Como limpar o ouvido do cachorro costuma ser motivo de preocupação. É muito comum que os tutores de cães tenham dúvidas sobre como higienizar e manter os cuidados do ouvido canino. Afinal, essa é uma região muito sensível que precisa de todo o cuidado para não prejudicar a audição canina. Até a coloração da cera merece atenção: a cera preta no ouvido do cachorro pode indicar que algo não vai bem. Portanto, saiba agora se pode usar o cotonete para limpar o ouvido do cachorro e os cuidados com o ouvido canino.
Cuidado com o ouvido: cachorro tem a região bem sensível
O ouvido de cachorro é um órgão que assim como o ouvido humano, é responsável por captar e calibrar as ondas sonoras, que ao serem percebidas pelo cérebro, se tornam sons. Ambos apresentam uma grande sensibilidade na região e são formados por parte externa, média e interna. Por ser sensível, todo cuidado é pouco! E mesmo sem ouvir, até o cachorro surdo vai necessitar de cuidados contra dolorosas infecções e inflamações.
A presença de cera no ouvido do cachorro é completamente normal, assim como a presença de fungo no ouvido do cachorro, chamado de malasseziose, pois ambos são formas de manter os ouvidos protegidos de agentes externos. O problema é quando há cera em excesso e o fungo é acompanhado de umidade e secreção. Ambas, são condições que, sem a atenção devida, resultam em uma infecção de ouvido. Cachorro também mostra que algo não está legal no ouvido através do seu comportamento: uma das características da sarna no ouvido do cachorro é coceira em excesso, além de cera em coloração vermelha ou marrom, acompanhada - ou não - de feridas e mal cheiro.
Como limpar o ouvido do cachorro com otite? Cera preta no ouvido do cachorro pode ser resultado da doença
Já a otite canina é quando a inflamação do ouvido do cachorro se torna mais grave e afeta a audição canina. E um dos sintomas é a presença de cera preta. Como limpar o ouvido do cachorro com otite não é muito diferente da limpeza habitual. O ouvido do cachorro merece uma atenção delicada, onde não entra o uso de cotonetes! As hastes comuns podem prejudicar o ouvido canino e o indicado é usar um algodão ou lenço umedecido.
Pode limpar o ouvido do cachorro com álcool? E o cotonete de cachorro?
Diferente do cotonete comum, o cotonete para cachorro são opções do mercado feitas exclusivamente para limpar o ouvido do cachorro, onde eles podem ser maiores e mais confortáveis. O problema é, durante a limpeza, acabar empurrando ainda mais fundo a cera que se encontra no ouvido do cachorro. Por isso, vá com calma!
Outra dúvida comum é se pode limpar o ouvido do cachorro com álcool. A resposta é não. O ideal é que o tutor faça uso de produtos específicos, indicados por um veterinário, para realizar a limpeza do ouvido do cachorro com um algodão. E como funciona o produto para limpar ouvido de cachorro? Essa é outra opção do mercado para a limpeza do ouvido dos peludinhos, onde seus componentes não prejudicam o ouvido do cachorro. É encontrado em creme ou líquido.
Entrou água no ouvido do cachorro, e agora?
Seja na piscina ou durante o banho, a água no ouvido do cachorro pode ser absorvida com algodão. O próprio cão também pode ajudar a removê-la, inclinando a cabeça para o lado afetado. Para evitar uma infecção no ouvido do cachorro, o ideal é que seja feita uma visita ao veterinário para verificar se está tudo certinho. Um ouvido de cachorro inflamado ou infeccionado geralmente apresenta vermelhidão, secreções, cera de coloração diferente (como preta ou vermelha) e mau cheiro. Já os sintomas comportamentais são coceira, apatia, balançar da cabeça em excesso e dor ou desconforto na região.
Como manter a saúde do ouvido de cachorro
Algumas raças como o Golden Retriever e o Bulldog Francês ou Inglês são mais propensas a desenvolverem uma inflamação no ouvido. Uma das curiosidades sobre o Dachshund é que mesmo com as orelhas finas e caídas, essa é outra raça que desenvolve facilmente uma inflamação ou infecção no ouvido. Para manter a saúde do cachorro, tenha uma rotina de cuidados onde os ouvidos devem ser inspecionados e limpos cuidadosamente com algodão. Raças peludas devem ter seus pelos das orelhas devidamente aparados para evitar uma inflamação. E para evitar que água entre no ouvido do cachorro, coloque uma grande bola de algodão no ouvido antes do banho e também seque bem a área.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes