Existem cachorros que são mais desprendidos e não fazem tanta questão de estar o tempo todo colados com a família. Enquanto isso, outros cãezinhos são tão apegados aos donos que os seguem por todos os cômodos da casa, querendo estar sempre por perto. Mas será que esse é um comportamento normal ou pode representar um problema de dependência emocional? Afinal, por que o cachorro segue o dono o tempo todo? Para ajudar a decifrar o que há por trás dessa atitude dos cães, o Patas da Casa foi em busca de algumas respostas. Veja só o que descobrimos!

Entenda o que significa quando um cachorro te segue

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O comportamento de um cachorro que segue o dono o tempo inteiro é fofo e ao mesmo tempo bastante curioso, gerando muitas dúvidas. “Por que meu cachorro me segue pela casa?” é o que muitos se perguntam. Embora as pessoas geralmente façam uma associação disso com carência ou necessidade de atenção, não é bem assim. O verdadeiro motivo por trás de um cachorro que segue o dono é que os cães são animais que andam em matilha. Então mesmo que eles tenham sido domesticados há milhares de anos, esse é um instinto que sobrevive dentro deles, logo enxergam os seus humanos como se fossem “líderes” da matilha. Afinal, somos nós que damos alimento e educamos, uma atitude típica de um líder na concepção deles. Dessa forma, ele precisa te seguir por toda a parte e respeitar tudo que você faz.

Além disso, outra possível explicação por trás desse comportamento é o instinto protetor que os cães têm, então essa é uma forma que eles encontram de garantir que vai estar tudo bem com você. Também é possível que o cachorro que segue o dono faça isso por causa do carinho que ele sente pelo dono, querendo estar sempre junto ou porque percebeu que você está triste com alguma coisa. Ah, e claro, não podemos descartar a hipótese de que ele pode estar com fome e o pote de ração está vazio, né?


Às vezes o cachorro segue o dono por causa do comportamento de matilha
Às vezes o cachorro segue o dono por causa do comportamento de matilha

“Meu cachorro não desgruda de mim! O que eu faço?”

Se você tem um cãozinho que te segue por toda a parte e não consegue ficar longe, é preciso ter calma e um pouquinho de paciência. Sabemos que, por mais prazerosa que seja a companhia dos cães, isso pode acabar sendo um pouco sufocante em alguns momentos, e pode ser necessário estabelecer alguns limites. Para ajudar nessa missão, vale investir na socialização e no adestramento, que é algo que ajuda a evitar que o animal se torne tão dependente da sua companhia e sofra futuramente com a ansiedade de separação. Além disso, brinquedos interativos e enriquecimento ambiental ajudam a deixar o cãozinho entretido. Mas, assim como qualquer outro animal de estimação, não se esqueça de separar um tempinho do seu dia para se dedicar ao seu amigo de quatro patas. Ele precisa se sentir querido e amado pelos seus humanos, e todo carinho e companheirismo é sempre muito bem-vindo.

O cachorro muito apegado ao dono pode sofrer com ansiedade de separação, fique atento!

Tudo bem ter um cachorro muito apegado ao dono ou que te segue pela casa às vezes. A questão é que o tutor não deve incentivar um comportamento que acabe virando uma dependência, porque isso pode ser bastante prejudicial para o seu pet. Os cães que sofrem com ansiedade de separação tendem a ter atitudes destrutivas, como arranhar portas, janelas e móveis da casa, além de latir bastante - às vezes até em forma de choro - sempre que seu humano precisa sair de casa. Também é comum que esses cachorros passem a fazer as necessidades fora do local indicado como protesto. Algumas dicas para evitar que isso aconteça é proporcionar um ambiente rico com brinquedos e outras distrações no tempo em que você estiver fora, além de não prolongar as despedidas.

Redação: Juliana Melo