Antipulgas

Pulgas em gatos: como evitar o problema em gatos caseiros?

Os gatos domésticos também podem sofrer com pulgas. As coleiras antipulgas ajudam a afastar esses parasitas.
Os gatos domésticos também podem sofrer com pulgas. As coleiras antipulgas ajudam a afastar esses parasitas.

Pulgas em gatos são consideradas grandes vilãs para todos pais de pets, porque apresentam uma série de riscos à saúde dos gatinhos. Diferente do que muitas pessoas imaginam, esse problema pode afetar qualquer gato, até mesmo os que são 100% domésticos. Descubra abaixo como tirar pulga do seu gato e evitar esse problema na sua casa!

Pulgas em gato: como elas surgem?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como é possível um gato que não sai de casa sofrer com pulgas por acreditar que eles só estão vulneráveis a esse problema quando estão em lugares abertos ou em contato com outros animais contaminados. A verdade é que os próprios donos podem transportar os ovos das pulgas na sola dos calçados para a residência. A simples ida ao veterinário para consultas ou vacinação também pode ser propícia para que o seu gato seja infectado. Elas também podem surgir por conta do acúmulo de poeira e falta de limpeza domiciliar. Por isso, o ideal é que nunca entre com sapatos dentro de casa e que faça uma "inspeção" no seu gato após as saídas. Também é importante sempre higienizar os cantos e os locais onde o seu gatinho costuma passar a maior parte do tempo, como sofá e tapete. 

Como evitar pulgas em gatos?

A melhor maneira de lidar com esse problema é com a prevenção. Uma das alternativas é usar uma coleira antipulgas: ao ficar em contato com o pelo do gatinho, ela libera ativos não tóxicos, que se espalham por todo o corpo enquanto ele se movimenta. A questão é que, mesmo as toxinas não sendo prejudiciais ao seu pet, é necessário tomar alguns cuidados antes de utilizar esse tipo de coleira no seu gato. Ela só pode ser usada em animais com mais de dois meses de vida e precisa ser colocada longe da boca do pet. É importante também que se informe sobre a durabilidade da coleira antipulgas para gatos. O uso de shampoo antipulgas para gatos é outra alternativa, mas é importante que sempre enxague muito bem para evitar que fiquem resíduos na pelagem.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
      Para evitar pulgas em gatos é importante limpar frequentemente os locais onde ele costuma passar mais tempo.
    Para evitar pulgas em gatos é importante limpar frequentemente os locais onde ele costuma passar mais tempo.

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Pulgas em gato: como identificar e tratar?

    Não é fácil ver as pulgas na pelagem do gatinho. Portanto, não enxergá-las não quer dizer que o o seu animal não esteja infectado. Esses parasitas costumam ser movimentar muito rápido e gostam de ficar nas regiões das costas, pernas traseiras, cauda e o pescoço. Os sinais mais evidentes são coceira e a limpeza excessiva. Mas, você deve estar atento também com a queda dos pelos exagerada, perda de peso e mudanças de comportamento, que também podem indicar a presença desses parasitas.

    Caso perceba um ou mais indícios, é importante que procure rapidamente ajuda de um profissional e evite medicar o seu gatinho por conta própria. Se estiver procurando saber como tirar pulga do gato filhote, tenha mais cuidado ainda, porque eles são ainda mais vulneráveis. Somente o médico veterinário vai indicar o melhor tratamento e remédio para pulga de gato.

    Qual o melhor remédio caseiro para pulgas?

    Existem alguns métodos caseiros que podem combater e evitar a proliferação de pulgas, mas mesmo para o uso dessas alternativas é indicado que você converse antes com um médico veterinário. O vinagre de maçã é uma boa opção, porque além de combater esses parasitas também deixa a pelagem dos gatos mais macia e brilhosa. Basta misturar o produto com água e depois colocar em um recipiente de spray para facilitar a aplicação no seu pet. A proporção ideal é uma medida de vinagre para duas medidas de água. Borrife o remédio de pulga para gato em todo o pelo e, depois da aplicação, passe um pente fino. Na limpeza da casa, use água salgada - em hipótese alguma passe a mistura no seu gatinho - no chão e móveis, isso vai ajudar a desidratar e matar as pulgas. 

    Gatos braquicefálicos: como o problema se manifesta, quais os cuidados e raças que têm o focinho achatado

    Próxima matéria

    Gatos braquicefálicos: como o problema se manifesta, quais os cuidados e raças que têm o focinho achatado

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar
    Comportamento

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar

    Ter mais de um bichinho de estimação é muito comum em muitas famílias, mas e quando os animais são de espécies diferentes, como cachorro e gato? Algumas pessoas acreditam que a relação entre eles é um pouco problemática, mas não precisa ser assim - inclusive, é super possível fazer com que os dois bichinhos sejam grandes amigos. Tudo é uma questão de saber como acostumar gato com cachorro para que eles aprendam a conviver de um jeito mais harmonioso.

