Não importa se você ainda está se acostumando com os hábitos de um gato ou se já tem a companhia de um deles em casa: todo mundo se espanta com a quantidade de tempo que os gatinhos passam dormindo durante o dia. A pergunta que é um clássico e deve bater recordes nos consultórios veterinários reforça a preocupação que muita gente tem com a rotina de sono dos felinos: afinal de contas, o sono em excesso é normal ou é preciso se preocupar? Descubra mais sobre a rotina de sono dos gatos que muitos de nós gostaríamos de copiar!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Dormir demais não significa que o seu gatinho é preguiçoso

Na verdade, é justamente o contrário. A rotina de sono dos gatos inclui tantas horas de sono por dia — entre 12 e 16 horas — porque, instintivamente, eles são animais caçadores e noturnos. Ou seja: durante o dia, eles dormem para poupar o máximo de energia possível, se preparando para uma caçada (mesmo que elas não sejam tão frequentes na vida dos animais criados em casa). O organismo do “minileão” que você tem em casa é completamente programado para ser um predador e, por mais que pareça que ele só quer dormir porque não tem algo melhor para fazer, é normal que ele acorde completamente alerta e pronto para atacar - o ratinho de pelúcia, na falta de uma presa “de verdade”.

Por isso não se preocupe tanto com as horas de sono felina, e nem precisa se perguntar se os gatos gostam mais de comida ou sonecas , por exemplo. Na verdade, isso tudo faz parte do instinto natural desses animais.

Assim como os humanos, os gatos alternam intensidades de sono

gato dormindo no sofá

O estado de alerta dos gatos durante o sono é uma característica de boa parte das horas de descanso desses animais, mas assim como acontece enquanto nós estamos dormindo, eles também têm alguns períodos de sono mais profundos também. Você consegue identificar o sono REM (a fase dos sonhos mais vívidos, que também acontece com os humanos) com facilidade: é quando eles têm espasmos nas patas e também movimentam as pálpebras enquanto dormem. Fora desse momento, eles podem dormir até sentados ou em pé: é só tensionar os músculos e fechar os olhos.

 

O sono dos gatos não são os únicos resquícios da natureza predadora desses animais

Quando falamos que o bichinho que você tem em casa é um “minileão”, não é apenas força de expressão: os instintos de predador no dia a dia dos gatos aparecem em costumes que vão muito além dos hábitos de sono. Vira e mexe, é certo encontrar seu gatinho caminhando furtivamente em modo de alerta, logo antes de atacar alguma coisa que, para ele, é uma ameaça. Por mais que pareça fofo para você, na cabeça dele é muito sério! O instinto caçador do felino pode ser estimulado se você esconder brinquedinhos e petiscos pela casa.

Os instintos influenciam até nas necessidades fisiológicas: os gatos escondem o cocô que fazem nas caixas de areia porque, na natureza, se não fizessem isso, poderiam deixar rastros que atraem predadores e espantam possíveis presas. Como eles têm o olfato muito apurado e são bem higiênicos, é bom deixar a caixa de areia constantemente limpa e evitar produtos com odores muito fortes nas áreas em que os bichinhos costumam transitar. Com pequenas adaptações, a sua vida com um gatinho em casa vai ficando cada vez mais simples e confortável!

Redação: Ariel Cristina Borges