Muitos critérios costumam ser levados em consideração na hora de comprar ou adotar um cachorro, e um é em relação ao padrão de obediência do animal em questão. Existem várias raças de cachorro que são muito inteligentes, mas igualmente teimosas, o que pode dificultar a convivência familiar e o processo de adestramento. Sendo assim, procurar pelo cãozinho mais inteligente não quer dizer que ele vai necessariamente responder aos seus comandos. Portanto, separamos uma lista de raças de cachorro que geralmente tem a combinação perfeita de inteligência e vontade de aprender. Eles adoram agradar seus tutores, tornando-os companheiros super obedientes. Veja a seguir!

1. O Border Collie é uma raça de cachorro que une obediência e companheirismo


O cachorro Border Collie é um dos mais queridinhos por ser muito obediente
O cachorro Border Collie é um dos mais queridinhos por ser muito obediente

Considerada a raça mais inteligente do mundo, o cachorro Border Collie é uma das melhores escolhas para se ter em casa. Esses cãezinhos são grandes amigos dos humanos e sempre fazem de tudo para deixar sua família satisfeita. Além disso, adoram aprender novos comandos e truques, sendo um ótimo candidato ao adestramento. Com uma obediência fora do comum, o Border Collie tem grande facilidade em se adaptar em diferentes ambientes e não dão muito trabalho. No entanto, é importante que ele receba estímulos físicos e mentais frequentes para se manter sempre ativo.

2. Labrador é uma das raças de cachorro obedientes que aprende com mais facilidade


O Labrador nunca decepciona, tanto no quesito obediência quanto no companheirismo
O Labrador nunca decepciona, tanto no quesito obediência quanto no companheirismo

Você já deve ter ouvido falar que o Labrador Retriever é outra raça de cachorro bastante inteligente também, né? Mas o melhor de tudo é que, além da inteligência, esses cães também são muito calmos e gentis - não é à toa que eles são comumente utilizados para exercer alguns trabalhos, como cão-guia ou cão-terapia. O cachorro Labrador aprende fácil e é puro amor: não importa qual seja a situação, ele sempre vai estar do seu lado para tentar te alegrar. Uma das melhores formas de adestrá-los é com a técnica do reforço positivo, em que o tutor recompensa o cãozinho sempre que ele “acertar” o comando ensinado. Petiscos, elogios e muito carinho são bem-vindos!

3. Cachorro Pastor Alemão é tão obediente que desempenha papel importante na polícia


O Pastor Alemão pode servir como um excelente cão de guarda
O Pastor Alemão pode servir como um excelente cão de guarda

Geralmente quando pensamos em um Pastor Alemão, logo vem à mente a imagem de um cão policial, não é mesmo? Pois isso não está errado, já que esta é uma das raças mais usadas para este tipo de trabalho por um simples motivo: o cachorro Pastor Alemão, além de ser um ótimo farejador, também é extremamente obediente, o que facilita o seu treinamento para realizar esta tarefa. Os treinos, por sua vez, têm resultados ainda mais eficientes se acontecerem quando o Pastor Alemão ainda for um filhote. De toda forma, esta é uma boa raça de cachorro para quem procura um cãozinho obediente, e até mesmo para desempenhar a função de cão de guarda.

4. Poodle é uma das raças de cachorro obedientes que surpreende


O Poodle é mais brincalhão, mas também é ótimo para o adestramento
O Poodle é mais brincalhão, mas também é ótimo para o adestramento

Algumas pessoas podem até achar que o cachorro Poodle é teimoso, mas isso não é bem verdade. Uma das inúmeras qualidades desta raça é a sua obediência, já que estes cãezinhos adoram se aventurar com novos aprendizados e não hesitam em agradar seu tutor sempre que possível. Com um temperamento brincalhão e ativo, o Poodle também exige certa atenção com a rotina de atividades físicas. Além disso, embora seja uma raça muito amável com a sua família, esse é um cachorro que tende a ser desconfiado perto de estranhos e, por isso, é importante que haja a socialização desde cedo. 

5. Golden Retriever também costuma ser usado como cão-guia ou cão-terapia


Querido por muitos, o Golden Retriever é calmo e sempre quer agradar seus tutores
Querido por muitos, o Golden Retriever é calmo e sempre quer agradar seus tutores

Uma raça de cachorro que é super popular é o Golden Retriever, e não é difícil imaginar o motivo: eles são os melhores amigos que alguém pode ter por perto. Carinhosos, gentis e cheios de amor para dar, o cachorro Golden Retriever também é muito obediente, principalmente se for treinado quando ainda for um filhote. Assim como o Labrador, essa raça também é muito utilizada para quem precisa de um cão-guia ou cão-terapia, já que o animal é calmo, paciente e bastante cuidadoso com seus tutores.

6. Bichon Frisé vai muito além da fofura


O cachorro Bichon Frisé  quase não late e adora aprender novos comandos
O cachorro Bichon Frisé quase não late e adora aprender novos comandos

A raça Bichon Frisé não é só um rostinho fofo. Na verdade, o cãozinho é uma ótima companhia, que adora aprender e tende a ser também muito obediente. Pequeno, branquinho e peludo, este é um cachorro muito esperto e que quase não late, sendo uma boa opção para quem mora em apartamentos. Já quanto ao adestramento do Bichon Frisé, a melhor alternativa para obter bons resultados é recompensando o cãozinho pelo bom comportamento.

7. Doberman tem forte instinto protetor, mas sempre respeita e obedece seu tutor


O Doberman deve ser treinado quando ainda for um filhote
O Doberman deve ser treinado quando ainda for um filhote

Apesar da pose imponente e cheia de marra, a raça Doberman é uma das mais obedientes que existem. Esses cachorros também costumam exercer funções policiais, mas ainda assim também é uma boa raça para se ter em casa, principalmente para quem precisa de um cão de guarda. Eles podem ser um pouco agressivos com estranhos devido ao seu instinto protetor, mas quando se trata do seu tutor, o Doberman é um grande amigo: ele sempre está pronto para protegê-lo. Para evitar que o seu amigo de quatro patas ataque qualquer pessoa que se aproxime sem necessidade, é importante que o treinamento seja feito o quanto antes.

Redação: Juliana Melo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.