Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!
Os principais causadores de alergia em cachorro Pug
Mesmo que os diferentes tipos de alergias em cachorro Pug apareçam na forma de dermatites tópicas — pequenos machucados, bolinhas ou outras ocorrências na pele do animal — elas podem ser causadas por fatores variados. Ainda assim, é possível determinar alguns dos mais comuns, para que você fique atento e evite alguns hábitos que podem desencadear isso no animal desde quando ele é um filhote de Pug até a vida adulta:
- Bactérias e fungos: as dobrinhas características do corpo do Pug são um charme, mas na prática, também podem ser um prato cheio para a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, mantenha o animal e o ambiente em que ele vive sempre limpos e dê uma atenção especial à secagem depois dos banhos. Além disso, a higienização correta da região do focinho do animal também pode evitar a acne canina, um tipo mais específico de alergia em Pugs;
- Produtos de limpeza: mesmo que o asseio do ambiente seja importante, fique atento sobre a reação do animal às substâncias utilizadas, principalmente no chão. O ideal é investir em produtos neutros ou que sejam indicados para ambientes com animais — o mesmo cuidado que deve existir com o Pug filhote;
- Produtos de higiene do Pug: se o cuidado deve existir com os produtos aplicados no ambiente, não há como ser diferente com os shampoos, condicionadores, sabonetes e outros produtos de higiene do seu Pug. Escolha sempre produtos específicos para animais, sem perfumes muito fortes e, de preferência, indicados pelo seu veterinário, já que isso pode ajudar na prevenção das alergias;
- Alimentação: uma das ocorrências alérgicas mais comuns em Pugs acontecem através da alimentação. Isso pode acontecer depois da ingestão de alimentos humanos ou de outros produtos, inclusive por acidente, mas a alergia alimentar também pode ser causada por um ingrediente da ração que ele come. Neste caso, um veterinário especializado terá que fazer uma investigação mais completa da possível intolerância alimentar;
- Parasitas: por si só, as pulgas e carrapatos já podem atrapalhar a qualidade de vida de qualquer animal, mas nos Pugs, eles também podem desencadear um processo alérgico ligado às suas picadas. Você pode evitar a infestação desses e de outros parasitas como ácaros e piolhos cuidando do ambiente e com medicamentos indicados pelo veterinário para o cachorro.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Como identificar que o seu Pug está tendo uma reação alérgica
Assim como as causas variam, é normal que os sintomas que o seu cachorro apresenta quando tem uma reação alérgica sejam diferentes dependendo do caso. Ainda assim, existem ocorrências na saúde e no comportamento dele que, certamente, precisam chamar a sua atenção. A queda de pelos excessiva, por exemplo, é uma delas: assim como outros cachorros de pequeno porte e pelo curto, os Pugs trocam a pelagem duas vezes ao ano — algo que fuja dessa regra deve ser um alerta.
Além disso, as alergias também podem aparecer através de coceiras, descamações, mau cheiro, vermelhidão ou feridas causadas pelo próprio animal coçando a região. O desenvolvimento de conjuntivite e otite também são possíveis se a alergia se alastrar perto dos olhos ou ouvidos.
O tratamento ideal para o seu Pug com alergia é determinado pelo veterinário
Assim como qualquer outra condição de saúde que seu cachorro pode ter, a alergia é algo que deve ser examinado pelo veterinário imediatamente depois de ser identificada. É o profissional que vai ser capaz de dar um diagnóstico preciso da causa do problema e, consequentemente, vai indicar um tratamento específico e eficaz. Mesmo que a sua intenção ao tentar remediar a alergia do seu Pug em casa seja boa, pode acabar complicando a situação — por isso, não faça nada por conta própria, ok?
Redação: Ariel Cristina Borges
