As cores de Shih Tzu sempre chamam bastante atenção na raça. Esse cãozinho de pelos longos e lisos é considerado uma das raças mais populares no Brasil. De tamanho pequeno, personalidade inteligente e jeitinho companheiro, o Shih Tzu é uma raça indicada para ter em apartamento e que gosta de crianças e idosos. Quando pensamos nas cores do Shih Tzu, a quantidade de variações pode te surpreender. Existem mais de 10 padrões possíveis! Além disso, em um mesmo Shih Tzu é possível que as cores mudem na transição de filhote para adulto. Ou seja, é uma raça cheia de surpresas! O Patas da Casa te explica porque existem tantas cores de Shih Tzu, quais são elas e ainda dá dicas de como cuidar da pelagem do cachorro da forma correta. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Por que existem tantas cores de Shih Tzu? Mudanças genéticas ao longo do tempo podem ser a explicação

O que não faltam são motivos para se surpreender com um Shih Tzu: cores de pelagem, personalidade e traços físicos sempre chamam a atenção. Mas um detalhe não passa despercebido. Existem mais de 10 cores de Shih Tzu reconhecidas oficialmente. Algo comum a todos os cães é que a cor do pelo é determinada pela genética da raça. Uma das razões para a enorme variedade de cores do Shih Tzu é o fato de ser uma raça muito antiga e que passou por alterações genéticas ao longo do tempo. Apesar de ser impossível determinar com certeza quando esses cães surgiram, acredita-se que eles estavam presentes na Ásia desde 624 a.C. Com tanto tempo de existência, é normal que os genes da raça tenham passado por mudanças.

Cores do Shih Tzu: conheça os tons de pelagem oficiais

As cores do Shih Tzu podem se apresentar em padrões diferentes. Existem aquelas de base sólida (ou seja, possuem apenas uma cor, sem manchas) e as tigradas (que podem ter uma cor como base, mas possuem manchas ou faixas com uma ou mais cores diferentes). As tigradas podem ser bicolor (com duas cores) ou tricolor (com três cores). Dentre os padrões de cores de cachorro Shih Tzu que podemos destacar, estão:

  • Fígado (marrom)
  • Preto
  • Branco
  • Cinza
  • Dourado
  • Vermelho
  • Branco e cinza
  • Branco e fígado
  • Branco, cinza e dourado
  • Branco e preto
  • Branco e vermelho
  • Branco e dourado

No Shih Tzu, as cores mais comuns são branco e dourado, branco e cinza, branco e fígado e branco sólido. Hoje esses padrões são os mais fáceis de encontrar na hora de escolher um cãozinho da raça. A cor de Shih Tzu mais procurada hoje em dia é a branco e marrom (fígado). Porém, todas são muito adoradas. O Shih Tzu pode ainda ter cores raras: o Shih Tzu preto é uma possibilidade, mas é difícil de encontrar a tonalidade totalmente sólida, ou seja, sem nenhuma manchinha branca.

 

Shih Tzu: cores sólidas podem aparecer, como é o caso do Shih Tzu brancoOutro exemplo de cores de Shih Tzu sólidas é o fígado ou marromShih Tzu: cores raras, como o preto, é uma possibilidadeDentre as opções sólidas de cores, Shih Tzu vermelho traz um tom mais vívidoAs cores de cachorro Shih Tzu têm variações do cinzaO Shih Tzu dourado normalmente tem manchas brancasAs cores do Shih Tzu mescladas podem formar diversos padrões, como o preto e brancoRaça Shih Tzu: cores branco e dourado é uma das variações mais comunsDentre os tipos de cores, o Shih Tzu pode ter padrão tricolor com branco, cinza e douradoAs cores do Shih Tzu cinza e branco também são comunsA cor de Shih Tzu mais procurada é a combinação de branco com marrom (fígado)O Shih Tzu branco com vermelho é um dos padrões de cores mais bonitos

 

Cores de cachorro Shih Tzu: olhos e focinho também variam de tonalidade

 

Além do tom da pelagem, as cores dos olhos e focinho do cachorro Shih Tzu podem variar também. Normalmente, os olhos e o focinho da raça possuem a cor preta. Porém, algumas cores raras também podem se manifestar nessas regiões. Esse é o caso do Shih Tzu de olho azul, que ocorre quando há uma pigmentação mais diluída na raça. Um Shih Tzu de olho azul normalmente tem o focinho cinza ou marrom escuro. Normalmente, a pelagem cinza está mais associada aos olhos azuis, mas não é uma regra. 

Além disso, uma curiosidade é que todos os Shih Tzu nascem com olhos azuis! Durante as duas primeiras semanas de vida, os filhotes de cachorro não abrem os olhos e, por isso, muitas vezes esse detalhe é passado despercebido. Quando os filhotes abrem os olhos, pode ser possível ver ainda a coloração, mas com o tempo vai sumindo e ganhando os tons escuros tradicionais. 

Cachorro Shih tzu muda de cor quando cresce?

Muitas pessoas adotam o cachorro pequeno Shih Tzu com uma cor e, com o tempo, percebem que ela fica diferente. Mas afinal, Shih Tzu muda de cor quando cresce mesmo? Sim, isso pode acontecer com muita frequência. Qualquer raça de cachorro pode apresentar mudanças na pelagem conforme vai amadurecendo. O cachorro filhote ou perde seus pelos ao crescer, dando origem a outros, ou pode ter uma segunda camada de pelos que nasce na fase asulta. Além disso, é comum que a tonalidade de uma mesma cor mude, seja para tons mais claros ou mais escuros. As cores ou padrões do pelo de cachorro podem acabar variando nessas mudanças por questões genéticas. O Dálmata, por exemplo, nasce com a pelagem toda branca e só depois as manchas pretas aparecem. 

O Shih Tzu precisa de cuidados específicos com a pelagem 

Além da enorme variedade de cores, o Shih Tzu também possui uma grande quantidade de pelos. Os cachorros pequenos peludos têm a pelagem volumosa e abundante, com fios longos ondulados ou lisos. Mesmo não soltando muito pelo, a escovação deve ser frequente para evitar formação de nós. A tosa também ajuda a evitar embaraços e a deixar seu pet mais confortável, com menos pelos atrapalhando a visão ou locomoção. A tosa para Shih Tzu pode ser feita de várias formas, como as dos tipos bebê e higiênica. 

Redação: Maria Luísa Pimenta