Cachorro

Quantas horas um cachorro dorme por dia?

Cachorro dormindo: já parou para se perguntar sobre as horas de sono do seu cão?
Cachorro dormindo: já parou para se perguntar sobre as horas de sono do seu cão?

Se você tem um cãozinho, já deve ter reparado que ele adora se esparramar pelos cantos da casa para tirar um belo cochilo, né? E não dá para negar que cachorro dormindo é uma das coisas mais fofas do mundo, mas isso também levanta aquela dúvida: será que tanto sono assim é normal? Quantas horas um cachorro dorme por dia, afinal? Embora esses bichinhos sejam sempre cheios de energia, a hora do descanso para eles é sagrada. Para te ajudar a entender o sono dos cães, preparamos uma matéria esclarecendo de uma vez por todas quantas horas cachorro dorme e o que pode influenciar nisso. Veja só!

Hora da verdade: quantas horas um cachorro dorme por dia?

Enquanto os humanos precisam de apenas 8 horas de sono por dia para ter uma vida saudável, os cachorros podem passar cerca de metade do dia dormindo. Não costumamos reparar isso porque o soninho desses animais não ocorre de forma direta, tendo alguns intervalos entre as horas de soneca. Mas se a gente parar para observar, é muito comum encontrar o cachorro dormindo durante o dia. Então, quantas horas dorme um cachorro, no total? Bom, se juntar todos os cochilinhos, os cãezinhos dormem, em média, de 12 a 14 horas por dia! Haja sono!

Cachorro dormindo: o que você precisa saber sobre o sono dos cães

Todo mundo precisa de uma boa noite de sono, e isso não é diferente com os animais. A hora de dormir é aquele momento do dia em que os cães conseguem descansar e recuperar boa parte da sua energia. Por isso, tudo bem deixar o seu cachorrinho dormir quantas vezes forem necessárias durante o dia. Mas esteja sempre atento para ver se as horas de sono do seu amigão estão realmente reguladas, ou se ele pode estar dormindo demais. Quantas horas por dia um cachorro dorme é um fator importante para saber identificar se há algo de errado com ele. Se esse tempo ultrapassar 14 horas, talvez seja uma boa ideia levá-lo ao veterinário para saber como anda a saúde do seu amigo de quatro patas.

Além disso, se você perceber sinais como desorientação e dificuldade de concentração por parte do seu doguinho, isso pode indicar que ele talvez não esteja tendo um sono adequado. Também é importante observar se o cachorro está dormindo menos do que deveria para ter uma rotina saudável.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
      Quantas horas um cachorro dorme depende de vários fatores, como idade, raça, saúde e alimentação do animal
    Quantas horas um cachorro dorme depende de vários fatores, como idade, raça, saúde e alimentação do animal

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Veja alguns fatores que também podem influenciar no sono dos cães!

    • Idade do cachorro:

    Quantas horas um cachorro dorme está diretamente associado à idade do animal. Os filhotes de cachorro, por exemplo, ainda estão em fase de crescimento e o sono é de extrema importância para que cresçam saudáveis. Desta forma, a quantidade de horas que os filhotes dormem é ainda maior, podendo variar de 16 a 18 horas de sono por dia. É muita coisa, né? Mas é por um motivo, já que eles ainda estão em processo de formação. Na fase adulta, é aquele esquema: de 12 a 14 horas por dia. Já na terceira idade, o animal volta a sentir mais sono, já que eles ficam cansados com mais facilidade. Assim, eles podem começar a dormir um pouco além dessas 14 horas, mas não chegam a 18 horas igual os filhotes.

    • Raça do cachorro:

    A raça de cachorro também é outro fator que influencia no sono do animal. Algumas raças, como o Dachshund e o Pinscher, são naturalmente mais ativas do que outras e por isso dormem de um jeito bem mais “fragmentado”, que geralmente não chega a 14 horas diárias. Já outras raças, como o Golden Retriever e Pug, tendem a ser mais sonolentos. 

    • Problemas de saúde:

    Quantas horas cachorro dorme também vai depender do estado de saúde do seu cãozinho. Se ele estiver doente, isso pode acabar refletindo no sono e o animal dorme mais ou menos que o normal. Além disso, problemas como ansiedade e estresse também afetam a qualidade do sono. Por isso, esteja sempre de olho para saber se o seu amigo está dormindo bem e na medida certa.

