Ter um melhor amigo de quatro patas trará muita alegria ao lar, mas a adoção ou compra de um filhote de cachorro precisa ser pensada com muita responsabilidade. Se você mora em um apartamento e passa muito tempo fora de casa, é importante pensar bem antes de ter um doguinho. A ausência dos donos pode provocar estresse e ansiedade nos cães, fazendo com que eles tenham comportamentos indesejados. Além do mais, alguns cachorros podem sofrer com a limitação de espaço de um apartamento, ainda mais quando passam muito tempo sozinhos. Mesmo que não seja ideal deixar os cachorrinhos sozinhos por muito tempo, existem algumas raças de cachorro que lidam melhor com ausência dos tutores. Sabendo disso, o Patas da Casa reuniu os melhores cachorros para apartamento que ficam sozinhos. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Basset Hound: o cachorro ideal para apartamento

 

cachorro basset hound deitado na poltrona

A raça de cachorro Basset Hound possui uma certa independência dos donos. Originário da França, essa raça de cachorro consegue passar algum tempo sozinha sem muitos problemas. Como todo cão, o Basset Hound precisa de atenção e uma rotina de passeios na rua, mas sem muita intensidade. Ele é um ótimo cachorro para viver em qualquer lugar, incluindo os apartamentos. Apesar de se adaptar muito bem à vida caseira, sendo um ótimo companheiro para as horas de sofá, o Basset Hound possui muita disposição e não pode ficar sem atividades físicas regulares. Por possuir um faro muito apurado, os passeios com esta raça de cachorro são ainda mais importantes para que eles não criem o hábito de mexer em coisas "proibidas" da casa, como plantas.

 

O cachorro Shih Tzu lida bem com algumas horas de ausência do tutor

 

cachorro shih tzu sentado

O Shih Tzu está na lista de cachorros pequenos mais dóceis que existem. Eles são ideais para quem mora em apartamento. Mas apesar de lidarem bem ficando sozinhos por algumas horas, o cachorro da raça Shih Tzu é bastante ativo e gosta de brincar com os donos. Por isso, não deixe de dar atenção ao seu pet ao chegar em casa. Esses animais amam demonstrações de carinho. O Shih Tzu é o tipo de cachorro que adora um cafuné e  dormir juntinho do dono.

 

O Lhasa Apso é um cachorro de apartamento amoroso e companheiro

 

lhasa apso sentado no chão

O Lhasa Apso é conhecido como uma das melhores raças de cachorro para viver em apartamento. Esses cães, além de possuírem porte pequeno, não precisam fazer muitos exercícios físicos. Ele faz parte das raças braquicefálicas e não possui fôlego para atividades mais pesadas. Apesar disso, essa raça de cachorro não dispensa passeios curtos e brincadeiras leves. O Lhasa Apso costuma ser um cãozinho bem independente, não se importando em passar um tempo sozinho, mas é importante não abusar, já que ele gosta bastante da companhia dos humanos.

 

A raça de cachorro Schnauzer é leal e independente

cachorro schnauzer brincando no apartamento

Os cachorros da raça Schnauzer, costumam ser uma excelente escolha para viver em apartamentos. Eles são de porte pequeno e se adaptam bem nesses espaços. O Schnauzer costuma ser um cão muito brincalhão, sendo uma ótima opção para famílias com crianças. Apesar de possuir uma certa independência, o cachorro Schnauzer pode latir bastante. Ele é muito companheiro e vai necessitar de exercícios físicos frequentes.

 

Akita é um cachorro para apartamento de porte grande que não sofre com a ausência do dono

 

cachorro akita no sofá

Originário do Japão, o Akita é um cachorro que, apesar do grande porte, pode viver muito bem em apartamentos. A raça é conhecida por latir muito pouco e ser independente. Apesar dessas características, o Akita necessita de carinho e atenção sempre que você estiver por perto. Quando o dono está em casa, esse cachorro ama ficar no mesmo local que ele. Por essa característica, o Akita também é chamado de “cão guardião”.


Redação: Hyago Bandeira