O olfato do cachorro é, sem dúvidas, um dos sentidos mais aprimorados do organismo canino. É por meio dele que os cães conseguem se comunicar com o mundo, com outros animais e também com os humanos. Mas você já parou para se perguntar por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas? Esse é um hábito que pode parecer esquisito e até mesmo um pouco desagradável em um primeiro momento, especialmente quando chega uma visita em casa.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que nem todos sabem é que existe, sim, uma explicação por trás desse comportamento “inusitado”. Que tal entender melhor as motivações do seu pet e como o faro de cachorro influencia nas suas atitudes? A gente te ajuda nessa missão!

Por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas?

Segundo um estudo realizado por Stanley Coren - o mesmo pesquisador responsável pela criação do ranking de inteligência canina -, o motivo porque os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas é a busca por informações. Todo mundo sabe que o ser humano possui glândulas sudoríparas espalhadas por todo o corpo. Mas sabia que nas áreas das axilas e genitais a concentração dessas glândulas é diferente e recebe um nome específico? Nesse caso, elas são chamadas de glândulas sudoríparas apócrinas e começam a funcionar quando se atinge a puberdade.

A alta concentração dessas glândulas nessas regiões é o que chama a atenção do cachorro porque elas produzem secreções (feromônios) que contêm partes do citoplasma na célula e possuem um aspecto viscoso, mas sem cheiro (pelo menos para o olfato humano). Ou seja, é basicamente na região genital e das axilas que está contida a nossa “fragrância”, e é por isso que os cachorros - quando querem conhecer alguém - logo vão com o focinho na direção das partes íntimas da pessoa.

De uma maneira geral, pode-se dizer que o motivo porque os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas é o mesmo porque os cachorros cheiram os rabos uns dos outros. Afinal, é pelo olfato canino que os cães conseguem obter algumas informações sobre nós.

 

olfato do cachorro: cão cheirando a mão do dono

Faro do cachorro também consegue decifrar algumas emoções humanas

 

Já deu para perceber que o odor corporal que nós emitimos tem uma grande influência no comportamento canino. Mas sabia que uma das informações que são passadas para o cachorro por meio do nosso cheiro é o nosso humor? Sim, é isso mesmo: os cães conseguem decifrar se estamos felizes, tristes, estressados ou ansiosos pelos nossos feromônios. Por isso, não estranhe se seu cachorro um dia cheirar sua região genital do nada: ele só está tentando descobrir como você está se sentindo.

Outro ponto importante é que o faro de cachorro também é capaz de detectar outras informações ao cheirar nossas partes íntimas, como: o ciclo menstrual das mulheres, período de ovulação, se a mulher está grávida ou amamentando e até mesmo se a pessoa teve relações sexuais recentemente. A explicação para isso é que os feromônios ficam com um cheiro mais forte, consistente e diferente do habitual nesaas ocasiões.

Veja outras curiosidades sobre o olfato do cachorro!

1) O olfato canino é super poderoso. Para se ter uma ideia, os cães possuem cerca de 200 milhões de células olfativas, enquanto os humanos têm apenas 5 milhões dessas células.

2)  Algumas raças, especialmente as caçadoras, têm um olfato ainda melhor. Um cachorro caçador e com faro extremamente apurado pode chegar a ter pelo menos milhões de células olfativas, que é o que os ajuda a ter esse sentido ainda mais desenvolvido. 

3) Você sabe a quantos km o cachorro sente o cheiro do dono? Há relatos de animais que conseguem identificar pessoas e animais em uma distância de até 2 km, mas existem outros fatores que também influenciam nisso, como o vento e tipo de cheiro.

4) Os cachorros possuem um canal exclusivo dedicado ao olfato canino. Isso quer dizer que quando os cães inspiram, uma parte do ar é direcionada para os pulmões, enquanto outra parte vai para uma área responsável pelo olfato.

5) A memória olfativa dos cachorros é surpreendente. Ou seja, alguns cheiros ficam armazenados na memória do animal e, ao sentir aquele cheiro novamente, isso reativa a lembrança do animal para definir se o odor é conhecido ou não.

Redação: Juliana Melo