Raças de cachorro

Quantos anos vive um Pinscher 0?

Publicado - 26 Julho 2023 - 14h04

Atualizado - 28 Junho 2024 - 10h41

Quem convive com um cachorrinho da raça vive se perguntando quantos anos vive um Pinscher. "Grandes" companheiros dos humanos, estes cães vêm conquistando um espaço enorme no coração dos brasileiros. Não é por menos: mesmo com a fama de temperamental e esquentadinho, o Pinscher é sinônimo de lealdade. Mas como existem diferentes tamanhos da raça, é de se pensar que a expectativa de vida também muda conforme a categoria do animal. Por isso, desvendamos quanto tempo vive um Pinscher 0 e principais cuidados que o cachorro deve receber ao longo da vida.

Quantos anos vive um Pinscher 0?

O cachorro Pinscher tem uma expectativa de vida média entre 12 e 15 anos. Essa é uma das raças com maior longevidade. A resposta de quanto tempo vive um cachorro varia bastante, e alguns fatores que ajudam a determinar isso são o porte, saúde e cuidados recebidos. Geralmente, cães de pequeno porte - como é o caso do Pinscher - tem uma expectativa de vida maior do que cães grandes ou gigantes, por exemplo. Por isso, se a sua dúvida é quantos anos vive um cachorro Pinscher, é bom se preparar para cuidar do cãozinho por, aproximadamente, 15 anos!

O tempo de vida de um Pinscher muda de acordo com o tamanho dele?

Para quem se pergunta se existe alguma diferença entre quanto tempo vive um Pinscher 0 e quanto tempo vive um Pinscher 1, 2 ou miniatura, a resposta é não. Em tese, essa classificação não é reconhecida oficialmente por órgãos de cinofilia, e por isso a expectativa de vida de um Pinscher é igual para todas as variações de tamanho da raça.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Significa que a média de quanto tempo vive um Pinscher 2 é igual a quantos anos vive um Pinscher 3; assim como a resposta de Pinscher 1 vive quantos anos é igual a de um Pinscher 0: todos vivem, em média, 15 anos.

Qual é o Pinscher mais velho do mundo?

Saber qual é o cachorro mais velho do mundo é uma curiosidade de muitas pessoas. O título hoje é de um cãozinho da raça Rafeiro do Alentejo, que completou 31 anos em maio de 2023. Mas sabia que um Pinscher brasileiro também já superou a expectativa de vida média da raça? Ou seja, ele foi muito além de quantos anos um Pinscher vive, que é até 15 anos, e atingiu incríveis 24 anos. O cãozinho viveu na cidade de Xaxim, em Santa Catarina, e faleceu em junho de 2018. Considerado um recordista em quanto tempo dura um Pinscher, Fred ficou conhecido como o cachorro mais velho do Brasil na época.

Pinscher: tempo de vida está ligado aos cuidados que ele recebe

Todo bichinho demanda cuidados, e isso não é diferente com o Pinscher. Cachorro 0 - bem como os outros tamanhos - precisa receber uma alimentação nutritiva e balanceada para ter uma vida longa. A ração para cachorro deve ser oferecida de acordo com o porte e idade do animal, garantindo que ele receba todos os nutrientes essenciais para a sua saúde.

E por falar em saúde, o Pinscher é um cachorro saudável, mas precisa realizar check-ups pelo menos uma vez ao ano para saber se está tudo certo com ele. Além disso, o tutor não deve esquecer de manter o calendário de vacinação sempre atualizado - as consultas de check-up também servem para isso. Assim você deixa o seu cachorro protegido de várias doenças perigosas!

cachorro pinscher sentado no sofá
Pinscher vive quantos anos vai depender dos cuidados que ele recebe

Outros cuidados básicos com a higiene do Pinscher 0 são escovar os dentes do cachorro, cortar as unhas, limpar os ouvidos e manter uma rotina frequente de escovação dos pelos. A administração regular de vermífugos, bem como de antiparasitários, também é indicada.

Por último, mas não menos importante, o tutor deve passear com o cachorro Pinscher 0 e oferecer um ambiente enriquecido a ele. Para aumentar o tempo de vida, Pinscher precisa brincar, gastar energia e ser estimulado de diferentes formas no dia a dia. Você pode fazer isso investindo em brinquedos interativos, passeando com o animal e realizando várias outras atividades com o seu doguinho (sempre levando em conta as limitações dele, claro).

Como cuidar de um Pinscher idoso?

Saber a resposta de cachorro Pinscher vive quantos anos é importante para que haja um planejamento nos cuidados com o cãozinho. Conforme o animal envelhece, as consultas com o veterinário devem se tornar mais frequentes e a alimentação deve ser direcionada para a fase sênior do animal. Geralmente, os alimentos úmidos são os mais indicados para o animal idoso, pois são mais molinhos e têm menos chances de quebrar os dentes do cachorro velho.

Outro ponto importante é que até mesmo o cachorro idoso precisa se exercitar. É claro que ele não vai ter a mesma disposição de quando era mais novo, mas os estímulos físicos e mentais não devem ser excluídos da rotina. Com tudo isso, é possível chegar longe na estimativa de quanto tempo um Pinscher vive!

Saiba como calcular a idade de cachorro Pinscher

Outra dúvida comum é sobre como calcular a idade de cachorro (Pinscher e outras raças). Os cálculos que são feitos nessa hora normalmente levam em conta o porte do animal. No caso do Pinscher 0, 1, 2 e 3, por exemplo, não tem muito mistério: o primeiro ano de vida equivale a 15 anos humanos, e aos dois anos é como se ele tivesse completado 24 anos. Depois disso, é só acrescentar 4 anos a cada ano de vida do pet para saber a idade dos cachorros Pinscher. Exemplo:

  • 1 ano = 15 anos humanos
  • 2 anos = 24 anos humanos
  • 3 anos = 28 anos humanos
  • 4 anos = 32 anos humanos
  • (…)
  • 10 anos = 56 anos humanos
  • (…)
  • 15 anos = 76 anos humanos

Isso quer dizer que, na prática, a resposta de quantos anos vive um Pinscher 0 é equivalente a 76 anos humanos! Uma longa vida, né?

Qual é a raça de cachorro que vive mais?

Para quem gosta de ir além da pergunta de Pinscher viver quantos anos, vale checar quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo. Os Chihuahuas, por exemplo, podem viver até os 20 anos, enquanto o Poodle costuma ter uma longevidade de 18 anos. Enquanto isso, o Shih Tzu e o Yorkshire normalmente vivem até 16 anos; e quantos anos o Pinscher vive está logo atrás, que é até 15 anos.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 14/11/2022
Atualizado em: 26/07/2023

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas