Raças

Quais são as 7 raças de cachorro mais obedientes?

Raças de cachorro obedientes: do Golden Retriever ao Doberman
Raças de cachorro obedientes: do Golden Retriever ao Doberman

Muitos critérios costumam ser levados em consideração na hora de comprar ou adotar um cachorro, e um é em relação ao padrão de obediência do animal em questão. Existem várias raças de cachorro que são muito inteligentes, mas igualmente teimosas, o que pode dificultar a convivência familiar e o processo de adestramento. Sendo assim, procurar pelo cãozinho mais inteligente não quer dizer que ele vai necessariamente responder aos seus comandos. Portanto, separamos uma lista de raças de cachorro que geralmente tem a combinação perfeita de inteligência e vontade de aprender. Eles adoram agradar seus tutores, tornando-os companheiros super obedientes. Veja a seguir!

1. O Border Collie é uma raça de cachorro que une obediência e companheirismo

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    O cachorro Border Collie é um dos mais queridinhos por ser muito obediente
    O cachorro Border Collie é um dos mais queridinhos por ser muito obediente

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Considerada a raça mais inteligente do mundo, o cachorro Border Collie é uma das melhores escolhas para se ter em casa. Esses cãezinhos são grandes amigos dos humanos e sempre fazem de tudo para deixar sua família satisfeita. Além disso, adoram aprender novos comandos e truques, sendo um ótimo candidato ao adestramento. Com uma obediência fora do comum, o Border Collie tem grande facilidade em se adaptar em diferentes ambientes e não dão muito trabalho. No entanto, é importante que ele receba estímulos físicos e mentais frequentes para se manter sempre ativo.

    2. Labrador é uma das raças de cachorro obedientes que aprende com mais facilidade

    O Labrador nunca decepciona, tanto no quesito obediência quanto no companheirismo
    O Labrador nunca decepciona, tanto no quesito obediência quanto no companheirismo

    Você já deve ter ouvido falar que o Labrador Retriever é outra raça de cachorro bastante inteligente também, né? Mas o melhor de tudo é que, além da inteligência, esses cães também são muito calmos e gentis - não é à toa que eles são comumente utilizados para exercer alguns trabalhos, como cão-guia ou cão-terapia. O cachorro Labrador aprende fácil e é puro amor: não importa qual seja a situação, ele sempre vai estar do seu lado para tentar te alegrar. Uma das melhores formas de adestrá-los é com a técnica do reforço positivo, em que o tutor recompensa o cãozinho sempre que ele “acertar” o comando ensinado. Petiscos, elogios e muito carinho são bem-vindos!

    3. Cachorro Pastor Alemão é tão obediente que desempenha papel importante na polícia

    O Pastor Alemão pode servir como um excelente cão de guarda
    O Pastor Alemão pode servir como um excelente cão de guarda

    Geralmente quando pensamos em um Pastor Alemão, logo vem à mente a imagem de um cão policial, não é mesmo? Pois isso não está errado, já que esta é uma das raças mais usadas para este tipo de trabalho por um simples motivo: o cachorro Pastor Alemão, além de ser um ótimo farejador, também é extremamente obediente, o que facilita o seu treinamento para realizar esta tarefa. Os treinos, por sua vez, têm resultados ainda mais eficientes se acontecerem quando o Pastor Alemão ainda for um filhote. De toda forma, esta é uma boa raça de cachorro para quem procura um cãozinho obediente, e até mesmo para desempenhar a função de cão de guarda.

    4. Poodle é uma das raças de cachorro obedientes que surpreende

    O Poodle é mais brincalhão, mas também é ótimo para o adestramento
    O Poodle é mais brincalhão, mas também é ótimo para o adestramento

    Algumas pessoas podem até achar que o cachorro Poodle é teimoso, mas isso não é bem verdade. Uma das inúmeras qualidades desta raça é a sua obediência, já que estes cãezinhos adoram se aventurar com novos aprendizados e não hesitam em agradar seu tutor sempre que possível. Com um temperamento brincalhão e ativo, o Poodle também exige certa atenção com a rotina de atividades físicas. Além disso, embora seja uma raça muito amável com a sua família, esse é um cachorro que tende a ser desconfiado perto de estranhos e, por isso, é importante que haja a socialização desde cedo. 

    5. Golden Retriever também costuma ser usado como cão-guia ou cão-terapia

    Querido por muitos, o Golden Retriever é calmo e sempre quer agradar seus tutores
    Querido por muitos, o Golden Retriever é calmo e sempre quer agradar seus tutores

    Uma raça de cachorro que é super popular é o Golden Retriever, e não é difícil imaginar o motivo: eles são os melhores amigos que alguém pode ter por perto. Carinhosos, gentis e cheios de amor para dar, o cachorro Golden Retriever também é muito obediente, principalmente se for treinado quando ainda for um filhote. Assim como o Labrador, essa raça também é muito utilizada para quem precisa de um cão-guia ou cão-terapia, já que o animal é calmo, paciente e bastante cuidadoso com seus tutores.

    6. Bichon Frisé vai muito além da fofura

    O cachorro Bichon Frisé  quase não late e adora aprender novos comandos
    O cachorro Bichon Frisé quase não late e adora aprender novos comandos

    A raça Bichon Frisé não é só um rostinho fofo. Na verdade, o cãozinho é uma ótima companhia, que adora aprender e tende a ser também muito obediente. Pequeno, branquinho e peludo, este é um cachorro muito esperto e que quase não late, sendo uma boa opção para quem mora em apartamentos. Já quanto ao adestramento do Bichon Frisé, a melhor alternativa para obter bons resultados é recompensando o cãozinho pelo bom comportamento.

