O Border Collie é uma das raças de cachorro mais populares. Considerados os cãezinhos mais inteligentes do mundo, eles também não ficam atrás no quesito beleza. O Border Collie branco com preto logo vem à mente quando falamos da raça, mas sabia que existe uma variedade de cores de pelagem? Se você está curioso para entender melhor o padrão de cores do Border Collie, explicamos tudo a seguir. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Border Collie: cores da raça e suas variações

A ampla variedade de cores do Border Collie só torna o animal mais especial ainda: tem para todos os gostos! O tom da pelagem é estabelecido pela genética, mas uma característica comum em todas as variações é a pelagem toda branca com manchas da determinada cor. Sendo assim, não é possível encontrar um Border Collie todo preto ou um Border Collie todo marrom, por exemplo. 

Desta forma, podemos pensar nas variações da coloração. A cor da pelagem será definida a partir de três padrões: cores sólidas, tricolores e cores merles. As possibilidades em cores sólidas são:

  • Border Collie branco com preto
  • Border Collie branco e cinza
  • Border Collie avermelhado e branco
  • Border Collie chocolate e branco

O Border Collie sempre terá uma faixa branca que vai do focinho até o alto da cabeça, separando os lados esquerdo e direito da face. Outra marcação bem conhecida é a chamada “pirata”, em que o animal possui um lado da cabeça colorido e outro branco.

 

O Border Collie branco com preto é o padrão de pelagem mais popular da raçaBorder Collie preto e marrom é uma das colorações tricolores mais famosas. A típica faixa branca sempre estará presenteO Border Collie azul merle é mais raro, porém igualmente lindoBorder Collie: cores raras podem ser encontradas a partir do gene merleO Border Collie azul e branco é uma fofuraO Border Collie chocolate também é um padrão da raça

 

Cores Border Collie: entenda como ocorre a pelagem tricolor

 

O Border Collie 3 cores também é muito conhecido. No tipo de pelagem tricolor, duas cores se aliam ao branco, diferente das cores sólidas, em que apenas uma cor faz o contraponto com o branco. Uma das possibilidades interessantes de pelagem tricolor é o Border Collie tigrado. Esse animal possui as três cores com listrinhas pelo corpo que fazem ele exibir uma aparência parecida com a de um tigre. O Border Collie tricolor pode ter variações em marrom, preto, chocolate, azul, lilac e ainda se diversificar quando possuir o gene merle.

Existe Border Collie todo branco?

Sabendo que a camada branca sempre se encontra nessa raça de cachorro, você pode se perguntar se existe Border Collie todo branco. Na verdade, apesar de existir essa possibilidade de pelagem, o Border Collie todo branco não é reconhecido pela Federação Internacional de Cinologia (FCI). Isso porque essa cor só ocorre na raça a partir do cruzamento de dois cães com o gene merle. Esse tipo de cruzamento não é recomendado, porque os filhotes de dois cães merle podem apresentar diversos problemas de saúde, como deformação nos olhos, anoftalmia (sem formação de olhos), luxação de pupila, problemas hepáticos, entre outros.

gene merle é uma especificidade genética que altera a tonalidade da pelagem e dos olhos do cãozinho. A pelagem merle no Border Collie pode ter variações como:

  • Border Collie azul merle
  • Border Collie vermelho merle
  • Border Collie merle tricolor

As tonalidades lilac, seal, slate, sable também podem ter variações com o gene merle. Essa alteração não pode ocorrer só com o Border Collie, mas também com cães de  raças como Pastor de Shetland, Bulldog Francês e outros - sendo presente em muitos cachorros de pastoreio.

Redação: Hyago Bandeira