Já parou para se perguntar se gatos sentem falta de outros gatos quando eles morrem ou somem? Para quem convive com mais de um bichano em casa, essa é uma questão bem delicada e que, mais cedo ou mais tarde, infelizmente vai surgir. Apesar de ser um momento bem difícil para o tutor, é importante ter em mente que o luto de gato é um processo igualmente complicado para os felinos. Cada animal tem sua própria maneira de demonstrar e sentir isso, mas existem alguns sinais que podem ser observados. Para entender como esse luto se manifesta e como ajudar seu gato nessas horas, é só acompanhar a matéria abaixo.

Afinal, quando um gato morre o outro sente falta?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Sim, gatos sentem falta de outros gatos quando eles morrem. O sentimento de luto não é uma exclusividade dos seres humanos e, assim como nós, os animais também ficam sensibilizados e tristes quando um amigo vai embora. Claro que a compreensão felina é diferente da nossa, mas para animais que convivem juntos há muito tempo e não conhecem uma vida sem o outro pet, o luto de gato pode ser devastador.

O sentimento de “meu gato morreu, estou muito triste” pode não ser exatamente o mesmo para um outro gato, mas isso não quer dizer que ele não vá sentir falta do seu irmãozinho no dia a dia. Para os felinos, a morte não é bem morte, e sim abandono. Eles se sentem deixados de lado, abandonados, e isso pode provocar uma angústia danada porque o animal simplesmente não entende por que o outro foi embora. Às vezes demora um pouco para a ficha cair, mas em algum momento ele vai ficar com saudade do seu companheiro.

6 sinais que indicam o luto de gato

É difícil dizer com exatidão como ocorre esse processo de luto: gato pode ter diferentes reações e comportamentos. Alguns agem normalmente, enquanto outros ficam totalmente abalados com a ausência do outro gato. É importante observar essas alterações comportamentais, principalmente quando passam a afetar a saúde do bichano que ficou. As principais manifestações de luto de gato são:

  • Apatia
  • Desinteresse por coisas que ele gosta
  • Perda de apetite
  • Sonolência excessiva
  • Desânimo para brincar
  • Alta vocalização no caso de gatos silenciosos; ou baixa vocalização no caso de gatos que miam muito

Quando um gato morre, o outro sente falta sim, mas existem formas de amenizar esse impacto
Quando um gato morre, o outro sente falta sim, mas existem formas de amenizar esse impacto

Luto: gato morreu. Como posso ajudar o gatinho que ficou?

É preciso entender que, assim como você perdeu seu bichinho de estimação, o gato que ficou também perdeu alguém que era muito importante para ele. Por isso, não importa quais sejam os sinais de luto de gato, você deve tentar confortar e amparar seu amigo de quatro patas nesse momento - e ele também pode te ajudar bastante a enfrentar esse momento difícil, viu? Veja algumas dicas para lidar com a situação:

1) Seja presente e acolha o animal que ficou. Vocês dois estarão passando por um período de luto e dor, então unir essas forças às vezes é a melhor forma de conseguir seguir em frente, tanto para você quanto para o gatinho.

2) Não mude a rotina do felino. Ainda que todos estejam abalados com a perda do outro animal, essas pequenas mudanças podem deixar o gato ainda mais estressado, ansioso ou triste. Por isso, mantenha os mesmos horários de brincadeiras e refeições.

3) Estimule o bichano fisicamente e mentalmente. Essa é uma forma de vocês se aproximarem mais ainda e até se distraírem juntos, com brinquedos para gatos e outras atividades. Também é uma forma de afastar a ausência do animal que foi embora.

4) Considere adotar um outro gatinho para servir de companhia. Não precisa ser algo imediato, mas vale pensar nessa possibilidade para que o seu pet não se sinta tão sozinho e um bichinho novo sempre é sinônimo de alegria.

5) Se o luto de gato for muito pesado, procure ajuda profissional. Um veterinário especializado em comportamento animal vai saber qual a melhor forma de ajudar o seu gato, evitando que ele adoeça ou desenvolva algum problema mais sério, como depressão.

Redação: Juliana Melo