O cachorro Dogue Alemão é, sem dúvidas, uma das raças de porte gigante que mais faz sucesso. Sua grande altura e peso conferem ao animal um físico musculoso de impressionar qualquer um que vê - mas, na verdade, são apenas cães muito dóceis, tranquilos e extremamente amigáveis! Um traço marcante do cachorro Dog Alemão é que ele não possui uma, duas ou nem mesmo três opções de cores: são cinco padrões diferentes! Existe o Dog Alemão arlequim, tigrado, dourado, preto e azul. Isso sem contar os padrões não oficiais, como o merle. O Patas da Casa te explica exatamente como cada cor do Dogue Alemão se apresenta para que você se apaixone ainda mais por esse gigante amoroso!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Pelagem do Dogue Alemão: são cinco cores oficiais em uma pelagem curta e espessa

O Dog Alemão, sem dúvidas, chama muita atenção por conta de sua aparência. Seu corpo gigante e musculoso não tem como passar despercebido - afinal, pode ter até 80 cm e pesar até 60 Kg! Além do porte, o Dog Alemão tem como importante característica sua enorme variedade de cores. No total, existem cinco padrões de cores de pelagem. São eles:

  • Dog Alemão arlequim
  • Dogue Alemão dourado
  • Dogue Alemão tigrado
  • Dog Alemão preto
  • Dog Alemão azul

Essas são as cores do Dog Alemão reconhecidas oficialmente. Em todas elas, o pelo do Dog Alemão sempre será curto, liso, denso e com textura espessa, além de um aspecto brilhante. Além disso, a raça Dog Alemão tem a tendência a soltar muito pelo, então é importante a escovação frequente, no mínimo três vezes por semana.

Dogue Alemão dourado: a coloração vai dos tons mais claros aos mais escuros

 

O Dogue Alemão dourado possui uma máscara preta no focinho

O Dogue Alemão dourado possui uma máscara preta no focinho

 

 

O Dogue Alemão dourado pode ter diversas nuances da cor. Sua variação vai desde um tom de palha mais clarinho até um dourado mais escuro, chegando ao fulvo. Porém, os tons do Dogue Alemão dourado não devem puxar para o acinzentado ou fuligem. O Dogue Alemão dourado também possui uma espécie de mancha preta, como se fosse uma máscara, em seu focinho. Além disso, o Dog Alemão dourado não deve possuir manchas brancas espalhadas pelo corpo.  

 

Dog Alemão Arlequim: entenda como se apresenta esse padrão de cor

 

 

O Dog Alemão arlequim tem pelo branco com manchas pretas

O Dog Alemão arlequim tem pelo branco com manchas pretas

 

 

Dentre as cores possíveis no Dog Alemão, arlequim tem um grande destaque. Trata-se mais de um padrão de cores do que uma cor em si, já que é uma mistura de preto e branco. O Dog Alemão arlequim possui a base de sua pelagem na cor branco puro. Espalhadas pelo corpo do Dog Alemão branco são encontradas manchas pretas bem irregulares de tom profundo. Ou seja, é um Dog Alemão preto e branco que sempre terá esse padrão (o que significa que não possuem manchas marrons ou azuis).

 

Dog Alemão azul: a tonalidade cinza azulado chama a atenção de qualquer um

 

 

O Dog Alemão azul tem uma pelagem cinza azulada reluzente

O Dog Alemão azul tem uma pelagem cinza azulada reluzente

 

 

O Dog Alemão azul possui praticamente a mesma cor ao longo de toda a pelagem. A tonalidade do Dog Alemão azul é apresentada como um azul aço, uma espécie de chumbo meio acinzentado. A maior parte do corpo do Dog Alemão azul é composta por essa coloração, mas é possível perceber algumas manchinhas pequenas de cor branca no peito e nas patas, em alguns casos. 

 

Dog Alemão preto: a pelagem pode ter manchas brancas

 

 

O Dog Alemão preto tem tonalidade muito escura e pode ter manchas brancas no peito e patas

O Dog Alemão preto tem tonalidade muito escura e pode ter manchas brancas no peito e patas

 

 

Já o Dog Alemão preto possui uma tonalidade bem negra e brilhante por todo o seu corpo. Assim como o Dog Azul, algumas manchas pequenas brancas podem aparecer em certas regiões como peito e patas. O Dog Alemão preto pode ter ainda uma variação conhecida como mantado. Trata-se de outro tipo de Dog Alemão preto e branco, diferente do arlequim. No mantado, o Dog Alemão tem o fundo predominantemente preto com manchas brancas pelo corpo, principalmente no focinho, pescoço, peito, cauda, barriga e pernas. 

 

Dogue Alemão tigrado: listras pretas dão um toque especial ao tom dourado

 

 

O Dogue Alemão tigrado tem a pelagem dourada com listras pretas

O Dogue Alemão tigrado tem a pelagem dourada com listras pretas

 

 

O Dogue Alemão tigrado é parecido com o Dogue Alemão dourado. Assim como ele, o DOgue Alemão tigrado possui a pelagem na cor dourada, podendo ir dos tons mais claros aos mais escuros. Outra característica comum é a máscara preta no focinho. Porém, o Dogue Alemão possui listras pretas em todo o corpo, ao contrário da versão dourada. Por isso, o Dogue Alemão tigrado recebe esse nome, já que possui listras uniformes ao longo da costela. 

 

Dog Alemão branco e merle podem surgir em alguns cruzamentos, mas não são reconhecidas

 

 

O Dog Alemão merle tem a pelagem acinzentada com manchas pretasO Dog Alemão branco possui a pelagem completamente dessa cor, fruto de uma variação genética

 

O cruzamento de dois Dog Alemão com variedades de cores diferentes pode acabar gerando filhotes de cachorro com outros padrões de cores, que não são reconhecidos oficialmente. Geralmente, isso acontece no cruzamento de dois Dog Alemão arlequim, pois os cães com essa cor possuem um padrão genético diferente e complexo, em virtude da mutação de genes diferentes. Um dos possíveis resultados nesses cruzamentos é a coloração merle. Assim como o Dog Alemão arlequim, possui uma cor predominante de fundo e manchas pretas espalhadas. Porém, ao contrário do Dog Alemão branco e preto, o Dog Alemão Merle possui uma cor cinza mais diluída como base, além das manchas pretas espalhadas. Outra cor possível é o Dog Alemão branco, com a pelagem totalmente dessa cor. O Dog Alemão branco normalmente é resultado do gene do merle. 

 

Redação: Maria Luísa Pimenta