A preocupação é inevitável ao ver um cachorro vomitando. Apesar de muitas vezes estar associado a algum problema de saúde, nem sempre quer dizer que se trata de um caso grave. Existem vários motivos por trás do vômito de cachorro, e por isso é importante ficar de olho em outros sinais. Para te ajudar a identificar melhor a situação, nós separamos as principais causas do problema e algumas dicas do que fazer quando o cachorro está vomitando. Confira!
Cachorro vomitando: o que pode ser?
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o cachorro vomitando nem sempre é um sinal de que ele está doente. Às vezes situações do cotidiano podem ser responsáveis por isso, como uma alteração na dieta alimentar do doguinho ou porque o cachorro comeu rápido demais. Por isso, uma das principais formas de descobrir o que de fato está acontecendo com a saúde do animal é observando a frequência e como é o aspecto e a coloração do vômito.
Quando o vômito é amarelo, geralmente é porque o cachorro passou muito tempo sem se alimentar, comeu algo que não devia ou então foi com muita fome ao pote. Já o vômito de cachorro verde acontece quando o animal já vomitou algumas vezes e não melhorou. Quando o líquido vem acompanhado de uma espuma branca, já é bom ligar o alerta, porque pode ser desde uma simples indigestão como algo mais sério, como problemas intestinais ou infestação de parasitas. Já o cachorro vomitando sangue é o mais grave de todos, pois pode estar associado a problemas mais complexos, como hemorragias e úlceras.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Saiba o que fazer quando o cachorro está vomitando!
A observação é fundamental nesse primeiro momento. Além de verificar a frequência do vômito de cachorro, o tutor também deve ficar atento a possíveis mudanças de comportamento do animal. Quando os motivos estão associados à doenças, outros sintomas podem ser observados, como apatia, falta de apetite e prostração. Já se o cachorro vomitou apenas uma vez e logo depois começou a agir normalmente, brincando, pulando e se divertindo, então é porque o vômito foi um caso isolado - provavelmente por culpa do cachorro ter comido algo que não devia -, mas que não representa nada grave. De qualquer forma, redobre a atenção com o pet por alguns dias para se certificar de que está tudo bem e, caso o vômito de cachorro persista, leve o cãozinho ao veterinário o quanto antes. Outra dica é dar bastante água para o cachorro, pois os vômitos em excesso podem acabar levando à desidratação, o que contribui para uma piora do quadro do animal.
Remédios caseiros podem ajudar a acabar com o vômito de cachorro?
Muitos tutores se perguntam o que dar para cachorro vomitando, mas é preciso ter muito cuidado nessas horas para não acabar prejudicando ainda mais o estado de saúde dele. A automedicação está longe de ser a solução, pois o uso de medicamentos sem supervisão médica oferece vários riscos para os cães. Por isso, antes de se render às receitas de remédios caseiros na internet, o ideal é sempre conversar com o médico veterinário do animal para analisar quais são as possibilidades para ajudar o cachorro vomitando. Geralmente, alguns chás podem ajudar a amenizar o problema, como o chá de gengibre, mas sempre natural e sem açúcar ou adoçante, que são ingredientes considerados proibidos para os cães.
Redação: Juliana Melo