    7. Doberman tem forte instinto protetor, mas sempre respeita e obedece seu tutor

    O Doberman deve ser treinado quando ainda for um filhote
    O Doberman deve ser treinado quando ainda for um filhote

    Apesar da pose imponente e cheia de marra, a raça Doberman é uma das mais obedientes que existem. Esses cachorros também costumam exercer funções policiais, mas ainda assim também é uma boa raça para se ter em casa, principalmente para quem precisa de um cão de guarda. Eles podem ser um pouco agressivos com estranhos devido ao seu instinto protetor, mas quando se trata do seu tutor, o Doberman é um grande amigo: ele sempre está pronto para protegê-lo. Para evitar que o seu amigo de quatro patas ataque qualquer pessoa que se aproxime sem necessidade, é importante que o treinamento seja feito o quanto antes.

    Redação: Juliana Melo

    Descubra em infográfico como o rabo de cachorro funciona na linguagem corporal canina!

    Próxima matéria

    Descubra em infográfico como o rabo de cachorro funciona na linguagem corporal canina!

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Quais são as 5 raças de cachorro mais propensas à obesidade canina?
    Raças

    Quais são as 5 raças de cachorro mais propensas à obesidade canina?

    A aparência de um cachorro mais gordinho pode até ser um motivo de fofura para algumas pessoas, mas a obesidade canina é definitivamente um assunto sério, que pode gerar graves problemas de saúde para o animal. Assim como os seres humanos, um cachorro obeso tem mais riscos de desenvolver problemas cardíacos, diabetes e ter dificuldades nas articulações e quadris. Algumas raças são mais propensas a estar acima do peso do que outras. Há cachorros, por exemplo, que são mais ativos e exigem longos passeios para cansá-los, enquanto outros preferem comer e dormir o dia inteiro. Obviamente, os cães mais preguiçosos têm maior probabilidade de estar acima do peso do que aqueles que são mais agitados.

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas
    Pequenos

    Cachorro para apartamento: do pug ao yorkshire, saiba quais são as raças mais indicadas

    Ao contrário do que muita gente imagina, ter um cãozinho morando em espaços pequenos é completamente possível. Escolher um cachorro para apartamento é uma tarefa que deve levar em consideração os hábitos e costumes do animal mas, principalmente, seu tamanho — isso vai garantir que ele se sinta confortável em casa. Assim como acontece com os animais de porte grande, as raças de cachorro pequeno são inúmeras e você pode escolher a ideal para a sua rotina de acordo com a personalidade e as necessidades do pet. Para auxiliar nesse momento, o Patas da Casa escolheu as melhores raças para viver em apartamento: dá uma conferida!

    Ver Todas >

    Comportamento canino: como fazer um cachorro parar de comer a ração dos outros animais da casa?
    Comportamento animal

    Comportamento canino: como fazer um cachorro parar de comer a ração dos outros animais da casa?

    Quem tem mais de um pet provavelmente tem que lidar com o intrigante comportamento do cachorro de comer a ração dos outros animais da casa, seja com o cachorro comendo a ração do gato, ou o cachorro grande comendo a ração do filhote e vice-versa. Muitos tutores ficam sem saber o que fazer com esse comportamento de cachorro, que pode ser comum. Para saber como resolver essa situação e sanar todas as dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com a veterinária Renata Bloomfield. Vem dar uma olhada no que ela contou!

    Seu gato come barata e outros bichinhos? Veja quais os perigos desse hábito do bichano e como evitar
    Comportamento animal

    Seu gato come barata e outros bichinhos? Veja quais os perigos desse hábito do bichano e como evitar

    Todo tutor se preocupa com a saúde do gato. Não é à toa que muitos investem em uma alimentação de qualidade e sempre procuram a melhor ração para dar aos bichanos. No entanto, parece que às vezes mesmo com as melhores comidas à sua disposição, os gatos insistem em procurar outros bichinhos para se alimentar. Baratas, ratos e até mesmo passarinhos acabam sofrendo nas mãos de um gato caçador. Mas por que isso acontece? Esse comportamento pode trazer prejuízos para o organismo do felino? Como evitar gato comendo rato, barata e outros bichos? Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, preparamos uma matéria especial para você. Veja a seguir!

    Por que o cachorro
    Comportamento animal

    Por que o cachorro "cisca" depois de fazer as necessidades? Entenda esse comportamento canino!

    De todos os comportamentos do cachorro mais inusitados, um que chama bastante atenção é o ato de “ciscar” depois de fazer xixi e cocô, principalmente na rua. Alguns doguinhos nascem sabendo fazer isso, já outros cachorros filhotes podem adquirir esse comportamento observando cachorros adultos. Em todos os casos, é algo que desperta muita curiosidade nos tutores.

    Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!
    Comportamento animal

    Como recolher o cocô de cachorro sem agredir o meio ambiente? Veja opções sustentáveis!

    Passear com cachorro na rua é essencial para saúde e o bem-estar do doguinho. Mas o que fazer com o cocô de cachorro? Certamente deixar na rua não é a forma mais educada. Você deve estar se perguntando: existe algum problema com os saquinhos de plástico? A resposta é sim! Acontece que esses materiais demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente. Por isso, uma possível solução é buscar opções mais sustentáveis na hora de descartar o cocô de cachorro. 

    Ver Todas >