close
Raças

Raça Puli: 10 características sobre esse cãozinho de pelagem exótica

Atualizado · 06 de maio de 2021 · 15h47

Publicado · 06/05/2021 · 15h47

O cachorro Puli tem pelos encaracolados bem chamativos. Saiba mais sobre a raça
O cachorro Puli tem pelos encaracolados bem chamativos. Saiba mais sobre a raça

Você conhece a raça Puli? Ela não é uma das raças mais populares, e na verdade é um dos cães mais raros que existem. Tanto é que entre 2009 e 2013, apenas 12 exemplares de cachorro Puli foram reconhecidos oficialmente pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), todos de uma mesma criadora apaixonada pela raça. Os motivos para o Puli dog conquistar os humanos são inúmeros: além da sua aparência exótica e charmosa, este cãozinho tem uma personalidade tranquila, amigável e, claro, muito amor para oferecer. Para conhecer um pouco mais sobre esta raça de cachorro, o Patas da Casa separou 10 características que todo mundo precisa saber a respeito do Puli.

1) Os pelos cacheados do cachorro Puli são o que mais chamam atenção

A raça Puli nunca passa despercebida nos lugares por um simples motivo: a sua pelagem exótica e exuberante logo desperta os olhares de todos ao redor. Se você nunca viu um cachorro cacheado, pode se surpreender com a pelagem do Puli, que é densa, crespa, grossa e com um subpelo que lembra o aspecto de lã. Como os pelos se enrolam muito facilmente - ainda mais quando eles estão bem compridos -, muitas pessoas chegam a compará-los à dreadlocks.

2) O Puli dog é muito animado e tem disposição de sobra para brincar

É difícil de ver um cãozinho desta raça completamente parado. Eles têm um fôlego danado e sempre estão preparados para uma brincadeira ou qualquer coisa que os faça se movimentar. Por isso, é importante investir em uma rotina de exercícios físicos com o cachorro Puli. Além de passear com o doguinho diariamente, brincadeiras e outras atividades físicas são super bem-vindas, inclusive esportes. O agility é uma ótima indicação para esses cãezinhos, já que eles são ótimos em tudo que envolve agilidade e obediência.

3) Sensível e dócil, a raça Puli gosta de estar perto dos seus humanos

Esse é um dos cães mais fiéis e leais que existem. Embora seja um tanto independente e consiga se virar bem sozinho por um certo tempo, o Puli não desperdiça a chance de ficar com a sua família e sempre faz questão de estar juntinho brincando de alguma forma. Ele tem uma personalidade super amigável e afetuosa, sendo bem carinhoso com quem ele ama.

4) Puli: cachorro está no ranking das 30 raças mais inteligentes

Todo mundo sabe que os cachorros são animais inteligentes, mas você sabia que é possível medir a inteligência canina seguindo alguns critérios? O psicólogo norte-americano Stanley Coren fez um estudo bem completo a respeito do assunto e analisou o comportamento e as habilidades de diferentes raças, montando um ranking de cachorros mais inteligentes. A raça Puli ocupa 27ª posição na lista, demonstrando que o cãozinho é bem sagaz e um ótimo candidato para aprender novos truques e comandos!

5) As cores do Puli dog tem diferentes variações

É mais comum encontrar o cachorro Puli nas cores branco ou preto, já que eles são os que fazem mais sucesso. No entanto, a Confederação Brasileira de Cinofilia reconhece diferentes padrões de cores como oficiais, e por isso também é possível encontrar o cãozinho com tons avermelhados e cinza.

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    A raça Puli pode ter diferentes tipos de cores
    A raça Puli pode ter diferentes tipos de cores

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 25 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães. O cachorro Yorkshire é ideal para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. A raça Yorkshire é reconhecida de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. 

    6) A raça Puli se adapta bem a qualquer lugar

    Considerado um cachorro de porte médio, o Puli consegue viver bem em praticamente qualquer lugar. Então não importa se é uma casa grande ou pequena, ou até mesmo um apartamento: ele se adapta facilmente ao novo ambiente. O importante mesmo é garantir que ele se exercite todos os dias, assim ele não fica frustrado e tem uma boa qualidade de vida.

    7) O cachorro Puli precisa de escovações frequentes e tosas mensais

    Por ser um cachorro encaracolado, os cuidados com a pelagem do Puli devem ser ainda maiores. Mesmo que a raça não sofra com queda de pelos frequentemente, é importante manter uma rotina de escovação para manter os pelos saudáveis e desembaraçados. Caso contrário, alguns nós podem se formar. Também é importante tosar o Puli pelo menos uma vez por mês, já que seus pelos crescem rapidamente. 

