Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” não é exatamente a nomenclatura certa para se referir a esse grupo de animais. Mas, apesar disso, quem já se deparou com algum vídeo de leão ou de onça na internet, deve ter percebido que esses grandes felinos compartilham muitas semelhanças com os gatinhos que nós estamos acostumados — principalmente no comportamento.
O hábito de ronronar e afiar as unhas, por exemplo, são uma característica compartilhada entre os grandes felinos e os gatos domésticos. Ficou curioso para saber qual é o maior gato selvagem do mundo? Veja uma lista abaixo com os principais “bichanos” selvagens dessa categoria!
1) Tigre-siberiano é o maior gato selvagem que existe
Também conhecido como tigre-de-amur, o tigre-siberiano é considerado o maior gato selvagem do mundo entre os grandes felinos. Para se ter uma ideia, esses animais na fase adulta podem medir até 1,2 m de altura, 3,6 m de comprimento e pesar cerca de 350 kg. É um típico “gato caçador” com hábitos noturnos que vive principalmente próximo ao Rio Amur na Sibéria, região localizada na Rússia.
2) Ligre
Poucas pessoas conhecem o ligre, mas ele é considerado um gato híbrido selvagem que surgiu do cruzamento de um leão com uma tigresa. Por isso foi batizado de “ligre”, que seria a junção das duas espécies. A espécie pode atingir 1,24 m de altura, 3,3 m de comprimento e um peso de aproximadamente 418 kg. É um animal bem raro e existem poucos exemplares, mas o maior exemplar vive nos Estados Unidos e se chama Hércules.
3) Leão
O leão é um gato selvagem muito conhecido e que causa um impacto enorme com sua força e postura imponente. Não é à toa que ele é considerado o “rei da selva”. Em números, os leões podem ter uma altura de até 1,1 m, 2,1 m de comprimento e ter um peso de cerca de 190 kg. As fêmeas tendem a ser um pouco menores que os machos. Esses animais podem ser encontrados na África Subsaariana e na Ásia, principalmente.
4) Onça-pintada
A onça-pintada — também conhecida como jaguar — é a queridinha das Américas. Isso porque, apesar de ocupar a 4ª posição entre os grandes felinos do mundo, ela é considerada o maior gato selvagem do continente americano, onde é seu habitat. Em questão de altura, a onça-pintada pode chegar a 75 cm. Já o comprimento é de até 1,9 m, e o peso não costuma passar de 135 kg.
5) Leopardo
Nativo da África e da Ásia, o leopardo é um gato selvagem com um tamanho bem impressionante. Ele chega a 70 cm de altura na cernelha, tem até 1,67 de comprimento do rabo ao focinho e pesa cerca de 90 kg na fase adulta. Também é uma espécie com hábitos crepusculares e noturnos, assim como boa parte dos felinos.
6) Puma
O puma, que também é conhecido como suçuarana, onça-parda e leão-das-montanhas, é um dos animais que chama a atenção por causa do seu porte e que faz parte dos grandes felinos. Só de altura, esses animais podem chegar a 90 cm. Já no comprimento, podem alcançar 1,55 m, e no peso ficam em torno de 72 kg na fase adulta. Assim como a onça-pintada, o puma também é nativo da América.
7) Guepardo
O guepardo ou chita é outro gato selvagem enorme! Ele tem uma aparência exótica, com o corpo cheio de pintinhas pretas e olhar penetrante. Quando o assunto é tamanho, ele impressiona e atinge até 94 cm de altura, 1,50 m de comprimento e pesa aproximadamente 65 kg. São animais típicos da savana e que podem ser encontrados na África e Ásia (especialmente na península Arábica).