Antipulgas

Pulgas em gatos: como evitar o problema em gatos caseiros?

Os gatos domésticos também podem sofrer com pulgas. As coleiras antipulgas ajudam a afastar esses parasitas.
Os gatos domésticos também podem sofrer com pulgas. As coleiras antipulgas ajudam a afastar esses parasitas.

Pulgas em gatos são consideradas grandes vilãs para todos pais de pets, porque apresentam uma série de riscos à saúde dos gatinhos. Diferente do que muitas pessoas imaginam, esse problema pode afetar qualquer gato, até mesmo os que são 100% domésticos. Descubra abaixo como tirar pulga do seu gato e evitar esse problema na sua casa!

Pulgas em gato: como elas surgem?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como é possível um gato que não sai de casa sofrer com pulgas por acreditar que eles só estão vulneráveis a esse problema quando estão em lugares abertos ou em contato com outros animais contaminados. A verdade é que os próprios donos podem transportar os ovos das pulgas na sola dos calçados para a residência. A simples ida ao veterinário para consultas ou vacinação também pode ser propícia para que o seu gato seja infectado. Elas também podem surgir por conta do acúmulo de poeira e falta de limpeza domiciliar. Por isso, o ideal é que nunca entre com sapatos dentro de casa e que faça uma "inspeção" no seu gato após as saídas. Também é importante sempre higienizar os cantos e os locais onde o seu gatinho costuma passar a maior parte do tempo, como sofá e tapete. 

Como evitar pulgas em gatos?

A melhor maneira de lidar com esse problema é com a prevenção. Uma das alternativas é usar uma coleira antipulgas: ao ficar em contato com o pelo do gatinho, ela libera ativos não tóxicos, que se espalham por todo o corpo enquanto ele se movimenta. A questão é que, mesmo as toxinas não sendo prejudiciais ao seu pet, é necessário tomar alguns cuidados antes de utilizar esse tipo de coleira no seu gato. Ela só pode ser usada em animais com mais de dois meses de vida e precisa ser colocada longe da boca do pet. É importante também que se informe sobre a durabilidade da coleira antipulgas para gatos. O uso de shampoo antipulgas para gatos é outra alternativa, mas é importante que sempre enxague muito bem para evitar que fiquem resíduos na pelagem.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
      Para evitar pulgas em gatos é importante limpar frequentemente os locais onde ele costuma passar mais tempo.
    Para evitar pulgas em gatos é importante limpar frequentemente os locais onde ele costuma passar mais tempo.

    Mais Lidas

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Vermífugo para cachorro: veterinária tira todas as dúvidas sobre o intervalo de uso do remédio
    Saúde animal

    Vermífugo para cachorro: veterinária tira todas as dúvidas sobre o intervalo de uso do remédio

    Você certamente já ouviu falar em vermífugo para cães. Mas sabe, exatamente, para que ele serve? Quem tem animal de estimação precisa estar atento a uma série de cuidados para manter a saúde do bichinho em dia - e usar esse remédio no período certo é uma dessas medidas indispensáveis para a proteção do pet. Como o nome já indica, o medicamento previne doenças causadas por vermes, como a Dirofilaria immitis, Toxocara canis e Giárdia sp.

    Pulgas em gato: como identificar e tratar?

    Não é fácil ver as pulgas na pelagem do gatinho. Portanto, não enxergá-las não quer dizer que o o seu animal não esteja infectado. Esses parasitas costumam ser movimentar muito rápido e gostam de ficar nas regiões das costas, pernas traseiras, cauda e o pescoço. Os sinais mais evidentes são coceira e a limpeza excessiva. Mas, você deve estar atento também com a queda dos pelos exagerada, perda de peso e mudanças de comportamento, que também podem indicar a presença desses parasitas.

    Caso perceba um ou mais indícios, é importante que procure rapidamente ajuda de um profissional e evite medicar o seu gatinho por conta própria. Se estiver procurando saber como tirar pulga do gato filhote, tenha mais cuidado ainda, porque eles são ainda mais vulneráveis. Somente o médico veterinário vai indicar o melhor tratamento e remédio para pulga de gato.

    Qual o melhor remédio caseiro para pulgas?

    Existem alguns métodos caseiros que podem combater e evitar a proliferação de pulgas, mas mesmo para o uso dessas alternativas é indicado que você converse antes com um médico veterinário. O vinagre de maçã é uma boa opção, porque além de combater esses parasitas também deixa a pelagem dos gatos mais macia e brilhosa. Basta misturar o produto com água e depois colocar em um recipiente de spray para facilitar a aplicação no seu pet. A proporção ideal é uma medida de vinagre para duas medidas de água. Borrife o remédio de pulga para gato em todo o pelo e, depois da aplicação, passe um pente fino. Na limpeza da casa, use água salgada - em hipótese alguma passe a mistura no seu gatinho - no chão e móveis, isso vai ajudar a desidratar e matar as pulgas. 