    8) Enriquecimento ambiental é muito importante para gastar a energia do Puli dog

    Os brinquedos para cachorro são fundamentais para estimular o cachorro Puli físico e mentalmente. Uma das melhores opções, inclusive, são os comedouros interativos ou brinquedos que guardam ração dentro, porque eles melhoram as habilidades cognitivas do animal. Para gastar ainda mais a energia do Puli dog, diferentes jogos e brincadeiras podem ser incrementados no seu dia a dia, como esconde-esconde e jogar bolinhas para ele buscar.

    9) O cachorro Puli pode ser desconfiado com estranhos

    Por mais que não seja um cãozinho agressivo, o Puli tende a desconfiar de quem ele não conhece. Isso quer dizer que se uma pessoa estranha se aproximar, ele provavelmente vai se recolher e ficar mais reservado. Em alguns casos pode até latir. Para evitar que isso aconteça, é necessário socializar o cachorro ainda filhote para se acostumar com diferentes tipos de pessoas e até com outros animais.

    10) Cachorro: raça Puli desenvolve laços afetivos profundos com a sua família humana

    O cachorro Puli é muito amável e se apega facilmente aos seus tutores. Eles são capazes de criarem um laço muito forte com os tutores, nutrindo um grande carinho por eles. O Puli dog ama com todo o seu coração e é uma ótima companhia para todos os momentos, sejam eles bons ou ruins.

    Redação: Juliana Melo

    O que é pedigree de cachorro?

    Próxima matéria

    O que é pedigree de cachorro?

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça
    Pequenos

    Fox Terrier: características físicas, personalidade, cuidados e muito mais... saiba tudo sobre a raça

    Os cães do grupo Terrier fazem sucesso por onde passam, e com o Fox Terrier não é diferente. Ele representa perfeitamente as raças de cachorro desse grupo: é animado, ativo, cheio de energia, habilidoso e, claro, incrivelmente fofo. Muitas pessoas chegam a confundi-lo com o Fox Paulistinha, uma raça de Terrier originária do Brasil que descende do cruzamento do Fox Terrier com outros cães. No entanto, esses dois doguinhos são bem diferentes entre si, especialmente no que diz respeito à pelagem e traços físicos.

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro
    Raças

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro

    O Shiba Inu é uma raça de cachorro de origem japonesa. De porte pequeno a médio, o Shiba não ultrapassa os 15kg e tem energia moderada - ou seja, um cachorro ideal para apartamentos. A raça Shiba tem uma personalidade independente, mas também carinhosa. Por outro lado, essa raça de cachorro tem um instinto protetor bem aguçado. 

    Ver Todas >

    Preço das raças de cachorro mais populares
    Adote um animal

    Preço das raças de cachorro mais populares

    Receber um novo pet em casa é algo que precisa de muito planejamento e quando falamos de cachorros de raça, a preparação financeira precisa ser ainda maior. Para adquirir um filhote de raça pura com pedigree é necessário desembolsar um certo valor na compra. No dia a dia, são mais gastos ainda com alimentação, acessórios, brinquedos e cuidados veterinários. Mas você já se perguntou quanto custa um Shih Tzu ou quanto custa um Pinscher e outras raças famosas no Brasil? 

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Adote um animal

    São Bernardo: saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    O São Bernardo é o típico cachorro gigante com um coração maior ainda! Com corpo bem musculoso e peludo, a raça São Bernardo também é conhecida pela personalidade dócil e extremamente carinhosa. Além disso, o que não faltam são habilidades peculiares em um São Bernardo. Cachorro da raça pode atuar como cão de guarda e farejador ou servir como babá para crianças! 

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre
    Adote um animal

    Conheça o Toyger, raça de gato que se parece com um tigre

    O Toyger é um gato híbrido que não é tão conhecido como outras raças, mas que chama a atenção principalmente por conta da sua aparência, que lembra um tigre. O que poucas pessoas sabem é que o processo de criação do Toyger foi totalmente proposital, e não por “acaso” como acontece com outras raças híbridas. Considerado um dos animais domésticos mais recentes, o Toyger é muito carinhoso, inteligente e cheio de energia!

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?
    Adote um animal

    Gato híbrido: o que é e quais suas características?

    Já ouviu falar em gato híbrido? O termo muitas vezes é usado para descrever o cruzamento de gato “do mato” com gato doméstico. O que poucas pessoas sabem é que existem algumas raças bem conhecidas que derivam justamente desse tipo de cruzamento, resultando em uma espécie de gato “selvagem” doméstico, como é o caso do gato Bengal. Apesar de ter uma aparência que lembra os gatos que nós conhecemos, esses felinos costumam ter um comportamento movido principalmente pelos seus instintos.

    Ver Todas >