Você conhece a raça Puli? Ela não é uma das raças mais populares, e na verdade é um dos cães mais raros que existem. Tanto é que entre 2009 e 2013, apenas 12 exemplares de cachorro Puli foram reconhecidos oficialmente pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), todos de uma mesma criadora apaixonada pela raça. Os motivos para o Puli dog conquistar os humanos são inúmeros: além da sua aparência exótica e charmosa, este cãozinho tem uma personalidade tranquila, amigável e, claro, muito amor para oferecer. Para conhecer um pouco mais sobre esta raça de cachorro, o Patas da Casa separou 10 características que todo mundo precisa saber a respeito do Puli.

1) Os pelos cacheados do cachorro Puli são o que mais chamam atenção

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A raça Puli nunca passa despercebida nos lugares por um simples motivo: a sua pelagem exótica e exuberante logo desperta os olhares de todos ao redor. Se você nunca viu um cachorro cacheado, pode se surpreender com a pelagem do Puli, que é densa, crespa, grossa e com um subpelo que lembra o aspecto de lã. Como os pelos se enrolam muito facilmente - ainda mais quando eles estão bem compridos -, muitas pessoas chegam a compará-los à dreadlocks.

2) O Puli dog é muito animado e tem disposição de sobra para brincar

É difícil de ver um cãozinho desta raça completamente parado. Eles têm um fôlego danado e sempre estão preparados para uma brincadeira ou qualquer coisa que os faça se movimentar. Por isso, é importante investir em uma rotina de exercícios físicos com o cachorro Puli. Além de passear com o doguinho diariamente, brincadeiras e outras atividades físicas são super bem-vindas, inclusive esportes. O agility é uma ótima indicação para esses cãezinhos, já que eles são ótimos em tudo que envolve agilidade e obediência.

3) Sensível e dócil, a raça Puli gosta de estar perto dos seus humanos

Esse é um dos cães mais fiéis e leais que existem. Embora seja um tanto independente e consiga se virar bem sozinho por um certo tempo, o Puli não desperdiça a chance de ficar com a sua família e sempre faz questão de estar juntinho brincando de alguma forma. Ele tem uma personalidade super amigável e afetuosa, sendo bem carinhoso com quem ele ama.

4) Puli: cachorro está no ranking das 30 raças mais inteligentes

Todo mundo sabe que os cachorros são animais inteligentes, mas você sabia que é possível medir a inteligência canina seguindo alguns critérios? O psicólogo norte-americano Stanley Coren fez um estudo bem completo a respeito do assunto e analisou o comportamento e as habilidades de diferentes raças, montando um ranking de cachorros mais inteligentes. A raça Puli ocupa 27ª posição na lista, demonstrando que o cãozinho é bem sagaz e um ótimo candidato para aprender novos truques e comandos!

5) As cores do Puli dog tem diferentes variações

É mais comum encontrar o cachorro Puli nas cores branco ou preto, já que eles são os que fazem mais sucesso. No entanto, a Confederação Brasileira de Cinofilia reconhece diferentes padrões de cores como oficiais, e por isso também é possível encontrar o cãozinho com tons avermelhados e cinza.


A raça Puli pode ter diferentes tipos de cores
A raça Puli pode ter diferentes tipos de cores

6) A raça Puli se adapta bem a qualquer lugar

Considerado um cachorro de porte médio, o Puli consegue viver bem em praticamente qualquer lugar. Então não importa se é uma casa grande ou pequena, ou até mesmo um apartamento: ele se adapta facilmente ao novo ambiente. O importante mesmo é garantir que ele se exercite todos os dias, assim ele não fica frustrado e tem uma boa qualidade de vida.

7) O cachorro Puli precisa de escovações frequentes e tosas mensais

Por ser um cachorro encaracolado, os cuidados com a pelagem do Puli devem ser ainda maiores. Mesmo que a raça não sofra com queda de pelos frequentemente, é importante manter uma rotina de escovação para manter os pelos saudáveis e desembaraçados. Caso contrário, alguns nós podem se formar. Também é importante tosar o Puli pelo menos uma vez por mês, já que seus pelos crescem rapidamente. 

8) Enriquecimento ambiental é muito importante para gastar a energia do Puli dog

Os brinquedos para cachorro são fundamentais para estimular o cachorro Puli físico e mentalmente. Uma das melhores opções, inclusive, são os comedouros interativos ou brinquedos que guardam ração dentro, porque eles melhoram as habilidades cognitivas do animal. Para gastar ainda mais a energia do Puli dog, diferentes jogos e brincadeiras podem ser incrementados no seu dia a dia, como esconde-esconde e jogar bolinhas para ele buscar.

9) O cachorro Puli pode ser desconfiado com estranhos

Por mais que não seja um cãozinho agressivo, o Puli tende a desconfiar de quem ele não conhece. Isso quer dizer que se uma pessoa estranha se aproximar, ele provavelmente vai se recolher e ficar mais reservado. Em alguns casos pode até latir. Para evitar que isso aconteça, é necessário socializar o cachorro ainda filhote para se acostumar com diferentes tipos de pessoas e até com outros animais.

10) Cachorro: raça Puli desenvolve laços afetivos profundos com a sua família humana

O cachorro Puli é muito amável e se apega facilmente aos seus tutores. Eles são capazes de criarem um laço muito forte com os tutores, nutrindo um grande carinho por eles. O Puli dog ama com todo o seu coração e é uma ótima companhia para todos os momentos, sejam eles bons ou ruins.

Redação: Juliana Melo