Quem é pai de pet sabe que o verão e o calor demandam alguns cuidados com os animais de estimação. Além da questão de bem-estar, o tutor também deve estar atento com a saúde do pet. A tosa de verão é uma opção para ajudar a refrescar os cães, mas atenção: nem toda raça de cachorro pode ser tosada. Por outro lado, raças como o Poodle e o Shih Tzu se beneficiam bastante do corte específico nos meses mais quentes do ano. Quer saber mais sobre tosar cachorro no calor? Reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro tosado: quais as vantagens da tosa de verão?

Tosar cachorro no verão vai além da questão estética. Apesar da pelagem regular a temperatura dos cães, a tosa de verão ajuda ajuda a combater feridas e pulgas causadas pelo calor e umidade elevadas. Além disso, tosar cachorro no calor facilita a higiene dos animais na estação. Durante o verão, algumas raças de cachorro podem se sujar e molhar com mais frequência, aumentando os riscos de problemas como dermatites e até mau cheiro.

tosar cachorro: cão sendo tosado

 

Quais raças podem fazer a tosa de verão?

 

Pela recomendação não ser destinada a todos os cães, os tutores costumam ficar com muitas dúvidas em relação a tosa verão. Será que Poodle sente calor? Tosar Golden Retriever no verão é uma boa ideia? Cada caso é um caso. Raças como Lhasa Apso, Poodle, Maltês, Cocker Spaniel, Shih Tzu, Yorkshire e Schnauzer estão liberadas para tosar no calor e se beneficiam desse tipo de corte.

Já no caso do Golden Retriever em específico, a tosa de verão mais recomendada é a chamada “tosa trimming”, que retira o excesso de pelos do dorso e aparando a pelagem das patas, parte traseira e orelhas. O Golden, inclusive, tem tendência a desenvolver alergias na pele, então esse é o tipo ideal de tosa mais recomendada para a raça em qualquer estação do ano

Quando não tosar cachorro no calor?

As altas temperaturas do verão brasileiro podem deixar os tutores preocupados com seus bichinhos. Apesar de muitas vantagens para alguns cãezinhos, a tosa verão podem ter o efeito contrário para outras raças. A temperatura do corpo dos doguinhos é equilibrada não só pela respiração como também pela pelagem. No caso de raças como Shiba, Akita, Chow Chow e Lulu da Pomerânia, a tosa verão não é indicada, pois existem riscos dos pelos não crescerem normalmente. Não se preocupe, pois além de conseguirem balancear a temperatura, essas raças são conhecidas pela troca natural de pelos antes do verão para suportarem melhor o calor. 


Redação: Hyago Bandeira