Seja com viagens longas de férias ou passeios curtinhos de fim de semana: se você é daqueles que gosta de incluir o cachorro em todas as programações da família — afinal de contas, ele também é parte dela —, não dá para evitar a grande quantidade de dúvidas que passam pela cabeça na hora de se programar. Escolher um destino pet friendly é a parte fácil, tudo começa a complicar quando você pensa em como transportar cachorro em viagem. Afinal de contas, cachorro pode viajar de ônibus? E no avião? Qual é a melhor forma de deixar ele confortável no carrro? Como usar o cinto de segurança para cães? E os documentos? Para te ajudar com essas e outras questões, nós juntamos tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tipos de viagem com cachorro aqui embaixo. Dá uma olhada! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de viajar, faça uma visita ao veterinário

Para evitar imprevistos e garantir que o seu animalzinho está bem para curtir o descanso em família com você, o ideal é dar uma passada no veterinário antes de pegar a estrada. Além de examinar o cachorro, o profissional vai garantir que ele esteja com os vermífugos e vacinas em dia. Ele ainda pode te dar dicas sobre como lidar com possíveis imprevistos no trajeto, como quando o cachorro enjoa no carro. Esse também é o momento de pedir a prescrição de um remédio para cachorro dormir em viagem: se for necessário, um calmante pode deixar o seu amigo mais tranquilo em distâncias longas. Para animais que têm alguma doença crônica, também pode ser uma boa opção pesquisar sobre o serviço de veterinários no lugar para onde você vai. Alguns planos de saúde caninos, inclusive, têm cobertura nacional.

viajar com cachorro: cão dentro do carro

Viajar de carro com o cachorro é mais simples do que parece

 

Quem gosta de viajar de carro precisa, basicamente, de espaço para transportar o cachorro de uma forma confortável e segura, tanto para você quanto para o animal. O cinto de segurança para cachorro é indispensável e seu uso é obrigatório por lei. Ele tem uma ponta que fica presa no carro e outra que é ligada à coleira do animal — nesse caso, o ideal é que ele esteja usando um modelo de coleira peitoral para que não seja machucado em caso de acidente. Para os cachorros pequenos, os assentos para carro também são uma ótima forma de mantê-lo preso e seguro. 

Programe a viagem para ter paradas suficientes para que o animal possa andar, beber água, fazer xixi e cocô e não se sentir preso no espaço reduzido do banco de trás do carro, principalmente se ele for de porte médio ou grande. Para distâncias mais longas, um pernoite no meio do caminho pode ser a melhor opção para garantir o bem estar do seu amigo. Um outro ponto importante também é acostumar o animal com passeios mais curtos antes de, literalmente, pegar a estrada: assim você vai conseguir ver como ele se comporta no carro e prever como vai ser o deslocamento mais longo.

Para levar o cachorro numa viagem de avião, fique atento: as regras mudam em destinos internacionais

Viajar de avião com o seu cachorro é possível, mas é algo que precisa de planejamento — e tudo começa com a taxa de embarque para o animal. Como não existe uma legislação geral no Brasil para o transporte de animais no avião, esse e outros detalhes costumam variar de companhia aérea para companhia aérea, ou seja: antes de comprar a passagem, procure saber as condições da que foi escolhida por você — o atendimento por telefone costuma ser mais eficiente para esse tipo de serviço. Além disso, o embarque do animal também vai precisar ser comunicado à companhia com antecedência. 

Em todos os casos, seu amigo vai precisar embarcar dentro de uma casinha de cachorro para viagem e vai ficar dentro dela por bastante tempo (você vai precisar chegar no aeroporto duas horas antes do embarque), então é recomendado passear com ele antes de ir para o aeroporto. Além da caixa transportadora, os documentos são indispensáveis para possibilitar o embarque. Para destinos nacionais, o atestado de saúde do veterinário, a carteira de vacinação atualizada e o comprovante de vacina antirrábica (obrigatória no território brasileiro) costumam ser suficientes. Em voos internacionais, além de levar em consideração a legislação do país de destino, você vai precisar do atestado, da carteira de vacinação, do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) e do Certificado Veterinário Internacional (CVI). Todos eles podem ser indicados e confirmados com a companhia aérea no primeiro contato que você fizer. 

cachorro viajando em caixa de transporte para cachorro

Viagens de ônibus com o cachorro costumam ser bem tranquilas 

 

Assim como acontece no avião, antes de embarcar com o seu amigo de quatro patas numa viagem de ônibus você vai precisar checar as regras específicas da empresa. O atestado de saúde recente do veterinário é necessário em todas elas e o transporte na caixa de viagem para cachorro, também. O que pode variar são regras específicas: em alguns casos, por exemplo, pode ser necessário comprar uma passagem para o animal ir ao seu lado no banco e em outros, a caixa pode ir no seu colo. Também existe um limite de animais por viagem, então a companhia deve ser avisada com antecedência. 

Por causa da necessidade da casinha, você só consegue viajar de ônibus com cachorros de porte pequeno ou médio que pesem até oito quilos (em São Paulo, o limite de peso é de 10kg). A caixa deve ser ventilada e grande o suficiente para que o animal consiga dar uma volta ao redor de si mesmo enquanto estiver lá dentro — assim você vai ter certeza de que ele vai estar confortável. 

O que levar na bolsa de viagem para cachorro? 

Se ele está indo na viagem com você, a experiência deve ser completa: seu amigo também vai precisar de bagagem. Além dos documentos necessários em cada tipo de viagem específico, o ideal é que você prepare um kit com tudo o que ele pode precisar no dia a dia numa quantidade suficiente para cobrir a duração da viagem e sobrar. A ração que ele está acostumado a comer e os remédios controlados que ele usa, por exemplo, são essenciais. Os brinquedinhos preferidos do seu cachorro também não podem ficar de fora!

Além disso, a caminha, os potes de água e ração e, até mesmo, o banheirinho que ele usa em casa podem ajudar na adaptação do animal em um local desconhecido. Mesmo que o local para onde você vai seja pet friendly e ofereça esses objetos, se você tiver como, leve os do animal. Dependendo de como é o clima no lugar para onde você vai, também pode ser uma boa levar cobertores e roupinhas, tanto as que têm proteção solar quanto as que servem para que ele fique protegido do frio. 

Redação: Ariel Cristina Borges