Raças

Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

Raças de cachorro obedientes: do Golden Retriever ao Doberman
Raças de cachorro obedientes: do Golden Retriever ao Doberman

Muitos critérios costumam ser levados em consideração na hora de comprar ou adotar um cachorro, e um é em relação ao padrão de obediência do animal em questão. Existem várias raças de cachorro que são muito inteligentes, mas igualmente teimosas, o que pode dificultar a convivência familiar e o processo de adestramento. Sendo assim, procurar pelo cãozinho mais inteligente não quer dizer que ele vai necessariamente responder aos seus comandos. Portanto, separamos uma lista de raças de cachorro que geralmente tem a combinação perfeita de inteligência e vontade de aprender. Eles adoram agradar seus tutores, tornando-os companheiros super obedientes. Veja a seguir!

1. O Border Collie é uma raça de cachorro que une obediência e companheirismo

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O cachorro Border Collie é um dos mais queridinhos por ser muito obediente
    O cachorro Border Collie é um dos mais queridinhos por ser muito obediente

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Considerada a raça mais inteligente do mundo, o cachorro Border Collie é uma das melhores escolhas para se ter em casa. Esses cãezinhos são grandes amigos dos humanos e sempre fazem de tudo para deixar sua família satisfeita. Além disso, adoram aprender novos comandos e truques, sendo um ótimo candidato ao adestramento. Com uma obediência fora do comum, o Border Collie tem grande facilidade em se adaptar em diferentes ambientes e não dão muito trabalho. No entanto, é importante que ele receba estímulos físicos e mentais frequentes para se manter sempre ativo.

    2. Labrador é uma das raças de cachorro obedientes que aprende com mais facilidade

    O Labrador nunca decepciona, tanto no quesito obediência quanto no companheirismo
    O Labrador nunca decepciona, tanto no quesito obediência quanto no companheirismo

    Você já deve ter ouvido falar que o Labrador Retriever é outra raça de cachorro bastante inteligente também, né? Mas o melhor de tudo é que, além da inteligência, esses cães também são muito calmos e gentis - não é à toa que eles são comumente utilizados para exercer alguns trabalhos, como cão-guia ou cão-terapia. O cachorro Labrador aprende fácil e é puro amor: não importa qual seja a situação, ele sempre vai estar do seu lado para tentar te alegrar. Uma das melhores formas de adestrá-los é com a técnica do reforço positivo, em que o tutor recompensa o cãozinho sempre que ele “acertar” o comando ensinado. Petiscos, elogios e muito carinho são bem-vindos!

    3. Cachorro Pastor Alemão é tão obediente que desempenha papel importante na polícia

    O Pastor Alemão pode servir como um excelente cão de guarda
    O Pastor Alemão pode servir como um excelente cão de guarda

    Geralmente quando pensamos em um Pastor Alemão, logo vem à mente a imagem de um cão policial, não é mesmo? Pois isso não está errado, já que esta é uma das raças mais usadas para este tipo de trabalho por um simples motivo: o cachorro Pastor Alemão, além de ser um ótimo farejador, também é extremamente obediente, o que facilita o seu treinamento para realizar esta tarefa. Os treinos, por sua vez, têm resultados ainda mais eficientes se acontecerem quando o Pastor Alemão ainda for um filhote. De toda forma, esta é uma boa raça de cachorro para quem procura um cãozinho obediente, e até mesmo para desempenhar a função de cão de guarda.

    4. Poodle é uma das raças de cachorro obedientes que surpreende

    O Poodle é mais brincalhão, mas também é ótimo para o adestramento
    O Poodle é mais brincalhão, mas também é ótimo para o adestramento

    Algumas pessoas podem até achar que o cachorro Poodle é teimoso, mas isso não é bem verdade. Uma das inúmeras qualidades desta raça é a sua obediência, já que estes cãezinhos adoram se aventurar com novos aprendizados e não hesitam em agradar seu tutor sempre que possível. Com um temperamento brincalhão e ativo, o Poodle também exige certa atenção com a rotina de atividades físicas. Além disso, embora seja uma raça muito amável com a sua família, esse é um cachorro que tende a ser desconfiado perto de estranhos e, por isso, é importante que haja a socialização desde cedo. 

