A coleira com guizo em gatos está longe de ser o presente ideal para o seu amigo felino. Apesar de parecer uma boa estratégia para localizar o animal dentro de casa, o sininho que costuma vir pendurado na coleira incomoda bastante os bichanos e pode deixá-los bem estressados. Isso não quer dizer que você deve abrir mão de uma coleira de identificação para o seu pet. O único cuidado deve ser em relação ao guizo na coleira no gato, que deve ser evitado. Ficou curioso para entender o motivo? A gente te explica tudo a seguir!

Coleira com guizo: por que essa não é uma boa ideia?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não existe apenas um, mas pelo menos três bons motivos que explicam porque o guizo para gatos é tão incômodo. Para começar, o barulho constante próximo do ouvido é extremamente irritante, ainda mais levando em consideração que a audição felina é super sensível. Se para os humanos, que alcançam em torno de 20.000 Hz, esse ruído frequente já é capaz de causar uma dor de cabeça, imagina para os gatos, que podem alcançar até 65.000 Hz?! Esse ruído se torna pior ainda!

Como se não bastasse a irritação de ter que ouvir o guizo o tempo todo, a longo prazo o ruído pode afetar o sistema auditivo do animal e provocar a degeneração dos tímpanos. Ou seja, o sininho pode contribuir para deixar o gato surdo com o passar do tempo!

Por último, mas não menos importante, existe mais um motivo para evitar o guizo: o gato deixa de exercer seus instintos naturais quando a coleira vem com esse apetrecho. Os felinos são animais naturalmente silenciosos, e eles prezam por isso. Ao pendurar uma coleira com guizo no pescoço do seu pet, o sininho vai tocar sempre que ele se mexer, inibindo o comportamento natural do gato e prejudicando sua qualidade de vida.


Apesar de não gostar do guizo, gato pode usar uma coleira com identificação sem o sininho
Apesar de não gostar do guizo, gato pode usar uma coleira com identificação sem o sininho

Guizo na coleira do gato pode causar muito estresse

Várias coisas deixam um gato estressado, e a coleira com guizo certamente entra nessa lista! Como já deu para perceber, tanto pela questão da sensibilidade auditiva quanto pela dificuldade em manter os próprios instintos, os gatos simplesmente não suportam a coleira com guizo. O resultado é uma carga maior de estresse no seu animal de estimação - vale lembrar que o gato estressado tem mais chances de ficar doente porque fica com o sistema imunológico fragilizado. Esse acaba sendo mais um motivo para não comprar um acessório barulhento para pendurar na coleira para gatos.

Use o guizo para gatos durante as brincadeiras

Apesar de não ser recomendado comprar uma coleira com guizo para gato, não quer dizer que os bichanos não possam se divertir com outros brinquedos com guizo. Gato, na verdade, adora brincar com bolinhas e outros acessórios que vêm com esse tipo de barulho internamente. Isso desperta a atenção e curiosidade da espécie, e o animal pode passar horas entretido jogando a bolinha para gato de um lado para o outro só para ouvir o som do guizo. Ou seja, esse acaba sendo um ótimo investimento, principalmente se seu pet é facilmente estimulado por ruídos e barulhos. No caso de gatos assustados, porém, talvez não seja a melhor opção.

Redação: Juliana Melo