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar
    Cuidados

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar

    Quem se pergunta como cuidar de um cachorro ou gato por estar dando as boas-vindas a um desses animais em casa em breve vai descobrir que a adaptação do ambiente é mais do que necessária. Buscando a segurança e o conforto do seu novo amigo, é normal instalar telas de proteção e liberar um cantinho para a cama e a ração dele, mas muita gente passa direto pelas plantas: algumas espécies bem comuns em jardins, quintais e vasinhos são tóxicas quando ingeridas e podem até ser fatais.

    Gato obeso: quando o aumento de peso indica um problema mais sério?
    Saúde

    Gato obeso: quando o aumento de peso indica um problema mais sério?

    Os felinos já são animais considerados muito fofinhos. Se eles estão mais gordinhos, então, não há quem resista àquele charme. Mas, um gato obeso pode apresentar sérios problemas de saúde. Afinal, não é de sua natureza (e do biotipo) que estejam acima do peso. Até mesmo os gatos gigantes devem ter um peso compatível com seu tamanho para se manter saudável. Quer entender melhor os riscos que gatos obesos sofrem? Nós conversamos com a veterinária Madelon Chicre: ela explicou todos os problemas que podem vir com a obesidade e o que fazer caso o seu gatinho esteja com excesso de peso. Chega mais!

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar
    Caixa de areia

    Meu gato deita na caixa de areia: saiba como descobrir o motivo e o que fazer para evitar

    A caixa de areia é um dos principais utensílios que você precisa ter assim que recebe um gatinho em casa. Além de ser o único lugar onde o felino faz xixi e cocô, o acessório também é um sinal da personalidade organizada e higiênica que é comum nesses animais. Justamente por isso, quando seu gato começa a passar mais tempo do que o necessário na caixa de areia, deitando no recipiente e, às vezes, até dormindo por ali, você pode ter certeza que alguma coisa está errada! Descubra, aqui embaixo, o que pode estar causando esse comportamento e como você pode ajudar seu gato a parar de deitar na caixa de areia!

    Ver Todas >

    Cio de cadela: quanto tempo dura, quais as fases, quando começa e quando termina? Saiba tudo!
    Saúde animal

    Cio de cadela: quanto tempo dura, quais as fases, quando começa e quando termina? Saiba tudo!

    O cio de cachorro costuma ser um momento delicado tanto para o tutor quanto para a cadela. Com os hormônios aflorados, o comportamento da cadela no cio passa por mudanças - o que pode demandar alguns cuidados mais específicos para garantir o bem-estar do animal. Além disso, caso o tutor não tenha interesse na procriação, a atenção deve ser redobrada para evitar o cruzamento durante o cio da cadela.

    Coleira contra leishmaniose: como funciona?
    Saúde animal

    Coleira contra leishmaniose: como funciona?

    Você provavelmente já conhece a coleira antiparasitária, mas sabia que alguns modelos têm ação contra a leishmaniose? O acessório indicado para doença é usado para afastar parasitas e insetos como o mosquito-palha, que é o vetor da leishmaniose canina. A doença está entre uma das maiores preocupações dos pais de pet, uma vez que se trata de um quadro capaz de debilitar bastante o organismo do cãozinho, podendo até mesmo levar à morte. 

    5 formas de prevenir a infecção urinária em gatos
    Saúde animal

    5 formas de prevenir a infecção urinária em gatos

    A infecção urinária em gatos é uma das doenças mais comuns que podem atingir os felinos. Geralmente, a doença se desenvolve devido à baixa ingestão de água. Ela causa dor, desconforto e afeta órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo do animal. A infecção urinária, apesar de atingir muitos bichanos, pode ser prevenida com cuidados especiais e muito simples.

    Acupuntura veterinária: entenda como a terapia é utilizada para melhorar a saúde e bem-estar dos cães
    Saúde animal

    Acupuntura veterinária: entenda como a terapia é utilizada para melhorar a saúde e bem-estar dos cães

    A acupuntura é uma especialidade médica muito conhecida no mundo dos humanos, mas você sabia que ela também pode ser muito benéfica para a saúde do cachorro? É isso mesmo: a acupuntura em cães pode ajudar os bichinhos de diversas formas, desde que seja aplicada por um profissional qualificado. Para entender um pouco melhor sobre a acupuntura veterinária, os benefícios e quando a terapia é indicada, o Patas da Casa conversou com a médica veterinária Ana Carolina Villela.

    Ver Todas >