Existem algumas manias de cachorro bem inusitadas, como correr atrás do próprio rabo, arrastar o bumbum no chão e cheirar as partes íntimas das pessoas. Mas você já se perguntou por que os cachorros se sacodem? Esse é outro hábito peculiar dos peludinhos que pode ser motivado por diferentes situações. Nem sempre é um sinal de alerta, mas às vezes é importante observar o comportamento geral do animal para saber quando procurar ajuda. A seguir, te contamos as principais razões por que cachorro se sacode!
Por que os cachorros se sacodem?
Os cães se sacodem por vários motivos. Eles podem fazer isso para se secar, para se espreguiçar depois de uma soneca ou até para se livrar de alguma sujeira no corpo. Também pode ser uma forma de retirar pulgas e parasitas, e às vezes tem relação com estresse. Incômodos na orelha do cachorro são uma outra possibilidade, só que, nesses casos, você não vê apenas o cachorro se sacudindo, mas também chacoalhando a cabeça.
Em todo caso, é sempre bom avaliar a situação geral e o que motivou o comportamento para saber se é algo normal ou que precisa de ajuda. Se suspeitar de algum problema, não deixe de consultar um veterinário de confiança.
Cachorro se sacudindo depois do banho é uma maneira de se secar
Dar banho em cachorro é um cuidado necessário para manter a pelagem bonita e saudável, além de deixar o animal cheiroso e limpinho. Mas você já deve ter reparado que, logo após se molhar, os cães têm o hábito de sacudir todo o corpo. Nesses casos, o motivo por que os cachorros se sacodem é para secar mais rapidamente, já que esse pequeno gesto é capaz de eliminar até 70% da água que se acumula nos pelos e pele durante o banho.
Ainda assim, vale lembrar que é muito importante secar o doguinho em seguida, ok?! Para isso, você pode usar uma toalha e um secador de cabelo para cachorro no modo frio.
Poeiras e sujeiras também resultam em um cachorro se sacudindo
Se alguma sujeirinha grudar no corpo do cachorro, pode ter certeza que ele vai tentar se livrar disso chacoalhando todos os pelos. Esse é um comportamento comum sempre que os cachorros rolam na grama e entram em contato com folhas, insetos, poeirinhas e outras impurezas. Por isso, não estranhe a atitude quando o seu cãozinho for brincar ao ar livre: ele só está tentando se limpar.
Às vezes o cachorro se sacudindo está apenas se espreguiçando
Assim como os humanos, os cães normalmente se espreguiçam esticando todos os membros do corpo e até abrindo um bocejo. Porém, não é raro ver um cachorro se sacudindo logo após uma soneca. Isso acontece porque, além de se espreguiçar da maneira “tradicional”, as sacudidas ajudam a despertar de vez, espantando o sono e deixando o animal pronto para seguir o dia.
Infestações de parasitas deixam o cachorro se sacudindo muito
Pulgas e carrapatos são problemas frequentes entre os cães. Esses pequenos parasitas se alojam na pele do animal e causam um incômodo danado. Para se livrar disso, é comum ver um cachorro se sacudindo muito e se coçando o tempo todo, às vezes causando até feridas pelo corpo. A melhor maneira de evitar que as infestações aconteçam é verificar regularmente a pelagem dos bichinhos e administrar remédios antiparasitários de tempos em tempos.
Cachorro se sacudindo toda hora pode ser estresse
Muitas vezes não é difícil identificar o motivo por que os cachorros se sacodem. No entanto, se não há uma causa aparente — como banho, passeio ao ar livre, presença de parasitas ou uma sonequinha — e mesmo assim você tem um cachorro se sacudindo toda hora, pode ser estresse. Cães estressados têm diferentes comportamentos: alguns ficam lambendo a pata sem parar, outros gostam de ficar cavando a parede e tem aqueles que se sacodem o tempo todo. Se for o caso, vale consultar um especialista para investigar o problema.
Motivo por que o cachorro se sacode pode ter relação com incômodos no ouvido
Além de ter um cachorro se sacudindo muito, se você reparar que as sacudidas são direcionadas, principalmente, para a cabeça, pode ser que o animal esteja com algum desconforto na região auricular. A inflamação do canal auditivo, conhecida como otite canina, é um problema bastante comum, em especial entre cachorros com orelhas grandes. O quadro deve ser diagnosticado e tratado por um veterinário.
Redação: Juliana Melo