    • Alimentação do cachorro:

    A alimentação do cachorro também pode afetar as horas de sono do seu amigo. Se não receber uma dieta balanceada e com todos os nutrientes importantes para fornecer energia, o cão pode acabar ficando mais preguiçoso que o normal. Então, escolha sempre uma ração que seja apropriada para a raça, porte e fase de vida do animal.

    • Rotina do cachorro

    O nível de energia do animal também pode ser influenciado por fatores externos, como a rotina de exercícios, os estímulos que recebe no dia a dia e o ambiente em que vive. Por isso, pode acontecer de um cãozinho que vive com idosos, por exemplo, dormir mais que o normal. Por outro lado, um cachorro que convive com crianças e outros animais vai passar mais tempo sendo estimulado a brincar - o que pode impactar nas horas de sono durante o dia.

    Redação: Juliana Melo

    Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo de quatro patas?

    Próxima matéria

    Cachorro entende quando o outro morre? Como os cães reagem quando perdem um amigo de quatro patas?

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?
    Ração

    Quantas vezes o cachorro deve comer por dia?

    Cuidar da alimentação do cachorro é uma responsabilidade que merece atenção durante toda a vida do animal. O cão geralmente leva a fama de comilão, e não é à toa: alguns cachorros comem tudo que veem pela frente (ou faz a famosa cara de cachorro pidão para os humanos). É exatamente por isso que é tão importante saber quantas vezes por dia o cachorro deve comer e, principalmente, qual a quantidade certa de ração que deve ser oferecida ao seu amigo de quatro patas. 

    Filhotes de cachorro comem quantas vezes por dia? Saiba quando oferecer ração
    Filhotes

    Filhotes de cachorro comem quantas vezes por dia? Saiba quando oferecer ração

    Quem já teve um animal de estimação sabe que a fase de adaptação depois da adoção ou compra de um filhote de cachorro é cheia de altos e baixos. Enquanto o bichinho se ajusta à rotina da casa, você também precisa aprender sobre as necessidades do cão conforme seu desenvolvimento. Uma das principais é a hora da alimentação: até se acostumar com a ração específica para filhote — depois de ter desmamado —, o pet vai precisar de um período para se adaptar ao novo alimento

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Ver Todas >

    Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento
    Comportamento animal

    Conheça todos os tipos de coleira para cachorro e como usar: modelos, funções e adestramento

    Cuidar de cachorro é um dos maiores prazeres na vida de qualquer tutor. Tanto é que muitas vezes os cães passam a ser considerados como “filhos” pelos humanos. O que poucos percebem é que, além dos cuidados com a alimentação e saúde do animal, também é importante se atentar a alguns acessórios essenciais para lidar com o cachorro no dia a dia, como é o caso da coleira para cães.

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro
    Comportamento animal

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro

    Já parou para se perguntar como funciona o cérebro do cachorro? Essa é uma questão que pode intrigar muitos tutores, já que esses animais muitas vezes nos surpreendem com alguns comportamentos. Afinal, não dá para negar que, embora irracionais, os cães conseguem ser muito inteligentes! Eles são capazes de aprender vários tipos de comandos e muitas vezes parecem nos entender como ninguém. Então, como será que funciona a memória e o cérebro de cachorro?

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?
    Comportamento animal

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?

    No mundo canino, a proporção da idade do cachorro é totalmente diferente do que conhecemos entre os humanos. A média de vida de um cãozinho é de 10 a 13 anos, mas isso pode mudar de acordo com o tamanho, raça e cuidados que o animal recebeu ao longo da vida. No entanto, algumas raças de cachorro são conhecidas pela alta expectativa de vida. Um fator absolutamente genético! 

    Como é o temperamento do Poodle?
    Comportamento animal

    Como é o temperamento do Poodle?

    O Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil e um dos motivos para isso está relacionado ao fato desta raça ser super “família”. Muito companheiro e leal aos donos, ele gosta de participar de todos os momentos, desde uma confraternização até um cochilo no sofá. Não importa se estamos falando de um Poodle toy, anão, médio ou standard: todos os tamanhos são muito sociáveis e gostam de fazer novos amigos.

    Ver Todas >