Quando o assunto é cuidar da higiene do seu pet, o tutor deve saber muito bem quando é a hora de dar banho, cortar as unhas, limpar os ouvidos e até escovar os dentes do animal. O banho, inclusive, vai depender de uma série de fatores como o tipo de pelagem e o nível de sujeira do animal. Em alguns casos, outra possível alternativa é utilizar lenço umedecido para cachorro, que cumpre uma função semelhante a do banho mas sem molhar completamente o doguinho. Separamos o que você precisa saber antes de usar o lenço umedecido para limpar cachorro e em quais casos ele é indicado.

Então quer dizer que pode usar lenço umedecido em cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A resposta é sim! É importante ter alguns cuidados (como se atentar a um produto que seja específico para pets) e saber em que situações ele pode ser benéfico, mas no geral pode usar lenço umedecido em cachorro. Se você costuma sair com o seu doguinho todos os dias para passear, por exemplo, já deve ter percebido que os cães normalmente chegam da rua com as patinhas meio sujas, né? Nesses momentos, um lencinho umedecido para cachorro pode ajudar bastante! Com o auxílio do item, o tutor consegue higienizar as patas do animal de uma maneira bem prática, simples e que não vai agredir essa parte do corpo do cachorro, que é sensível.

Além disso, banhos em excesso também podem acabar fazendo mal para a pele dos cães e ocasionar em dermatites e outras doenças. Por isso, recomenda-se que os banhos sejam dados no máximo uma ou duas vezes por mês, dependendo da raça (vale conversar com o veterinário para ter certeza). Então, se você sentir que o seu cãozinho está precisando de uma limpeza e ele tomou banho recentemente, o lenço umedecido para cachorro é uma boa solução de banho “seco” para ele.


Lenço umedecido: cachorro pode ter diferentes partes do corpo higienizadas com o produto
Lenço umedecido: cachorro pode ter diferentes partes do corpo higienizadas com o produto

Como utilizar o lenço umedecido para limpar cachorro?

A higiene com um lencinho umedecido para cachorro é bastante simples. Tudo que você precisa é aproveitar um momento em que seu doguinho esteja mais relaxado. Com o auxílio do produto, é só percorrer todo o corpo do cachorro para remover a sujeira dos seus pelos: barriga, focinho, patas e até os genitais do animal. O ideal é fazer movimentos bem suaves para não estressar o cachorro. A região dos olhos e as orelhas podem ser limpas com o lenço umedecido, mas também é possível fazer a limpeza com um algodão e soro fisiológico. 

Limpar filhote com lenço umedecido é super recomendado!

Cuidar da higiene de um filhote de cachorro exige mais atenção do que parece. Nos três primeiros meses de vida, os cãezinhos ainda têm a pele muito frágil e não possuem o sistema imunológico totalmente desenvolvido. Por isso, o banho comum não é recomendado nessa fase inicial. Desta forma, o lencinho umedecido acaba sendo uma ótima alternativa para manter os filhotes limpos. Mas atenção: é importante procurar um produto que seja indicado para pets, pois o lenço umedecido de bebê para cachorro pode acabar agredindo a pele do animal. 

Lenço umedecido: cachorro precisa de um produto específico para pets

Como já foi dito, alguns cuidados são importantes na hora de usar lenço umedecido para limpar cachorro, e um deles é se certificar de que o produto em questão é indicado para animais. Esses lenços são produzidos levando em consideração todo o organismo dos cães, que têm a pele mais sensível do que a nossa e que pode ser agredida facilmente se entrar em contato com produtos muito fortes. 

Redação: Juliana Melo