Raças de gatos pequenos, como Munchkin, Singapura e Korat, fazem qualquer um se apaixonar! Seu porte confere a eles uma aparência fofa e charmosa, que torna praticamente impossível não sentir vontade de os ter como companheiros dentro de casa. Aliás, a busca por gato pequeno hoje em dia tem crescido cada vez mais justamente por isso: as raças de gatos pequenos são ótimas para quem mora em apartamentos e espaços pequenos. Não é à toa que o Siamês, uma raça de porte pequeno, faz tanto sucesso entre os brasileiros. O Patas da Casa separou uma lista com as menores raças de gatos pequenos para você se apaixonar e, quem sabe, adotar! Confira!

1) Singapura: esse gato pequeno é considerado o menor felino do mundo


O gato pequeno Singapura é a menor raça do mundo, com apenas 15 cm
O gato pequeno Singapura é a menor raça do mundo, com apenas 15 cm

O Singapura é considerado a menor raça de gato do mundo! Quando adulto, esse gato pequeno atinge apenas 15 cm e não pesa mais que 2,5 Kg. Sua cor característica é o marrom sépia com tons degradês e uma manchinha preta na cauda. Sua orelhas grandes e pontudas e olhos marcantes dão o charme especial a esse bichano de pelagem bem curtinha. O gato pequeno Singapura ama receber e dar carinho. Extremamente companheiro, gosta de ter sempre uma companhia, seja de humanos ou outros animais. Brincalhões e sociáveis, normalmente se dão bem até com estranhos.

2) Munchkin: raça de gato pequeno comparado ao cachorro Dachshund por suas pernas curtas

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

 


Foto de gato pequeno Munchkin mostra bem as pernas curtinhas características da raça
Foto de gato pequeno Munchkin mostra bem as pernas curtinhas características da raça

A principal característica desse gato pequeno são as perninhas bem curtinhas em um corpo alongado. Com pernas menores que as de um gato comum, lembra até um cachorro salsicha! O Munchkin é uma das raças de gato mais recentes que têm: acredita-se que surgiu nos anos 1980. Esse gato pequeno tem cerca de 20 cm e pesa de 1 a 4 Kg, sendo o macho um pouco maior que a fêmea. O Munchkin é peludo e possui olhos brilhantes e penetrantes. Considerado uma das melhores raças de gato pequeno para apartamento, sua personalidade é animada, extrovertida e brincalhona - por isso, o tutor deve prestar atenção nas brincadeiras, já que eles amam explorar e pular, mas suas perninhas podem não aguentar subir em lugares muito altos.

3) Skookum: um gato pequeno charmoso de pelagem cacheada


O Skookum é um gato pequeno de pernas curtas e pelo encaracolado
O Skookum é um gato pequeno de pernas curtas e pelo encaracolado

O Skookum é mais uma das menores raças de gatos pequenos do mundo. Assim como o Munchkin, o Skookum também possui pernas curtinhas - o que pode ser explicado por ter surgido do cruzamento do Munchkin com a raça LaPerm. Além das perninhas desse gato pequeno, outra característica física marcante são seus pelos cacheados. Mesmo sendo uma das raças de gatos pequenos e pesar entre 1,5 Kg e 3Kg, tem corpo musculoso e robusto. O gato pequeno Skookum é bem confiante e, com seu jeitinho enérgico, está sempre explorando e saltando. Além disso, é muito sociável, se dando bem com crianças, adultos e outros pets. Esse gato pequeno também é muito carinhoso e ama ficar com a família.

4) Korat: gato pequeno conhecido por sua pelagem cinza e traços peculiares

 


A foto de gato pequeno Korat ressalta a pelagem cinza, característica mais marcante da raça
A foto de gato pequeno Korat ressalta a pelagem cinza, característica mais marcante da raça

Uma das menores raças de gato pequeno, o Korat é conhecido por ser uma raça de gato cinza. Sua cor de pelagem chama atenção, assim como seus olhos verdes e membros musculosos, mesmo pesando, no máximo, 4 Kg. Esse gato pequeno mede até 25 cm e possui um porte esbelto, além da cabeça em formato de coração. Outra característica impressionante desse gato pequeno é que sua expectativa de vida pode passar dos 20 anos! Simpático e carinhoso, o Korat é apegado ao tutor e convive bem com qualquer um. Esse gato pequeno é muito tranquilo mas também ama uma boa brincadeira. 

5) Siamês: gato pequeno queridinho dos brasileiros com seu jeito brincalhão e amável

 


O Siamês é o gato pequeno mais querido dos brasileiros
O Siamês é o gato pequeno mais querido dos brasileiros

Uma das raças de gatos pequenos mais famosas que existem é, com certeza, o Siamês. Esse gato pequeno mede de 20 a 30 cm e pesa de 4 a 6 Kg. Suas características físicas são bem marcantes: corpo branco, cinza ou bege com extremidades mais escuras, além do clássico olho azul penetrante e rosto triangular. O gato pequeno Siamês ama brincar e possui energia de sobra. Além disso, é mais uma das raças de gatos pequenos bastante sociáveis e que se dá bem com qualquer um, sendo uma das melhores raças de gato para quem tem crianças em casa. É um gato pequeno de aparência peculiar e jeitinho encantador, o que explica o fato de ser uma das raças de gato mais populares no Brasil e no mundo. 

6) Devon Rex: esse gato pequeno possui orelhas grandes e olhos esbugalhados

 


O Devon Rex é uma das raças de gatos pequenos que possui orelhas e olhos grandes
O Devon Rex é uma das raças de gatos pequenos que possui orelhas e olhos grandes

Ao contrário do Siamês, o Devon Rex não é uma raça tão comum no Brasil. Porém, também é uma das raças de gatos pequenos que não pode faltar na nossa lista. De origem inglesa, este gato pequeno é um pouco maior que as outras raças que apresentamos. Sua altura varia entre 27 a 38 cm e pesa entre 2 a 4 Kg. Possui cabecinha pequena com orelhas grandes, assim como seus olhos, que são esbugalhados. Esse gato pequeno pode ter várias cores e possui pelos curtos e ondulados. A personalidade do gato pequeno Devon Rex pode ser bem definida como companheira. Ele ama ficar com sua família, a quem é muito apegado, e é muito sociável. Além disso, é mais uma das raças de gatos pequenos brincalhona e cheia de energia. 

7) Gato do Mato Pequeno: gato pequeno selvagem do tamanho de um bichano doméstico

 


O Gato do Mato Pequeno é um felino selvagem mas que tem o tamanho parecido com o de um doméstico
O Gato do Mato Pequeno é um felino selvagem mas que tem o tamanho parecido com o de um doméstico

As raças de gatos pequenos não existem apenas entre os felinos domesticados. Os selvagens que vivem na natureza também podem não ser tão grandes. Esse é o caso do Gato do Mato Pequeno, felino selvagem que pesa, no máximo, 3 Kg. Considerado o menor gato selvagem da América do Sul, o Gato do Mato Pequeno possui uma pelagem pintada, lembrando a de uma onça. Esse gato pequeno tem como habitat florestas densas e alimenta-se de mamíferos pequenos. Sem dúvidas, o Gato do Mato Pequeno tem uma beleza extraordinária, mas não deve ser domesticado, precisando ficar livre na natureza, que é seu lar. 

Redação: Maria Luísa Pimenta