pode precisar de algumas adaptações para aliviar o incômodo. Várias causas estão ligadas ao problema: uso de medicamentos, comer muito rápido, alterações na alimentação, obstrução e até mesmo fatores hereditários - como é o caso de algumas raças com predisposição. O refluxo em cães ocorre quando o conteúdo do estômago volta para a boca por meio do esôfago e de forma totalmente involuntária - e que pode ou não ter a eliminação de alimentos.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A regurgitação causada pelo refluxo se difere do vômito: normalmente o alimento ainda não passou pelo processo digestão, por isso é comum encontrar grãos de ração intactos - e também não tem o odor forte. O tutor precisa prestar atenção na rotina do animal, textura e frequência do refluxo. A boa notícia é que algumas mudanças simples no dia a dia podem amenizar o quadro de cachorro com refluxo. O que fazer? A gente te explica!

Seu cachorro é muito agitado? Comer rápido demais pode causar refluxo em cães

Cães mais apressadinhos na hora de comer podem apresentar o refluxo com mais facilidade. Nesse caso, o alimento volta para a boca antes de chegar efetivamente ao estômago. A melhor alternativa é tentar desacelerar a forma como o bichinho se alimenta, seja com o uso de um comedouro lento para cachorro ou mesmo aproveitando as refeições para ensinar truques ao bichinho e, assim, ter mais controle da quantidade de ração que ele ingere de uma vez.

Cães muito agitados também podem ter refluxo, principalmente se costumam correr ou brincar muito logo após a refeição. O mais indicado é não incentivar o bichinho a se movimentar muito depois de comer - inclusive, prefira fazer os passeios antes das refeições. O vômito de ração precisa da sua atenção se for muito frequente e vir acompanhado de outros sintomas, como febre, diarreia e prostração. Nesse caso, o melhor é levar o animal ao veterinário o quanto antes.


A alimentação do cachorro pode ter relação com os episódios de refluxo
A alimentação do cachorro pode ter relação com os episódios de refluxo

Refluxo em cachorro: a altura do comedouro importa

Pouca gente sabe que o comedouro de cachorro precisa estar na altura adequada para evitar episódios de refluxo, principalmente se estamos falando de cachorros pequenos. O ideal é que o potinho fique posicionado na altura do peitoral do animal para que ele não precise se abaixar muito na hora de comer. Por isso, invista em um suporte para os potes de água e comida - além de evitar o refluxo no cachorro, o comedouro não ficará em contato direto com o chão.

Ração de cachorro precisa ser adequada para o tamanho e idade do animal

A alimentação inadequada é uma das principais causas do refluxo em cães. Tenha muita atenção na hora de escolher a ração do seu cachorro. Primeiro, prefira alimentos de qualidade e que oferecem todos os nutrientes para manter o animal saudável. É fundamental que a ração seja específica para a fase de vida do cachorro - seja ele filhote, adulto ou sênior. Isso porque a textura do alimento é adaptada até para a capacidade de mastigação ou para o desgaste natural dos dentes de um cachorro idoso, por exemplo. Já a ração para filhote pode causar o desequilíbrio do organismo de um adulto, gerando incômodos e, claro, os quadros de cachorro com refluxo.

O tamanho do grão também importa. A ração indicada para cães de pequeno porte tem o grão menor do que aquela destinada ao cachorro grande e isso pode influenciar na digestão. Outros aspectos da alimentação também podem ser a causa do cachorro com refluxo, como a troca de ração repentina: o ideal é que o processo seja gradual.

É importante que o tutor observe a frequência do refluxo e se o animal apresenta outros sintomas que podem indicar algo mais grave. Se esse for o caso, o melhor é levar o animal para uma consulta: o veterinário vai fazer exames clínicos para detectar o problema e indicar como tratar refluxo em cachorro da melhor forma.

Redação: Luana Lopes