Lidar com o xixi de cachorro no lugar errado faz parte da vida de todo pai e mão de pet, seja porque o cãozinho ainda não aprendeu a usar o banheiro corretamente ou simplesmente fez xixi pela casa por acidente. A grande questão para os tutores é em relação ao cheiro de urina que pode ficar pela casa, principalmente em pisos de madeira. Por outro lado, materiais de limpeza comuns podem causar reações alérgicas no pet. O ideal é que a limpeza seja feita com produtos com cheiros neutros e que não causem alergias, intoxicação ou queimaduras nos pets, como o desinfetante para cachorro, que é um produto específico para quem tem cachorro em casa. Mas será que funciona mesmo? O que o difere dos materiais de limpeza comuns? Vale à pena comprar? Veja essas respostas a seguir. 

Qual melhor desinfetante para quem tem cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma pergunta muito comum para os tutores de pet e que precisa de muita atenção. Como todos sabem, o organismo dos cães é sensível a alguns produtos de limpeza, pois eles podem causar intoxicações ou alergias no animal. Logo, todo cuidado é pouco na hora de escolher um desinfetante para cachorro que não faça mal ao seu amigo de quatro patas.

Nos pet shops, existe uma grande variedade de produtos destinados a isso com fórmulas que não agridem o cãozinho e que, portanto, podem ser usados sem problemas. Mas desinfetantes que não sejam específicos para cães e outros produtos de limpeza geral devem ser evitados nos ambientes em que o animal tem o costume de ficar e armazenados em um local de difícil acesso, para não correr o risco do cachorro mexer.


O desinfetante para cachorro precisa ter uma fórmula específica para não agredir os pets
O desinfetante para cachorro precisa ter uma fórmula específica para não agredir os pets

Quais produtos não podem ser usados para limpar xixi de cachorro?

Muita gente pode pensar que o uso de água sanitária ou cloro podem ajudar a tirar o cheiro de urina de cachorro de casa, mas a verdade é que esses produtos são altamente contraindicados para isso. Como os cães têm mania de passar boa parte do dia deitados no chão, eles acabam entrando em contato direto com os produtos de limpeza que são utilizados na rotina de casa. Com isso, o uso de cloro e de água sanitária podem acabar provocando dermatites na pele do animal, principalmente na região das patinhas.

Além do mais, qualquer tipo de produto que contenha amoníaco, cloro ou lixívia pode causar o efeito reverso. Eles apenas camuflam o cheiro do xixi, mas os cães ainda podem sentir o odor no ar e começar a relacionar a ideia de que aquele ambiente é adequado para fazer suas necessidades. Por isso, é fundamental evitar qualquer produto que tenha esses ingredientes na sua composição. 

Como fazer um desinfetante caseiro para tirar cheiro de urina de cachorro?

Se você não quer gastar dinheiro comprando um desinfetante para tirar cheiro de urina de cachorro, é possível improvisar um em casa. Existem várias opções que podem ajudar, mas uma das mais populares inclui uma solução com 1 litro de água, ¼ de um copo com álcool, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ copo de vinagre de álcool e uma colher de sopa de amaciante. Basta misturar tudo e colocar dentro de um borrifador. Em seguida, aplique no local onde o cachorro fez xixi.

Além disso, o desinfetante para cachorro à base de limão também é outra ótima opção de como tirar o cheiro de urina da casa. Nesse caso, tudo que você precisa é de 100 mL de suco de limão puro, 50 mL de água e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem até criar uma consistência uniforme e, depois disso, basta colocar a solução dentro do borrifador. É bastante simples e prático, e é certamente uma das melhores formas de acabar com o cheiro de xixi de cachorro em casa.

Redação: Juliana Melo