O Border Collie é uma das raças de cachorro mais populares. Considerados os cãezinhos mais inteligentes do mundo, eles também não ficam atrás no quesito beleza. O Border Collie branco com preto logo vem à mente quando falamos da raça, mas sabia que existe uma variedade de cores de pelagem? Se você está curioso para entender melhor o padrão de cores do Border Collie, explicamos tudo a seguir.
Border Collie: cores da raça e suas variações
A ampla variedade de cores do Border Collie só torna o animal mais especial ainda: tem para todos os gostos! O tom da pelagem é estabelecido pela genética, mas uma característica comum em todas as variações é a pelagem toda branca com manchas da determinada cor. Sendo assim, não é possível encontrar um Border Collie todo preto ou um Border Collie todo marrom, por exemplo.
Desta forma, podemos pensar nas variações da coloração. A cor da pelagem será definida a partir de três padrões: cores sólidas, tricolores e cores merles. As possibilidades em cores sólidas são:
- Border Collie branco com preto
- Border Collie branco e cinza
- Border Collie avermelhado e branco
- Border Collie chocolate e branco
O Border Collie sempre terá uma faixa branca que vai do focinho até o alto da cabeça, separando os lados esquerdo e direito da face. Outra marcação bem conhecida é a chamada “pirata”, em que o animal possui um lado da cabeça colorido e outro branco.






Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.
Cores Border Collie: entenda como ocorre a pelagem tricolor
O Border Collie 3 cores também é muito conhecido. No tipo de pelagem tricolor, duas cores se aliam ao branco, diferente das cores sólidas, em que apenas uma cor faz o contraponto com o branco. Uma das possibilidades interessantes de pelagem tricolor é o Border Collie tigrado. Esse animal possui as três cores com listrinhas pelo corpo que fazem ele exibir uma aparência parecida com a de um tigre. O Border Collie tricolor pode ter variações em marrom, preto, chocolate, azul, lilac e ainda se diversificar quando possuir o gene merle.
Existe Border Collie todo branco?
Sabendo que a camada branca sempre se encontra nessa raça de cachorro, você pode se perguntar se existe Border Collie todo branco. Na verdade, apesar de existir essa possibilidade de pelagem, o Border Collie todo branco não é reconhecido pela Federação Internacional de Cinologia (FCI). Isso porque essa cor só ocorre na raça a partir do cruzamento de dois cães com o gene merle. Esse tipo de cruzamento não é recomendado, porque os filhotes de dois cães merle podem apresentar diversos problemas de saúde, como deformação nos olhos, anoftalmia (sem formação de olhos), luxação de pupila, problemas hepáticos, entre outros.
O gene merle é uma especificidade genética que altera a tonalidade da pelagem e dos olhos do cãozinho. A pelagem merle no Border Collie pode ter variações como:
- Border Collie azul merle
- Border Collie vermelho merle
- Border Collie merle tricolor
As tonalidades lilac, seal, slate, sable também podem ter variações com o gene merle. Essa alteração não pode ocorrer só com o Border Collie, mas também com cães de raças como Pastor de Shetland, Bulldog Francês e outros - sendo presente em muitos cachorros de pastoreio.
Redação: Hyago Bandeira
