Cuidados dos animais

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro?

Publicado - 29 Outubro 2021 - 15h15

Atualizado - 15 Maio 2024 - 10h44

A gestação canina é sempre cheia de incógnitas e desperta muitas dúvidas em quem não tem experiência com isso. Nem todos sabem quanto tempo dura a gestação de um cachorro, por exemplo, ou quais cuidados são necessários com uma cadela grávida. Por ser um momento delicado, o ideal é planejar e calcular muito bem o tempo de gestação do cachorro para não haver nenhuma surpresa quando os filhotinhos finalmente nascerem. Se você quer saber quanto tempo dura a gestação de um cachorro Shih Tzu, Pitbull ou de qualquer outra raça - inclusive os vira-latas -, é só continuar lendo!

Como saber se a cadela está grávida?

Essa, sem dúvidas, é uma das principais dúvidas sobre a gestação de cachorro. Como a barriguinha da cadela prenha demora um pouco para aparecer - cerca de 1 mês, mais ou menos -, fica difícil detectar a gravidez canina no estágio inicial. No entanto, os mais atentos conseguem perceber mudanças no comportamento do cachorro por volta da terceira semana de gestação. Os principais sintomas de uma cadela grávida são:

  • Redução de apetite
  • Náuseas
  • Inchaço das mamas
  • Cansaço
  • Sonolência
  • Ganho de peso

Vale lembrar que os sinais que indicam uma cadela grávida são inespecíficos e podem ser confundidos com doenças, então é sempre bom consultar um profissional. Além disso, o ultrassom veterinário é imprescindível para saber como anda a saúde do cachorrinho e dos filhotes e é também é uma forma de detectar possíveis casos de gravidez psicológica em cães.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro?

Ao contrário dos humanos, o tempo de gestação de cachorro é mais rápido e não dura 9 meses. No geral, a cadela grávida entra em trabalho de parto por volta do 60º dia - mas pode variar entre 58 e 70 dias. O porte não é um fator decisivo para isso, então tanto cachorros grandes quanto pequenos seguem esse mesmo padrão de gestação. Por isso, se você está se perguntando quanto tempo dura a gestação de um cachorro Pitbull, a resposta é a mesma que a de um Shih Tzu. O único fator que pode ou não influenciar nessa logística são as condições de saúde da cadelinha e se ela está recebendo todos os cuidados necessários.

Para aqueles que gostam de fazer um planejamento bem detalhado da cadela grávida, existe um tipo de “calculadora”. Gestação canina é medida da seguinte forma: o tutor preenche com alguns dados, como o possível período de fertilidade ou de cruzamento, e a calculadora faz uma estimativa de quando deve acontecer o parto.

 

Cadela grande, peluda e amarela grávida deitada no chão
O tempo de gestação de cachorro independe do tamanho do animal

 

6 cuidados importantes com a cadela grávida

1) Fazer um pré-natal. Sim, a cadela grávida também precisa ter um pré-natal com direito a ultrassonografia, radiografia e acompanhamento veterinário constante durante todo o período de gestação. Essa é a melhor forma de garantir a saúde da mãe e dos filhotes.

2) Oferecer alimentação de qualidade. Por mais óbvio que pareça, a gestação de cachorro precisa de um cuidado especial com a sua alimentação, afinal, essa também é a fonte de nutriente dos bebês que vão nascer. Converse com o médico veterinário para saber quais as melhores opções de ração para a cadela grávida.

3) Aumentar a quantidade de ração. É importante ter em mente que durante a gestação canina, a cadela come por ela e por toda a ninhada. Se você não sabe quantos filhotes um cachorro pode ter, aqui vai um spoiler: o número varia de 1 a 10. Ou seja, a quantidade de comida precisa aumentar!

4) Criar um ambiente tranquilo. A melhor forma de garantir que a cadela grávida terá um parto tranquilo e confortável é oferecendo o máximo de conforto possível para ela. Estresse, brigas e conflitos devem ser evitados.

5) Atividades físicas devem ser reduzidas. Como a gestação de cachorro exige bastante do organismo canino, o ideal é respeitar as limitações da sua cadelinha nesse período. Nada de exercícios físicos intensos ou passeios muito demorados na rua.

6) Procurar saber tudo sobre filhotes de cachorro. Afinal, logo mais eles estão chegando para aumentar a família, né? Então é importante pesquisar muito bem sobre todos os cuidados que os filhotes de cachorro exigem para que não falte nada para eles.

Redação: Juliana

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Cachorro

"Tapete de lamber": esse brinquedo interativo para cachorro ajuda a reduzir ansiedade, tédio e estresse. Veja como funciona!

Um brinquedo interativo para cachorro que vem conquistando cada vez mais pais de pet é o tapete de lamber. Se você nunca ouviu falar...

Adote um animal

Essas são as 8 melhores raças de cachorro para apartamento: eles se adaptam facilmente e não precisam de muito espaço

Quem vive em grandes centros urbanos e mora em condomínios sempre se pergunta qual é o melhor cachorro para apartamento. A verdade é...

Gato

Gato solta pum? Descubra se é normal os felinos terem gases ou não e o que fazer

Você já se perguntou se o gato solta pum igual os humanos? Por mais estranho que pareça, essa é uma dúvida que pode surgir quando se...

Cachorro

Como medir cachorro para comprar coleira, roupas, camas e outros acessórios: veja o guia e nunca mais erre!

Saber como medir cachorro corretamente pode ajudar você na hora de comprar diversos acessórios para o seu pet. Coleira para cachorro...

Gato

Gato se lambendo muito: esses são os motivos mais comuns para a lambedura excessiva, segundo os especialistas

É muito comum ver um gato se lambendo no dia a dia para se limpar. Isso faz parte da rotina de higiene deles. A língua desses animai...

Cuidados

Como fazer o gato beber mais água: essas são as 6 dicas dadas por um veterinário para aumentar a hidratação do pet

Saber como fazer o gato beber água é uma das grandes preocupações entre os tutores. Isso porque é da natureza dos felinos não se hid...

Ver todas