Pegar cachorro no colo faz mal ou não, principalmente quando ele é filhote, é uma dúvida comum para muitas pessoas. A verdade é que em algumas situações o colo é necessário, mas existe um jeito certo de fazer isso. Muitos cães odeiam essa prática desde cedo porque não se sentem confortáveis, enquanto outros não resistem a um colinho e ficam pedindo para o tutor pegá-los e olhando com aquela famosa cara de “pidão”. Acredite, a maneira correta é bem diferente daquela que a maioria está acostumada e que ainda faz muito mal para o animal. Se você tem filhotes em casa e quer aprender a pegar cachorro no colo, se liga nessa matéria do Patas da Casa.

Pode pegar filhote de cachorro no colo desde que se tenha os devidos cuidados

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Pode pegar filhote de cachorro no colo? Sim! Algumas situações pedem o cão no colo, como uma visita ao veterinário, aplicação de vacinas e socialização, ainda mais porque ele não está com esquema vacinal completo. Mas tenha cautela. Primeiro que esse filhote de cachorro vai crescer e se o colo se tornar um hábito, vai ser bem difícil suportar seu peso. Então tenha noção do tamanho que a raça de cachorro vai atingir.

Além disso, existe a hora certa para pegar um cão no colo e o ideal é que isso aconteça somente quando o pet completar um mês de vida. Antes disso ele não tem muita autonomia e ainda é muito frágil. Pegar um cão recém nascido no colo, mesmo que seja do jeito certo, pode causar algum problema sério nas articulações do pequeno.

Pegar cachorro pelo cangote faz mal! 

Nem o gato e nem o cachorro devem ser pegos pelo cangote! Essa é uma região extremamente sensível e que tem muita circulação sanguínea. Então, além de causar muita dor e desconforto, a pressão usada no local atrapalha o fluxo sanguíneo e pode causar um grande problema. Dessa forma, lembre-se de jamais fazer isso, ok?

Outra forma bem comum de pegá-los no colo é pela axilas, o que também é errado! Tanto o filhote, quanto o cachorro adulto tem fragilidade na região. A força usada para segurá-los pode machucar, então evite fazer isso. E por mais fofo que seja, nem pense em segurar como um bebê, principalmente se ele tiver acabado de comer! O estômago deles fica “para cima” e ele pode até vomitar e se engasgar com isso. Mas então, qual jeito certo de pegar cachorro filhote? Isso é mais simples do que se imagina, veja:

  • Coloque as duas mãos (ou os dois braços) por baixo da barriga deles
  • Uma das mãos (ou braço) deve estar próxima as patas dianteiras
  • Levante-o com cuidado
  • Em seguida, é só aproximar o cachorro do peito

Pronto! Viu só como é fácil? Segurando dessa forma o cão se sente mais seguro e não causa nenhum problema ou trauma. O ideal é deixá-lo bem confortável, como se estivesse em cima de alguma superfície.


Pode pegar filhote de cachorro no colo a partir de um mês de vida
Pode pegar filhote de cachorro no colo a partir de um mês de vida

Por que não pode pegar cachorro no colo quando ele faz algo errado?

Além de pegar do jeito certo, evite pegar o cachorro no colo nas horas erradas. Por exemplo, dar colo quando o cão está rosnando e latindo para algo ou alguém (geralmente visitas), é um erro bem grave, pois muitos associam o colo a um carinho e vão entender que está tudo bem agir dessa forma. Também evite pegar para tirá-lo de algum lugar, pois o ideal é que o cachorro saiba comandos e ouça o tutor. Um sonoro “vem” ou “fica” são bem melhores do que o trabalhão de pegá-los no colo e ainda melhora o comportamento animal. Treine o filhote de cachorro quanto a isso para não ter dor de cabeça com atitudes inadequadas no futuro.

Cachorro filhote adora colo quando a primeira vez é sem traumas

Se você pegar o filhote no tempo certo (após um mês) e da maneira adequada, com certeza ele será um doguinho de colo. Muitos adoram, pois consideram o gesto como um carinho ou recompensa. E o colo é até bom para passear com o cachorro nessa fase, tendo em vista que ele ainda não está vacinado e não pode ter muito contato externo. Mas se ele demonstrar que não quer ou está com medo de alguém que se aproximou para brincar com o cachorro filhote, não hesite em se afastar, pois ele está sem rota de fuga. Dessa forma o filhote não associa o colo a algo ruim e ainda ganha mais confiança do tutor. Algumas raças de cachorro pequeno, inclusive, adoram passear no colo.

Redação: Erika Martins

Edição: Mariana Fernandes