O Poodle é um cão com uma história curiosa! Ninguém sabe ao certo onde surgiu essa raça tão peludinha e fofa. Alguns dizem que os Poodles surgiram na França e faziam muita graça nas festas da realeza, sendo chamados também de “Caniches”. Outros, porém, dizem que o Poodle veio da Alemanha, onde era conhecido como “Pudle”, um cão considerado exímio nadador.
Seja Poodle, Caniche ou Pudle, o que não podemos negar é que esse cãozinho é apaixonante! A sua fofura é tanta que se desenvolve em alguns tamanhos diferentes - Toy, Mini (Anão), Médio e Grande (Standard). São cães dóceis, perfeitos para ambientes familiares, super sociáveis e fáceis de cuidar. Abaixo, você vai conferir tudo sobre os tipos dessa raça e como identificar cada um deles.
O Poodle Toy: pequeno e fofo, pronto para carregar na bolsa!
Como diz o próprio nome, o Poodle Toy parece um cachorro de brinquedo. Ele não chega a medir nem 30cm e pesa até 4,5kg. É ideal para apartamentos pequenos, justamente por ter um tamanho bem compacto. Não há restrições para entrar em nenhum lugar, podendo facilitar a vida de donos que gostam de viajar, mas se preocupam em ter um cachorro e não poder levá-lo. É comum encontrar Poodles desse tamanho passeando em bolsas e, em casos mais raros, até mesmo em um carrinho de bebê.
O Poodle Toy será sempre do tamanho de um filhote e, pelo seu tamanho, não precisa de tantos exercícios como os outros tipos da raça. Você também pode encontrar o Poodle Toy sendo chamado de Poodle Micro Toy ou Micro Poodle, mas não se preocupe, pois estamos falando o mesmo cãozinho.
Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?
Mini Poodle ou Poodle Anão: fofura em tamanho compacto!
Apesar de serem maiores que o Poodle Toy, o Poodle de tamanho Mini ou Anão ainda é perfeito para apartamento e para ser a companhia ideal de donos que viajam muito e querem transportar seus animais com facilidade. O Mini Poodle costuma medir entre 28 e 35 centímetros, podendo pesar até 8kg. São cães que vão precisar de um estímulo maior para se exercitar, por isso passeios diários são recomendados. A socialização do cãozinho logo enquanto ainda é filhote é indicada para evitar comportamentos agressivos e destrutivos. Costumam ter a pelagem encordoada, assim como os Poodles Médios.
Poodle Médio: o mais comum de se ver por aí!
O Poodle Médio pode medir entre 35 e 45 centímetros e pesar mais de 12kg, com a pelagem encordoada. Por ser um cão médio, precisa de atividades ao ar livre diariamente. Em alguns casos, é mais indicado para casas com quintais e estímulos externos. O Poodle Médio se tornou muito popular por não ser tão pequeno quanto o Toy e nem tão grande como o Standard.
Poodle Grande ou Standard: os originais da raça!
O Poodle Grande ou Standard, que mede de 45 a 60 centímetros e pode pesar mais de 15kg, é quem deu origem à raça! Antigamente, somente os Poodles Grandes eram considerados padrões de raça, pois foram feitos para caçar outros animais. Foi a partir do cruzamento de diversos tamanhos da raça que surgiram os outros três tipos que citamos acima - todos muito fãs de água.
O Poodle Grande é conhecido por ter uma tosa diferente: o topete maior que o tamanho da cabeça e os pelos estilo “pom-pom” nas pernas são algumas das características. O Poodle Gigante é a mesma coisa que o Poodle Standard: como são cães utilizados em exposições, é até raro encontrar Poodles desse tamanho no dia a dia. Não são recomendados para apartamento e nem para pessoas que costumam viajar ou ficar muito tempo fora de casa. Seu tamanho, nesse caso, faz diferença e exige cuidados próprios.




Cachorro Poodle: independente do tamanho, é preciso cuidar!
Seja qual for o tamanho do seu Poodle, ele precisa de cuidados específicos da raça. Os pelos do Poodle são diferentes porque não param de crescer e, por isso, esses cachorros necessitam de banhos frequentes, escovação semanal para evitar nós e, em alguns casos, a tosa.
Outro ponto importante a ser mencionado é que os Poodles são cães extremamente fiéis aos seus donos e sofrem se não recebem atenção. Em geral, não são cachorros para pessoas que passam o dia fora de casa ou que não interagem com o animal. Eles costumam seguir seus donos pela casa inteira, querendo sempre participar e estar por perto. Por isso, se você pensa em ter um Poodle para chamar de seu, considere todas as outras coisas que foram apresentadas nesta matéria - não só a questão da fofura. É um cãozinho que precisa de cuidados para poder retribuir todo o amor característico da raça para seus donos.
Redação: Júlia Cruz
