Passear com cachorro é uma atividade essencial para cuidar da saúde e bem-estar do seu pet. Esse é o momento em que o cãozinho tem contato com o mundo lá fora e consegue explorar todos os seus sentidos, com direito a muitas experiências incríveis e vários novos aumigos. Mas sabia que existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar ainda mais a hora de passear com cachorro? Saber qual é o melhor horário e quanto tempo é necessário para gastar a energia dos doguinhos são coisas que fazem toda a diferença nessa aventura. Veja algumas dicas abaixo!

1) O melhor horário para passear com cachorro é de manhã cedo ou no fim da tarde

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma dúvida que muitos pais de pet têm é sobre qual o melhor horário para passear com cachorro. O ideal é que os passeios sejam feitos antes das 10h e após as 16h, que é quando a temperatura está mais amena e confortável para os cães. Durante esse intervalo, os raios solares normalmente estão mais intensos e o asfalto acaba ficando muito quente, o que pode desencadear queimaduras na pata do cachorro. O calor excessivo também pode fazer com que o cãozinho fique indisposto ou passe mal ao sair de casa. Então aqui vai a dica: prefira sempre as primeiras horas da manhã ou o fim da tarde para passear com cachorro.

2) Passear com cachorro requer os acessórios certos e até alguns treinamentos de obediência

Mesmo que esse seja um momento de lazer e descontração, alguns acessórios são indispensáveis para passear com cachorro. A coleira com identificação é um dos itens obrigatórios da lista. Imprevistos acontecem, mas para evitar que o cachorro fique perdido é essencial ter esse tipo de coleira com informações como o nome do animal e o telefone do tutor. No caso de parques e áreas livres, o uso da guia longavai dar mais liberdade ao pet sem que o tutor perca o controle da situação. O acessório pode ter tamanhos variados, com versões chegando até 10 metros. A coleira anti-puxão para cachorro é outra alternativa, indicada especialmente para animais que costumam puxar a guia quando saem de casa.

Além disso, não se esqueça de treinar muito bem o seu doguinho para evitar problemas ao passear com cachorro. O animal deve seguir as ordens do tutor e o adestramento é uma das melhores formas de conseguir isso. A socialização é outro ponto que precisa de atenção, principalmente para evitar brigas com outros cães na rua.


O   melhor horário para passear com cachorro é quando o sol não está tão quente
O melhor horário para passear com cachorro é quando o sol não está tão quente

3) Não esqueça de levar água e alguns petiscos para passear com cachorro

Garantir a hidratação do seu pet é essencial durante os passeios na rua Como essa é uma atividade que cansa bastante o animal, o ideal é sempre carregar uma garrafinha de água. Além disso, os petiscos também são uma excelente opção para agradar o cãozinho, especialmente se a ideia é fazer um passeio mais longo ou se o cachorro ainda está se adaptando com a rotina fora de casa. 

4) Quanto tempo posso gastar passeando com cachorro?

É importante ter em mente que cada animal tem necessidades diferentes quando o assunto é gastar energia, então isso deve ser levado em consideração na hora de passear com cachorro. Raça, porte, idade, condições de saúde e até o comportamento do animal influenciam bastante. É preciso conhecer muito bem o seu amigo de quatro patas para definir exatamente quanto tempo é adequado para gastar a energia do doguinho.

Cães jovens normalmente são mais energéticos e precisam de mais tempo de exercício físico, então os passeios devem durar de 30 a 60 minutos, dependendo da energia do pet. Se for um cachorro de pequeno porte, a recomendação é variar de 20 a 40 minutos. Já se for um cachorro grande, como o Labrador, o ideal é realizar passeios de 40 a 60 minutos diariamente. Por outro lado, cães idosos ou com limitações, como as raças braquicefálicas, devem fazer passeios leves e de curta duração.

5) Varie o caminho na hora de passear com o cachorro

Os cães adoram sair de casa para conhecer novos lugares. Então por que não aproveitar esse lado aventureiro e proporcionar novas experiências para o seu doguinho? Você pode passear com cachorro em um parque perto de casa, mas também pode explorar diferentes ambientes, como ir à praia ou fazer uma trilha. Também existem shoppings e restaurantes pet friendly que são uma forma de deixar o animal ainda mais integrado à sua rotina. Outra ótima opção é procurar por parques para cachorro na sua cidade - o famoso parcão -, onde seu bichinho vai poder fazer várias novas amizades com outros cães. 

Redação: Juliana Melo