    Conheça algumas vacinas para gatos não obrigatórias

    Próxima matéria

    Conheça algumas vacinas para gatos não obrigatórias

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar
    Cuidados

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar

    Quem se pergunta como cuidar de um cachorro ou gato por estar dando as boas-vindas a um desses animais em casa em breve vai descobrir que a adaptação do ambiente é mais do que necessária. Buscando a segurança e o conforto do seu novo amigo, é normal instalar telas de proteção e liberar um cantinho para a cama e a ração dele, mas muita gente passa direto pelas plantas: algumas espécies bem comuns em jardins, quintais e vasinhos são tóxicas quando ingeridas e podem até ser fatais.

    Gato obeso: quando o aumento de peso indica um problema mais sério?
    Saúde

    Gato obeso: quando o aumento de peso indica um problema mais sério?

    Os felinos já são animais considerados muito fofinhos. Se eles estão mais gordinhos, então, não há quem resista àquele charme. Mas, um gato obeso pode apresentar sérios problemas de saúde. Afinal, não é de sua natureza (e do biotipo) que estejam acima do peso. Até mesmo os gatos gigantes devem ter um peso compatível com seu tamanho para se manter saudável. Quer entender melhor os riscos que gatos obesos sofrem? Nós conversamos com a veterinária Madelon Chicre: ela explicou todos os problemas que podem vir com a obesidade e o que fazer caso o seu gatinho esteja com excesso de peso. Chega mais!

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Alimentação do gato: a ração ajuda a evitar a formação das bolas de pelo?
    Ração

    Alimentação do gato: a ração ajuda a evitar a formação das bolas de pelo?

    Todo mundo sabe que os felinos têm uma grande tendência a formar bola de pelo. Gatos são animais extremamente higiênicos e o hábito de se lamber durante a autolimpeza é o principal responsável pela formação da bola de pelo, mas você sabia esse hábito pode ser prejudicial à saúde do bichano? A alimentação do gato pode prevenir esse problema? Veja o que descobrimos!

    Ver Todas >

    Secreção no pênis do cachorro é normal? Quando deve ser motivo de preocupação?
    Saúde animal

    Secreção no pênis do cachorro é normal? Quando deve ser motivo de preocupação?

    Não é muito difícil perceber quando algo está errado com a saúde do cachorro. Geralmente, o próprio cão dá indícios disso, ainda mais se for na região genital: ele tende a lamber essa área de forma exagerada, mostrando que tem alguma coisa o está incomodando. Mas além disso, também é possível perceber que, em alguns casos, o cachorro libera uma secreção pelo pênis, o que costuma preocupar bastante os tutores. Será que essa é uma situação normal ou pode ser indicativo de doença? 

    A cor do xixi de cachorro pode indicar alguma doença no trato urinário? Entenda!
    Saúde animal

    A cor do xixi de cachorro pode indicar alguma doença no trato urinário? Entenda!

    Quando o assunto é um cachorro fazendo xixi, é normal que uma das maiores preocupações do tutor seja com o animal fazendo suas necessidades no lugar certo. Mas outro fator que também merece a atenção dos humanos é quanto ao aspecto da urina dos cães. A cor do xixi do cachorro é capaz de indicar vários problemas de saúde no seu amigo de quatro patas e, por isso, é importante conseguir identificar quando o líquido está saudável ou não. 

    Compensa contratar um plano de saúde para cachorro sem internação?
    Saúde animal

    Compensa contratar um plano de saúde para cachorro sem internação?

    Cuidar da saúde do cachorro é dever de todo tutor. Mas, é comum alguns gastos inesperados com veterinário podem surgirem no meio do caminho. Justamente por isso, algumas empresas passaram a ofertar plano de saúde para cachorro com um preço fixo e mensal. Com o serviço, é possível garantir que o seu cãozinho terá acesso a uma série de benefícios veterinários dentro da rede credenciada. 

    PIF felina: 5 efeitos da doença nos gatos infectados
    Saúde animal

    PIF felina: 5 efeitos da doença nos gatos infectados

    Uma das doenças mais graves que pode atingir os gatos é a Peritonite Infecciosa Felina (PIF). Embora não tenha cura e nem um tratamento específico, o diagnóstico precoce é fundamental para controlar os sinais clínicos do problema e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do gatinho doente. Por isso, é importante ficar atento quanto aos efeitos da PIF felina para buscar o auxílio de um médico veterinário caso haja qualquer suspeita da doença.

    Ver Todas >