A audição canina é bastante aguçada e por isso barulhos muito altos, como os de fogos, os incomodam. Mas assim como existem muitos sons que cachorros não gostam, mas, independente disso, há específicos barulhos que os cachorros gostam e ficam mais alegres só de ouvir. A preferência, na verdade, dependerá bastante da vivência do próprio pet. Um cão de apartamento, por exemplo, fica animado ao ouvir o barulho do elevador porque sabe que tem alguém chegando. Ele também conhece o barulho que faz quando você pega a guia de passeio. O Patas da Casa foi atrás dessa curiosidade e explica quais são os sons que cachorros gostam!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Barulho que cachorro gosta depende muito da vivência dele

Os cães são seres muito inteligentes e que fazem associações bem rápidas. Assim como o adestramento positivo, um som recorrente e que vem acompanhado de um momento feliz é associado pelo cachorro como uma recompensa, seja a chegada do tutor ou o barulho de chaves. Ou seja, tudo tem a ver com a memória dos cães.

O ouvido do cachorro, inclusive, é bem sensível e pode captar esses barulhos a metros de distância. Por isso é muito importante desde filhotes associar barulhos comuns do dia a dia a algo positivo, como uma chuva ou barulho de carro, para que não fiquem apavorados quando ouví-los.

“Voz de bebê” que os tutores usam com os pets é um som que cachorro gosta, segundo cientistas

Outro som muito específico que deixa qualquer cachorro feliz é a voz do seu dono. De acordo com algumas pesquisas, a voz do tutor traz uma sensação de segurança e relaxamento. Mesmo assim, vale ressaltar que gritos, por exemplo, causam estresse ao animal. Uma voz mais apática também não traz conforto ao pet. Um estudo feito pela Universidade de York acompanhou diversos cachorros e descobriu-se que os pets reagiram melhor à famosa "voz de bebê". Ou seja, sons mais agudos também agradam.

Vale ressaltar que os cachorros não entendem o que a gente fala, mas reconhecem algumas palavras, como o próprio nome, apelido e outros comandos básicos. Sabe quando o cachorro vira a cabeça quando o tutor fala? Tem a ver com isso: essa é uma reação do cachorro quando ele escuta uma palavra conhecida.

 

A audição canina é muito aguçada, o que ajuda na memorização de sons que remetem a algo positivoMuitos barulhos assustam o cachorro, como fogos de artifício, chuva e eletrodomésticos

 

Barulho de brinquedo é um som que cachorro gosta

 

Os brinquedos para cachorro com barulho são os favoritos e estimulam a audição canina. Eles também estão na lista de sons que cachorro gosta. Os barulhos mais agudos prendem a atenção do pet. É por isso que cachorros gostam de brinquedos que fazem algum tipo de som. Além disso, ao brincar o cão está reproduzindo um instinto que é natural para ele, o de apreender uma presa após a caça. Na natureza, quando o predador consegue pegar um animal mais frágil, ele emite diversos ruídos. É essa a lembrança ativada pelo pet. Então, o brinquedo gera um estímulo positivo.

Sons da natureza ajudam a relaxar o cachorro

Assim como os humanos, os barulhos da natureza ajudam a relaxar os pets, fazendo desse um barulho que o cachorro gosta. Pesquisas revelam que os sons da natureza também relaxam o animal, mesmo que ele tenha vivido boa parte da sua vida em um apartamento, por exemplo. Sons de passarinho, cachoeira, ou até mesmo de uma praia, estão entre os sons que os cachorros gostam de ouvir. Não à toa que sons desse tipo são comuns em playlists com músicas para cachorro que têm o objetivo de acalmar pets.

Qual barulho que cachorro não gosta de ouvir?

Mesmo assim, vale ressaltar que há exceções. Muitos pets podem apresentar medo de ventanias e também de trovões durante uma chuva. Os cachorros têm uma audição muito aguçada. O que é alto para os humanos, para eles é muito mais. Então, apesar de existirem muitos sons que agradam, há também centenas de barulhos que o pet não gosta. É por isso que cachorros com medo de chuva, por exemplo, é uma situação comum. têm medo de fo, principalmente se forem muito elevados. Para completar, esse tipo de barulho pode causar estresse, medo e até ansiedade. Por isso é importante preservar a audição do seu cão.

Outro barulho assusta cachorro é o de fogos de artifício. Esse é, provavelmente, o som que mais incomoda os cães. Se os fogos já são altos para as pessoas, que são capazes de identificar frequências entre 16 e 20.000 Hz, imagina para um cachorro que chega a escutar até 40.000 Hz. Há casos em que os animais ficam tão estressados, que até destroem o que está à sua volta. 

Também entram nessa lista os barulhos de trovões, explosões, buzinas e sirenes. Há casos também de cachorros que se incomodam com os ruídos de eletrodomésticos, como secador de cabelo, liquidificador, aspirador de pó e até máquina de lavar. Nesses casos, é indicado usar os utensílios distantes do animal. Por último, mas não menos importante, temos os gritos. Um berro, mesmo que não seja direcionado ao pet, pode assustar e deixar o cachorro estressado. Por isso não é indicado gritar quando o pet faz algo de errado, um tom mais firme já é suficiente para educar o seu bichinho.

Redação: Victor Viana