Assim como em humanos, os cachorros precisam manter os dentes limpos, sem tártaro e saudáveis. Para isso, nada melhor do que a escovação regular dos dentinhos dos nossos pets. O ideal é acostumar o cachorro com a higiene dental desde filhote para que ele deixe você mexer na boca dele tranquilamente. Mas além do combo tradicional escova + pasta de dentes, existem outras maneiras para manter a saúde bucal do seu animal de estimação em dia. Vem com a gente!
Saiba porquê escovar os dentes do cachorro é tão necessário
A escovação é importante não só para afastar o mau hálito, mas também para evitar o acúmulo de comida entre os dentes. Esse cuidado ajuda a prevenir bactérias, o surgimento de tártaro e cáries e até mesmo a evitar a perda precoce de dentes. Então, nada de preguiça! Arrume 10 minutinhos por dia (ou por pelo menos 4 dias na semana) para fazer esse ato de cuidado com o seu cachorro!
Passo a passo de como escovar os dentes do cachorro
Passo 1: escolha o melhor momento
Com o cachorro calmo e tranquilo, escolha um lugar que ele vá se sentir confortável e que você consiga ficar de frente ou na lateral dele.
Passo 2: separe tudo o que precisa
Você vai precisar uma escova de dente (ou dedal) e pasta de dente. Os dois precisam ser específicos para cachorro, combinado? Não estranhe se o sabor da pasta for de carne, frango ou outro. Lembre-se que tem que ser agradável para o cachorro e não para você.
Passo 3: acostume o cachorro com a pasta de dente
Já com a pasta de dente no sabor preferido do seu bichinho, deixe ele cheirar e lamber um pouco. Dessa forma, o cão associa a pasta a algo gostoso e vai facilitar muito o processo de escovação. Nessa etapa, você também pode massagear a gengiva do cachorro.
Passo 4: faça movimentos circulares
Depois que o cachorro começar a se acostumar com o seu dedo na gengiva, pode começar a escovação. Coloque quantidade suficiente e escove dente por dente em movimentos de cima para baixo. É normal a gengiva sangrar um pouco no início, mas logo para.
Passo 5: como sempre, recompense o cachorro
Assim como em várias situações de adestramento, o cachorro precisa ser recompensado pelo bom comportamento durante o processo. Para isso, nada melhor do que um snack ou um pouco de ração. Dessa forma, ele vai associar a escovação como algo positivo. Mesmo que o agrado seja comestível, o custo X benefício de limpar os dentes direitinho vale os farelos de logo depois.
Petiscos para cachorro também ajudam na limpeza de dentes

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Outra maneira de deixar a saúde bucal do seu cachorrinho em dia é oferecendo petiscos específicos de higiene dental. Já existem várias opções em pet shops e o recomendado é apenas um snack, do tamanho indicado para seu cão, por dia.
Qual deve ser a frequência da escovação?
Para manter a saúde bucal em ordem, com dentes e gengivas limpos, o ideal é escovar todos os dias, mas sabemos que inúmeros fatores podem atrapalhar o planejamento. Se não conseguir todos os dias, tente escovar de 3 a 4 vezes na semana. Além de evitar germes que causam um cheiro ruim, previne o surgimento de tártaro e cáries.
O acúmulo de tártaro pode atrapalhar a mastigação e fazer com que o cachorro seja submetido a tratamento dentário. A limpeza de tártaro em cachorros é feita com anestesia geral, sabia? Então, antes de adiar a escovação, pense como esses minutinhos podem ser preciosos para evitar todos os riscos.
Redação: Mariana Almeida