    5. Golden Retriever também costuma ser usado como cão-guia ou cão-terapia

    Querido por muitos, o Golden Retriever é calmo e sempre quer agradar seus tutores
    Querido por muitos, o Golden Retriever é calmo e sempre quer agradar seus tutores

    Uma raça de cachorro que é super popular é o Golden Retriever, e não é difícil imaginar o motivo: eles são os melhores amigos que alguém pode ter por perto. Carinhosos, gentis e cheios de amor para dar, o cachorro Golden Retriever também é muito obediente, principalmente se for treinado quando ainda for um filhote. Assim como o Labrador, essa raça também é muito utilizada para quem precisa de um cão-guia ou cão-terapia, já que o animal é calmo, paciente e bastante cuidadoso com seus tutores.

    6. Bichon Frisé vai muito além da fofura

    O cachorro Bichon Frisé  quase não late e adora aprender novos comandos
    O cachorro Bichon Frisé quase não late e adora aprender novos comandos

    A raça Bichon Frisé não é só um rostinho fofo. Na verdade, o cãozinho é uma ótima companhia, que adora aprender e tende a ser também muito obediente. Pequeno, branquinho e peludo, este é um cachorro muito esperto e que quase não late, sendo uma boa opção para quem mora em apartamentos. Já quanto ao adestramento do Bichon Frisé, a melhor alternativa para obter bons resultados é recompensando o cãozinho pelo bom comportamento.

    7. Doberman tem forte instinto protetor, mas sempre respeita e obedece seu tutor

    O Doberman deve ser treinado quando ainda for um filhote
    O Doberman deve ser treinado quando ainda for um filhote

    Apesar da pose imponente e cheia de marra, a raça Doberman é uma das mais obedientes que existem. Esses cachorros também costumam exercer funções policiais, mas ainda assim também é uma boa raça para se ter em casa, principalmente para quem precisa de um cão de guarda. Eles podem ser um pouco agressivos com estranhos devido ao seu instinto protetor, mas quando se trata do seu tutor, o Doberman é um grande amigo: ele sempre está pronto para protegê-lo. Para evitar que o seu amigo de quatro patas ataque qualquer pessoa que se aproxime sem necessidade, é importante que o treinamento seja feito o quanto antes.

    Redação: Juliana Melo

    Como funciona a memória dos felinos? Veja curiosidades sobre o cérebro do gato

    Próxima matéria

    Como funciona a memória dos felinos? Veja curiosidades sobre o cérebro do gato

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Raças

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Ver Todas >

    9 curiosidades sobre a raça de cachorro Bull Terrier
    Comportamento animal

    9 curiosidades sobre a raça de cachorro Bull Terrier

    O Bull Terrier é uma das raças de cachorro grande mais populares entre os amantes de pet. Seus olhos pequenos, cabeça oval e focinho alongado são inconfundíveis, é quase como uma marca registrada. Com origem e características surpreendentes, é fácil se apaixonar e querer levar um filhote de Bull Terrier para casa. Se você ficou curioso para saber mais desse cãozinho, separamos 9 curiosidades sobre a raça.

    Ensinar cachorro: 6 hábitos que os cães precisam aprender desde cedo
    Comportamento animal

    Ensinar cachorro: 6 hábitos que os cães precisam aprender desde cedo

    Depois de adotar um cachorro, é bom ter em mente que nem tudo será diversão. Os aprendizados também devem fazer parte da rotina do animal. Quanto antes os treinos começarem, mais fácil será para o cachorro aprender - e, consequentemente, a convivência com o cãozinho será melhor em todos os sentidos. O adestramento nem sempre precisa ser feito com um profissional.

    Como é a personalidade do Ragdoll?
    Comportamento animal

    Como é a personalidade do Ragdoll?

    O Ragdoll é uma raça de gato gigante que faz muito sucesso, e isso não é só por causa da sua aparência fofinha e felpuda. O que realmente encanta os gateiros é a personalidade do gato Ragdoll, que é muito afetuosa e tranquila. Muitas pessoas até chegam a comparar o bichano a um cachorro, pois além de ser muito brincalhão, o Ragdoll também tem uma dependência maior da sua família humana. 

    Tudo sobre o focinho de gato: anatomia, cuidados e o poderoso olfato felino
    Comportamento animal

    Tudo sobre o focinho de gato: anatomia, cuidados e o poderoso olfato felino

    O focinho de gato é uma região que definitivamente chama a atenção de qualquer pessoa, principalmente por causa do seu formato fofinho e da sua delicadeza. No entanto, o que poucas pessoas percebem é que, além de ser muito fofo, o pequeno nariz dos gatos é uma das principais formas de comunicação do animal com o mundo. Mas como funciona o focinho de gato? Por que em alguns casos o nariz do gato fica seco, sendo que normalmente eles são gelados? Quais são os cheiros que o gato não gosta? 

    Ver Todas >