Lidar com o comportamento canino na quarentena pode ser uma tarefa mais difícil do que se pensa. Os cachorros são animais que naturalmente demandam mais atenção do tutor, diferente dos gatos, que são mais independentes. Mas a presença constante dos humanos em casa em junção com os passeios reduzidos acabam mudando totalmente a rotina dos bichinhos, e isso pode se desdobrar em várias mudanças de comportamento no animal. Como os tutores passam praticamente o tempo todo dentro de casa com o cachorro, alguns puderam observar quais foram as mudanças mais significativas durante a quarentena. Enquanto uns se mostraram mais carentes e interativos, outros ficaram mais estressados e ansiosos. Confira a seguir algumas histórias reais de cachorro nesse período!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Cachorro ansioso e estressado: Rico acabou parando no veterinário

 

Cachorro ansioso: o Rico teve problemas de estresse e ansiedade na quarentena, mas está se recuperando

Cachorro ansioso: o Rico teve problemas de estresse e ansiedade na quarentena, mas está se recuperando

 

 

Ver um cachorro estressado não é muito comum, já que esses animais normalmente são muito bem humorados e brincalhões. Mas a quarentena com cachorro deixa tudo muito imprevisível e o comportamento canino pode ser facilmente alterado. O Rico, que é um dos cachorrinhos do João Bastos, foi o que mais sofreu com essa mudança de rotina: “Antes passeávamos todo dia, de manhã e à noite. Ficamos sem passear por 3 semanas e achamos que era melhor voltar com o passeio ao menos uma vez por dia. O Rico só fazia as necessidades na rua e teve que aprender a fazer em casa. Ele era bem mais calmo e agora tá mais ansioso e agitado”.

 

Uma das principais observações feitas pelo tutor foi que o cãozinho, que não tinha o hábito de latir, passou a latir bastante. Além disso, na última semana, João percebeu que seu amigo de quatro patas passou a apresentar um tremor involuntário na boca. “Levamos ele ao neurologista para fazer os testes. Ele disse que o Rico não tem nenhum problema neurológico, mas pode ter desenvolvido o tremor por causa da ansiedade e do estresse, e passou um remédio para melhorar o nível de serotonina”, esclarece. 

2) Cachorro carente: alguns animais tendem a ficar mais próximos da família

 

Comportamento canino: a Lua adora um colinho (e uma roupinha fofa!)O comportamento canino é curioso: a Kiara, além de mais carente, ficou super protetora com a sua tutoraO Guerrero pode não parecer cachorro carente, mas ele adora o carinho da família

 

Querer atenção é algo típico do comportamento canino, mas muitos tutores têm observado que seus companheiros estão ainda mais carentes nesta quarentena. É o caso da Kiara, cachorrinha da Orlanda Almeida, que não sai de perto da sua tutora nem por um segundo, e até mesmo desenvolveu um lado mais ciumento. “Aonde eu vou, ela sempre está do meu lado. Sala, cozinha... e até no banheiro ela vai junto. Ela também está super ciumenta”, conta Orlanda. 

 

A Lua, cadelinha da Amanda Villela, por outro lado, teve que lidar com diferentes mudanças: antes da quarentena, elas mudaram de casa. Mas desde que o isolamento começou, a adaptação tem melhorado, já que a família sempre está por perto. “Por estarmos em casa com mais frequência, ela não tem sentido medo. Ela é bastante carinhosa e gosta muito de colo, então tem ficado mais agarrada conosco também”, diz Amanda. Outro cachorrinho que também ficou mais carente (e obediente) com a quarentena foi Guerrero, cão da Dandara Franco. “Ele quer ficar o tempo inteiro do nosso lado. Além disso, ele não costumava obedecer ordens e sempre estava muito agitado, mas na quarentena eu percebi que ele está muito mais tranquilo”, reflete Dandara.

3) Cachorro mordendo a pata: Bartô também passa por um momento de estresse

 

O Bartô tem ficado mais tempo na janela observando o movimento da rua

O Bartô tem ficado mais tempo na janela observando o movimento da rua

 

 

Um cachorro estressado ou ansioso pode piorar em situações como a quarentena ou qualquer mudança na rotina. Com a diminuição dos passeios (que agora ocorrem poucas vezes na semana e em menos tempo), o Bartô tem ficado mais ansioso ainda. Segundo a tutora Luana Lopes, o cãozinho passou a ter alguns comportamentos mais compulsivos. "Ele já gostava de ficar na janela, mas agora passa mais tempo ainda, como se estivesse esperando algum cachorro passar na rua pra latir desesperadamente. Tem hora que preciso fechar tudo e direcionar a atenção dele pra outra coisa, como um brinquedo ou petisco", contou. A dona também observou que ele está desenvolvendo um hábito de mordiscar e lamber as próprias patas, sinal claro de estresse canino: "geralmente observo isso pela manhã, que é justamente a hora em que costumávamos passear todo santo dia. Ainda não criou nenhuma ferida, mas tenho monitorado para colocar um colar elisabetano ou consultar um veterinário se for necessário.”

 

4) Cachorro apático: Chico ficou com problemas para socializar

 

Comportamento canino: Chico e o Luke estão doidos para esse período de isolamento acabar!

Comportamento canino: Chico e o Luke estão doidos para esse período de isolamento acabar!

 

 

O Chico, cachorrinho da Patrícia Barros, já é figura conhecida: ele viralizou na internet depois de destruir totalmente o colchão da sua tutora. Brincalhão e travesso: foi assim que todo mundo conheceu o cãozinho. No entanto, Patrícia conta que o Chico tinha uma rotina de treinamentos e passeios que não foi possível continuar na quarentena, e acabou atrapalhando o lado sociável do animal: “Chico é um cachorro adotado e ele sempre foi muito assustado. Mas tínhamos uma rotina de passeios e treinamentos toda semana com um adestrador. Ele estava super bem. De repente, com o isolamento, sentimos que ele piorou e agora fica muito grudado comigo. Estamos tentando fazer interações com ele em casa que tem ajudado, como correr e brinquedos interativos, mas a questão da socialização deu uma regredida”.

 

5) Cachorro entediado e dormindo muito: Drake e Luke tem dormido bastante

 

Cachorro entediado: o Drake começou a quarentena bem, mas agora só quer saber de dormir

Cachorro entediado: o Drake começou a quarentena bem, mas agora só quer saber de dormir

 

 

O Lucas Monteiro, tutor do Drake, observou que o cãozinho começou o isolamento bem animado: “Nos primeiros dias de quarentena ele era felicidade pura por estar sempre perto de todos nós”. Mas com o passar do tempo, o cachorro acabou se acostumando com a presença da família por perto e, hoje em dia, tem preferido dormir. “Tenho percebido que ele tem dormido bem mais. Antes ele ficava ansioso por sempre estar esperando alguém, agora isso não acontece”. Outro bichinho que também tem passado os dias dormindo é o Luke, que é o outro cão da Patrícia. Segundo ela, o cachorro é idoso e o único momento do dia em que ele se anima é quando a tutora indica que eles vão para um passeio: “Se eu falar a palavra “passear”, ele fica todo feliz”.

 

Redação: Juliana Melo