Quando se trata de saúde de cachorro, você já deve ter ouvido falar sobre a importância da prática de exercícios físicos, certo? Mas o que poucas pessoas sabem é que algumas raças de cachorro não exigem atividades físicas tão intensas e frequentes, seja por causa da estrutura física ou mesmo por aspectos comportamentais do cãozinho. O Pug, por exemplo, é um cachorro braquicefálico que tende a ter respiração prejudicada e, por isso, costuma se restringir a exercícios leves e esporádicos. Enquanto isso, outras raças são naturalmente mais preguiçosas ou têm características que impedem uma prática de exercício mais intensa. Conheça alguns exemplos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O Pug não é um cãozinho feito para prática de esportes

Embora seja conhecido pela sua personalidade brincalhona, o Pug não é um cãozinho ideal para prática de exercícios físicos. Por se tratar de uma raça braquicefálica, ele é mais propenso a desenvolver problemas respiratórios e, por isso, exige alguns cuidados durante as atividades. Nesse caso, o ideal é evitar caminhadas longas e intensas, principalmente em dias mais quentes. Além disso, é importante estar atento a qualquer sinal de que o seu amigo possa estar cansado ou com falta de ar até mesmo durante as atividades mais leves. 

 

2) Apesar de enorme, o cachorro Terra Nova não requer atividades físicas pesadas

 

terra nova na grama

O Terra Nova é a prova de que nem todos os cachorros de porte grande exigem uma rotina de atividades físicas intensas. Isso porque algumas doenças genéticas comuns no cachorro dessa raça, como displasia do quadril e torção gástrica, exigem que o tutor saiba dosar o nível de intensidade e frequência dos exercícios. Caminhadas leves e curtas costumam ser suficientes para garantir a diversão e o bem-estar do animal na medida certa.

 

3) O Bulldog Francês não deve abusar dos exercícios físicos

 

Assim como o Pug, o Bulldog Francês também é considerado uma raça de cachorro braquicefálica e, justamente por isso, os exercícios físicos precisam ser leves. Na verdade, o tutor que deseja dar as boas-vindas a esse cãozinho deve gastar a energia do animal com brincadeiras em que ele seja obrigado a se movimentar, mas não de maneira intensa. Nesse caso, alguns minutinhos de diversão já são suficientes para evitar o sedentarismo e a obesidade, que são problemas comuns da raça. 

 

4) Bulldog Inglês: pequenas caminhadas já são suficientes para esse cãozinho 

 

Ainda que seja conhecido por sua energia de sobra, o Bulldog Inglês pode se mostrar um cãozinho bem preguiçoso. Por isso, caminhadas diárias de mais ou menos 30 minutos já são o bastante para cansar o cachorro dessa raça. Além disso, o focinho achatado do animal influencia diretamente no seu ritmo e faz com que as atividades mais leves ou de curta duração, principalmente nos dias ensolarados, sejam as mais adequadas.

 

5) Cachorro Cavalier King Charles Spaniel é pequeno e tem pouca energia

 

cavalier king charles spaniel deitado no sofá

Imagine um cãozinho quieto e preguiçoso: esse é o Cavalier King Charles Spaniel. Com seu baixo nível de energia, o cãozinho da raça só precisa de exercícios leves para não se sentir entediado, o que faz dele um ótimo candidato para famílias que moram em apartamento. Nesse caso, brincadeiras e passeios mais leves já garantem a diversão desse doguinho. E não se espante se ele dormir por horas depois disso, ok? O seu lado preguiçoso sempre fala mais alto!

 

6) O Lhasa Apso ama brincar, mas não exige muitas atividades físicas

Para surpresa de alguns tutores, o Lhasa Apso também faz parte das raças braquicefálicas. Ou seja, ele tem o focinho um pouco mais achatado que o normal. Por esse motivo, esse cãozinho não possui fôlego para as atividades mais pesadas. Nesse caso, a energia do cachorro Lhasa Apso deve ser gasta com passeios curtos e brincadeiras leves. Por isso, nada de passar horas caminhando ou correndo com ele, ok? Caso contrário, a saúde e o bem-estar do seu amigo podem ficar comprometidos. 

 

7) O Pequinês é uma raça que não exige muitas atividades físicas  

 

Se você mora em apartamento e busca um companheiro para todas as horas, o Pequinês é a escolha certa. Isso porque o tamanho desse cãozinho é ideal para quem não possui muito espaço. Além disso, esse cãozinho possui um nível de energia bem menor do que o de alguns cachorros grandes, como Golden Retriever e Border Collie, o que significa que ele não exige muitos exercícios físicos e atividades intensas. 

 

Redação: Úrsula Gomes