Você já parou para pensar em quantas horas um cachorro dorme durante o dia? Essa é uma questão que causa muita dúvida nos tutores. Afinal, alguns cãezinhos parecem que dormem o dia inteiro! É muito comum ver o cachorro dormindo em posições diferentes e até engraçadas nos momentos mais aleatórios. Essa questão desperta curiosidade e até preocupação, pois muitos pais e mães de pet têm dúvidas se o excesso de sono é sinal de doença ou apenas uma condição normal. A verdade é que a resposta para a pergunta “quantas horas um cachorro dorme por dia” pode surpreender. O Patas da Casa te explica tudo sobre quantas horas dorme um cachorro, que raças são mais adeptas da sonequinha e que fatores influenciam na duração do sono. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quantas horas um cachorro dorme: saiba qual quantidade é considerada normal

É muito comum ver o cachorro dormindo e acordando diversas vezes por dia. Isso acontece porque o sono do cachorro não é regulado como o nosso. Eles preferem fazer várias sonequinhas do que dormir por um longo período. Mas quantas horas um cachorro dorme por dia se somarmos todos os períodos de sono? Em média, são de 12 a 14 horas de sono. Eles gostam mesmo de dormir! É por isso que vemos o cachorro dormindo em diferentes posições várias vezes em um curto intervalo de tempo. Aliás, observar a posição do cão enquanto dorme é uma boa ideia para entender se o pet está dormindo bem ou não. O cachorro dormindo de barriga para cima, por exemplo, é sinal de que ele está bem relaxado!

A média de quantas horas dorme um cachorro filhote é ainda maior

Se você ficou chocado ao saber quantas horas dorme um cachorro todo dia, saiba que essa quantidade é ainda maior para os filhotes. O sono do cachorro é uma parte muito importante para o crescimento do pet nessa fase em que seu corpo ainda está se desenvolvendo. Por isso, a média de quantas horas dorme um cachorro filhote é maior que a dos adultos: pode chegar até 18h! Se você acabou de adotar um cachorrinho e está preocupado porque ele só dorme, saiba que é normal. Basta ficar atento se o período de sono passa dessas 18h.

Dependendo da raça, o padrão de quantas horas um cachorro dorme por dia varia

Existem alguns fatores que influenciam quanto tempo cachorro dorme por dia. Uma delas é a raça. Algumas delas são mais preguiçosas e sentem mais sono do que outras. O Bulldog Inglês, o Shih Tzu e o Pug, por exemplo, são bem sonolentos. A média de quantas horas dorme um cachorro dessas raças é maior que a de um Pinscher. Por ser muito agitado, o cachorro dessa raça acaba, muitas vezes, dormindo menos.

Alimentação e rotina impacta em quantas horas cachorro dorme

Outros fatores que impactam na média de quantas horas um cachorro dorme são a alimentação e a rotina. Os nutrientes presentes na ração do cachorro são a principal fonte de energia do animal. Se não estiver se alimentando direito, o cão pode ter menos força e, consequentemente, ficar mais cansado e preguiçoso. Por outro lado, o excesso de comida pode causar indigestão, deixando-o com dificuldade para dormir. Fatores externos presentes na rotina do cão também impactam na média de quantas horas cachorro dorme. Se ele não for estimulado a sair e se exercitar, tende a ficar sedentário e dormir mais (como é o caso de cães que vivem com idosos).

 

cachorro dormindo no sofá

Se a média de quanto tempo cachorro dorme é maior que o normal, fique atento com a saúde e alimentação 

 

Se você reparar que a média de quantas horas cachorro dorme por dia está ultrapassando a considerada normal, é importante ficar alerta. O excesso de sono pode significar algum problema de saúde no animal. Isso pode estar relacionado a uma má alimentação ou a alguma doença que está deixando o pet apático. Fique atento a sinais de desânimo, falta de apetite e perda de peso. Se o cachorro está dormindo demais, leve-o ao veterinário para entender o que pode estar por trás disso. 

Padrão de quantas horas cachorro dorme menor que a média pode ser ansiedade

E se acontecer o contrário e a média de quanto tempo cachorro dorme for muito inferior ao normal? Assim como no sono em excesso, a falta de sono também pode indicar problemas no animal. O cachorro que não dorme pode estar ansioso, com alguma indigestão, estresse, fome ou está em uma posição desconfortável. A falta de sono pode deixar o cão irritado, nervoso e ainda mais ansioso. Portanto, fique atento a outros sinais e tente uma mudança na rotina que favoreça a qualidade do sono e faça o cachorro dormir a noite toda.

Dependendo de quantas horas cachorro dorme, é possível melhorar a qualidade do sono dele

Sabendo a média de quantas horas um cachorro dorme por dia fica mais fácil descobrir se seu pet está dormindo bem ou não. Se estiver dormindo muito ou pouco, saiba que é possível melhorar a qualidade do sono do animal. A principal medida que você pode tomar para regular o total de quantas horas um cachorro dorme é criando uma rotina. Ofereça ração na quantidade certa de acordo com peso e idade sempre no mesmo horário. Faça passeios regulares para que ele gaste toda sua energia, mas sem exageros. Se perceber desconforto na hora de dormir, verifique se a cama para cachorro está num local agradável e se é confortável para o animal. O cachorro dorme quantas horas for necessário para se sentir bem. Se ele tiver uma boa qualidade de vida, consequentemente terá uma boa qualidade de sono. 

Redação: Maria Luísa Pimenta